Pinças e buchas para tupias

0

Olá amigos Empoeirados! Nesse artigo iremos falar um pouco sobre o assunto confuso que é haste de fresa X pinça da tupia.

Cada fabricante possui um tipo de pinça, bem como padrões de rosca para encaixe de pinças. Assim, nesse artigo, usamos nossa tupia Bosch GOF 1600 para ilustrar.

Detalhe do suporte de pinça da Bosch GOF 1600

Bem, vamos por partes então. A primeira coisa é descobrir se a sua tupia tem pinça removível ou intercambiável. Para isso você terá que estudar o manual da sua máquina ou entrar em contato com o fabricante dela. Alguns modelos são com pinças fixas justamente para que não se use uma pinça de 12mm em um motor mais fraco, por exemplo, e danificar a ferramenta por esforço superior ao recomendado.

Se esse for o caso da sua tupia, não existe saída a não ser usar somente a haste recomendada.

No caso da tupia que usamos como base para esse artigo, a pinça é intercambiável, ou seja, o próprio fabricante fornece opções de pinça para diferentes hastes de fresa. Nós temos pinça de 12mm, de 1/2 polegada, de 6mm e de 1/4 polegada para a GOF 1600. As tupias dessa categoria, em sua grande maioria, também tem a possibilidade de troca de pinça.

Usar bucha ou pinça?

A decisão, em nossa análise, deve ser tomada principalmente pela disponibilidade no mercado. Se for mais fácil e barato usar ou comprar uma bucha redutora, deve-se tomar essa decisão. Porém, se a pinça original for mais barata e fácil de encontrar, então ficamos com a escolha pela pinça.

 

Exemplo de pinças Bosch GOF 1600 e pinças redutoras universais (Amana Tools)

Como nossa tupia veio com a pinça de 12mm original, decidimos usar buchas redutoras para evitar ficar trocando as pinças a cada serviço. Então, se estou trabalhando com uma fresa com haste de 12mm e decido usar um modelo de fresa com haste de 1/4 de polegada, basta colocar a bucha juntamente com a ferramenta na hora da troca, sem precisar desrosquear a pinça da máquina.

Escolhemos usar buchas porque nos dá uma liberdade maior de escolha. Dessa forma, posso adquirir buchas redutoras para hastes de 10mm, 8mm, 6mm e 1/4pol. Isso é interessante porque se um dia encontrarmos uma fresa com desenho diferenciado, não precisaremos nos preocupar com a haste.

ATENÇÃO: Como o próprio nome diz, as buchas redutoras só servem para REDUZIR a bitola da pinça. Se a bitola é de 12mm, é possível reduzir para 6mm ou 1/4pol, por exemplo. Mas se a pinça for de 6mm, não dá para encaixar uma haste de 12mm ou 1/2 polegada. Se sua tupia tiver pinça de 6mm e você quiser usar uma fresa com haste de 12mm, você precisará comprar uma pinça nova de acordo com a informação do manual de instruções da sua tupia. Lembre-se que alguns modelos de tupia possuem pinça fixa!

SEGURANÇA: O mais importante é prestar atenção à segurança. Toda fresa de qualidade vem com a informação de quantos RPM ela pode trabalhar. Se uma tupia funciona com velocidade fixa de 25 mil RPMs, e a fresa diz que o máximo de sua estrutura é 20 mil RPM, significa que elas não são compatíveis. Por isso, mesmo que a fresa se encaixe perfeitamente na pinça dessa tupia hipotética, a segurança ficará comprometida. Por isso, não importa se está utilizando bucha redutora ou a pinça, e sim analisar se a fresa é compatível com a rotação da sua tupia. Ah, seguindo essas instruções de segurança e as recomendações do manual de sua tupia, sim, a bucha é super segura para utilização.

Em nosso canal do Youtube, colocamos um vídeo falando sobre pinças de 6mm e de 1/4pol, que muitos acreditam ser a mesma medida. Assim essa informação fica complementar à esse artigo. Assistam agora e não esqueçam de assinar o nosso canal para receber notícias de novos vídeos publicados.

Gostou do nosso conteúdo? Ajude-nos a divulgar nosso blog Empoeirados. É rápido, e não vai custar nada, assim como todas as informações aqui presentes! Compartilhe em sua página da rede social que mais lhe agradar!

Um abraço e até mais!

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário