Olá pessoal! Estamos de volta com mais um episódio do canal Empoeirados! Hoje vamos mostrar o passo-a-passo de como fazer essa bancada para tupia. Dessa forma, vamos incrementar ainda mais o seu trabalho em marcenaria.

A bancada para tupia é mais útil do que pensamos.

Baixe o Projeto GRÁTIS!

Aproveite o valor promocional de R$ 297,00 até domingo, 21/03/21 às 23h59.

Sim, a tupia é uma das ferramentas elétricas mais cobiçadas por profissionais da madeira e por marceneiros hobbistas também. Por isso escolhemos como dica de hoje. Afinal, queremos mostrar que com um pouco de material e um mínimo de capricho, é possível economizar uma grana ao fazer sua bancada para tupia. Esse projeto é bem simples e não exige muito dinheiro. Aqui usamos retalhos de MDF para fazer a bancada para tupia, conseguidos em marcenarias que conhecemos por aí. Se bem que pode sair até de graça, dependendo da cara de “pidão” que fizer, rsrsrs…

Outra ideia interessante seria utilizar um móvel que você já tenha em sua casa, mas não está mais utilizando para nada. Assim, com as ideias apresentadas, será fácil você fazer a sua bancada para tupia. Mas para aqueles que não têm tempo para montar uma mesa de tupia e querem começar a trabalhar hoje mesmo com uma, basta comprar. Assim sendo, existem diversos modelos disponíveis no mercado, desde opções baratinhas até mais avaçadas como a mesa de tupia da Kreg, que está à venda na Loja Empoeirados. Para os profissionais, essa escolha pode ser uma boa alternativa.

O projeto pode parecer complicado. Porém, a lista de materiais é curta e simples:

Medidas das placas de MDF da bancada para tupia:

  • Usar MDF de 15mm
  • Tampo da mesa – 45x35cm (1 peça)
  • Laterais da mesa – 35x30cm (2 peças)
  • Pés (base p/ fixar) – 35x10cm (2 peças)
  • Reforço do tampo – 42x7cm (2 peças)
  • Régua guia – 35x7cm (1 peça)

Gostou? Então baixe o projeto gratuitamente agora mesmo!

Baixe o Projeto GRÁTIS!

Posts Similares

109 Comentários

  1. Boa noite amigos!
    Muito bom seus projetos e principalmente a iniciativa de vocês, sempre procuro projetos no youtube, e pouco encontro projetos nacionais.
    Por favor continuem passando adiante o conhecimento de vocês, contribuindo com o enriquecimento intelectual do próximo.
    Muito obrigado pela iniciativa.

  2. Boa noite.
    Muito legal a bancada para tupia, vou tentar fazer uma igual.
    muito obrigado.
    abraços.

      1. Boa tarde.
        Tenho aprendido muito com vocês, e fiquei apaixonado pela mesa para tupia que Vces fizeram, Vces vendem? Pois gostaria de comprar uma.
        Obrigado pela atenção

  3. Gostei demais, vcs são muito bacanas, a proposta do site é muito boa,

    Estou montando uma pequena oficina de aeromodelismo, e uma ferramenta que gostaria muito de ter é uma tico-tico de bancada, ta um pouco caro pra mim no momento. Entaum gostaria de saber se na opinião de vcs se Vale a pena fazer uma bancada semelhante a essa para uma tico-tico manual invertida, adaptada pra bancada, no caso ela trabalharia de cabeça pra baixo, o que vcs acham, será q funcionaria bem, se sim vcs poderiam fazer um projeto, já ouvi falar bem e mal dessa idéia. Por isso gostaria de saber de vcs, muito obrigado e mais uma vez parabéns….

    1. Olá André! Já vi também alguns projetos para acoplar serra tico-tico invertida. Para o trabalho em madeira balsa, acredito que dê certo, já que é uma madeira muito mole e não vai dobrar a lâmina. Já vi um projeto onde o cara fez um guia com dois rolamentos para segurar a ponta da serra que fica pra fora e evitar que se dobre, mas achei que não fica legal por causa da altura e visibilidade da peça que estiver trabalhando. Eu acho que valeria a pena tentar fazer uma bancada mesmo e ver se fica bom. Grande abraço!

  4. Parabéns pelo projeto, muito legal. Sempre vejo os seus videos. Tenho muita vontade de fazer essse projetos e também tenho meus projetos pessoais . mas ainda moro em apartamentos e espaço é o grande problema. Quem sabe no futuro !!! Abraços !!!

    1. Olá Marcos! Morar em apartamento dificulta muito a prática desse hobby. Mas sabe que, mesmo morando em casa, eu também me preocupo em não pertubar os vizinhos. Por isso só ligo as máquinas barulhentas quando tem alguém fazendo churrasco com pagode, rsrsrsr… grande abraço!

  5. Boa noite Luciano e Leandro, gostei das dicas e primcipalmente em relação à bancada para tupia, gostaria de saber como trocar a fresa? pois, comprei uma tupia recentemente e ainda estou aprendendo a lidar com ela.

    1. Olá Jacimar, boa noite! Que marca e modelo é a sua tupia? Dependendo do modelo é diferente o aperto. Mas geralmente elas acompanham duas chaves para troca da fresa. Uma chave é para travar o eixo e a outra é para soltar a pinça. Verifique se a sua tupia veio com essas duas chaves e procure no manual o procedimento indicado pelo fabricante. Um grande abraço!

  6. Boa noite Leandro e Luciano! Gostei muito do projeto e quero fazer uma igual, porém, o download não está abrindo, ok! Vou aguardar e assim que normalizar eu faço! Abração!

  7. Oi adoro vcs, tenho uma pergunta eu faço luminárias de pvc será que uma bancada assim daria p mim trabalhar com as luminarias, porque o cano é redondo?

  8. Muito bom o projeto.
    Prático, rápido, barato, e objetivo.
    Parabens. É oque estava faltando na net.
    Um site, que vem trazer informação positiva, e idéias que podemos aplicar em
    nosso dia a dia.
    Só víamos esses projetos em sites americanos, WOODWORKING, mas como não
    falo inglês, entendia muito pouco.
    Por isso desejo a todos vocês, muito sucesso.

  9. Bom dia amigos,

    Gostei muito dos seus videos, encontrei seu canal por acaso no You tube e não deixei mais de assistir, achei muito pratica essa bancada para tupia. Parabéns, continuem assim.

  10. Olá.
    Vocês já fizeram um projeto desse tipo, mas para usar uma serra mármore?
    Eu uso minha serra mármore (marca makita) pra muita coisa, é uma ferramenta muito versátil, pois hoje existem vários discos, inclusive para madeira.
    Gostei muito deste projeto e gostaria muito de adaptar minha ferramenta nessa bancada, mas gostaria que a ajuda viesse de vocês, que fazem sempre seus projetos com segurança

    1. Christian, beleza? Olha, ainda não fizemos. Temos ideia de fazer um episódio com essa serra. Muita gente tem comentado, mas ainda temos que testar certinho para não ter erro. Da bancada até daria para fazer algo nesse sentido, mas temos que pensar na segurança em primeiro lugar. Já vi alguns tutoriais do pessoal fazendo com serra circular normal, mas confesso que fiquei um pouco com medo de mexer. Talvez seja possível, mas tem que pensar no projeto certinho. Abraço.

  11. ola queria saber se eu guardar minha tupia dentro da maleta se ela não vai cansar a mola dos eixos pois pra guardar a mesma tem que ser com ela fechada ou seja abaixada e travada obrigado fico aqui no aguardo de sua resp.

    1. Tiago, limpe bem ela, tire todo o pó após o uso. Desencaixe o guia e não deixe a fresa fixada na máquina, guarde-a separada. Pode guardar na maleta sim, creio que não haja problemas. Acho que é isso! Abraço.

  12. OLÁ ADOREI A BANCADA GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER ESSE MESMO PARA TUPIA DE COLUNA GRATO ÓTIMO TRABALHO

  13. Hei pessoal, muito legal a dica de vocês, vou fazer a minha ainda essa semana e mando a foto ai. abração

  14. O´la pessoal, bom dia!

    Muito bom o trabalho de vcs! Poderiam informar a marca dessa tupia e o custo, se possível?
    Um abraço! E Obrigado!

    Luiz A. Diniz – São Paulo SP

  15. Boa noite dois amigos. Seria interessante se vocês mostrassem como fazer um pantógrafo de madeira com tupia. Só encontrei vídeos estrangeiros. Muito bacana o site de vcs. Parabéns, abraços.

  16. Olá pessoal
    Sou novo neste ramo e estou montando minha marcenaria em casa. Já comprei vários equipamentos dentre eles uma tupia que está me dando dor de cabeça cada vez que uso.
    Sua bancada para tupia é muito pratica, gostei muito mas estive vendo o projeto não contempla as medidas das peças. Poderia me enviar o projeto completo com as medidas em cada peça??
    Sou assinante de seu videos no youtube e acho muito legal a maneira como apresentam com um pouco de brincadeiras, isso dá um ar mais tranquilo e bacana.
    Grande abraço e fico no aguardo de sua resposta.

  17. Achei fantástico… Já vouo revirar meus retalhos de madeira pra ver se tenho as chapas necessárias. Só uma coisa, no vídeo, aos 10:56, Luciano diz que vai pender a tupia com arruela e broca… Isso é algum novo tipo de fixação?

    Desculpem a piada, eu não consigo evitar, e forte abraço.

    Daniel.

  18. Leandro e Luciano parabéns, gosto bastante dos seus videos, dicas…etc.
    Baseado nas suas informações, fiz a bancada/mesa para tupia e o gabarito para a furadeira de bancada, ficaram quase igual a de voces……rssss (sou iniciante), mas estou usando ambas e me ajudam bastante. Vou “copiar” outros projetos também. Obrigado por compartilhar essas preciosas informações.
    Forte abraço.
    Claudemir

  19. Olá!
    Muito bom este projeto. Além de simples é muito útil e de fácil manejo.
    Só tenho uma dúvida que surgiu na hora de fazer a minha. É que não tem a profundidade do rebaixo. Basta apenas o diâmetro da parte superior do acrílico.
    Parabéns pela iniciativa…

    1. Olá Valter, boa tarde! Você tem razão, nós não marcamos quanto tem o rebaixo. Ele tem exatamente a espessura do acrílico que ficará de fora do suporte. Use o seu suporte como padrão para a medida do rebaixo. Grande abraço!

  20. Bom dia !!

    Muito bacana este projeto, parabéns a vc’s!! Já estou com todas as partes cortadas para montá-la porém me ocorreu uma dúvida sobre a distância dos 02 rasgos da borda e seu comprimento.
    Poderiam passar as medidas??

    P.S.: testaram o corte com parafuso na barra roscada???

    Forte abraço, André

    1. Grande André! Não tem uma distância correta dos rasgos da borda, mas nessa bancada, deixamos à uma distância de 15 cm da borda. E o comprimento, deixamos à 20 cm da borda até a ponta do rasgo.
      PS.: Bem lembrado do corte. Ainda não testamos! Mas vou anotar agora mesmo. Abraço!

  21. Luciano achei essa bancada muito top mais fiquei com uma duvida de qual foi a profundidade do rebaixo pra encaixe da base da tupia? tenho visto os post de vcs e pra mim tem sido muito útil valeu e obrigado vocês estão de parabéns

    1. Fala José! Legal cara. Bom que está curtindo! Do rebaixo vai depender da tupia, essa que fizemos foi da tupia da Makita. É só pegar a espessura da peça acrílica que vem nela e seguir exatamente a mesma espessura. Obrigado pelo comentário.

  22. boa tarde a voces, espro que seja compriendido sempre que posso vejo a pagina de voces e vi o detalhe da mesa de tupia dezenhada por voces, o que queri seber é o seguite se vende este material ou se voces fasem mais detalhado, estou comessando
    agora e não tenho muita pratica, a minha tupia makita, e fazer serviço na mão para min é muito dificel.

    ATT OBRIGADO

  23. BOA NOITE, GOSTEI DE MAIS DOS PROJETOS DE VCS PRINCIPALMENTE DA MESA PARA TUPIA, QUE ME SALVOU, POIS HOJE CEDO SAÍ PARA COMPRAR UMA…SORTE QUE NÃO ENCONTREI, RSRS E DEUS ME FEZ CONHECER VCS E VI QUE TEREI UM CUSTO QUASE ZERO, PARA MONTAR A MINHA …PARABÉNS E OBRIGADO PELA INICIATIVA, UM GRANDE ABRAÇO!

  24. Seus minino… Aqui em Minas nós chamemo esse trem de bancadapatupia. Reduzido igualzim que nem o frangassado feito na panedepressão no sápassado… Começano o projeto agora. Para mim boa sorte e para vcs sucesso…

    1. Uai, num é que ocê tá certo… vai sê rápido pra fazê o seu… um tirinho de espingarda, cê vai vê! Grande abraço para você e para essa terra maravilhosa que é Minas Gerais. Tenho muitas boas lembranças daí.

  25. Muito legal, vou tentar fazer uma para mim.
    muito pratica e o melhor é que é portátil.

  26. Conheci hoje, assisti o vídeo e gostei muito. A impressão que tive é que fica bem seguro e confiável, além de barato. As explicações de vocês são bem simples e esclarecedoras e qualquer principiante como eu, creio, conseguirá montar esta bancada. Vou tentar. quero agradecer e desejar sucesso a vocês. Vou assistir outros vídeos e acompanhar vocês. Abraço.

    1. Obrigado Romeu! A segurança para essa tupia depende bastante do operador. Ela, diferente das tupias de coluna, não tem botões de segurança. A mesa é bem segura desde que sejam observados os cuidados descritos no manual de operação. Além disso, nunca deixe a tupia ligada à tomada quando estiver parada, muito menos se for trocar as fresas! A montagem é bem simples e tenho certeza que a sua ficará show! Um grande abraço e obrigado por nos acompanhar!

  27. Bom Dia Pessoal, gostei muito do vídeo sobre a bancada.
    Já iniciai a minha porém deparei com um problema que talvez vocês ou alguém já tenha a solução.

    Fiz o meu suporte embutido no tampo da minha bancada da marcenaria pois me atende melhor, porém, a minha tupia é de coluna da Stainles e como a maioria tem aquele botão de segurança ao lado do gatilho e como a minha vai ficar embutida no tampo estou com dúvidas de como fazer pra acionar a tupia sem precisar apertar o dito botão.

    Seria somente com alteração da parte elétrica do acionamento para poder ligar e desligar a tupia?

    Abraços

    Jean

    1. Olá Jean! Eu não tenho conhecimento para fazer isso. A sua máquina não tem uma trava para mantê-la ligada? Alterar a parte elétrica vai fazer você perder a garantia. Mas se mesmo assim você achar que vale a pena, procure um técnico para fazer isso, ok? Eu nunca vi nada parecido para solucionar isso. Sinto muito. Um grande abraço!

    2. Boa tarde Jean.
      Minha tupia tem o mesmo problema, o botão de trava não é para manter ligado e sim desligado. Não dá para alterar isto.
      Resolvi o problema travando o gatilho da tupia ligado, com uma abraçadeira plástica, e coloquei outro botão para ligar fixado na bancada que aciona uma tomada onde conecto o cabo da tupia. Ficou bem prático.

    3. Olá bom dia Jean,tambem tenho uma tupia Stanley,e quero fazer um bancada para ela,como você conseguiu fazer ,me explica,, obrigado,!!

  28. Bom dia, Leandro e Luciano tudo bem?
    Muito bom o trabalho de vocês.
    Vocês dizem de fazer o rebaixo para encaixe da tupia. Gostaria de saber qual é a profundidade do rebaixo que devo fazer para encaixar a tupia (no meu caso de coluna).

    Desde já grato pela atenção.
    Abraço.

    1. Olá Rudinei, obrigado pelo comentário. Nós deixamos exatamente a espessura da base acrílica que nesse caso é de 5mm. Acredito eu que seja uma boa medida para se seguir, ok? Obrigado por nos acompanhar e um abraço!

  29. Olá pessoal, boa tarde, o canal tá show de bola parabéns!!! mais me digam uma coisa a minha tupia (awt f550) não tem os furos passantes no acrílico pra mim poder fixa-la, será que posso fazer os furos passantes?

    1. Eu acredito que sim, Cleber. Mas saiba que fazer alterações na máquina faz caducar a garantia. Então espere vencer a garantia para fazer a alteração. Abraço e obrigado por comentar!

  30. Bom dia, gostei muito do projeto da bancada, porém eu tenho uma tupia de coluna. Será que este projeto serve pra essa tupia, tem que fazer modificações no projeto? Grato?

    1. Olá Marcelo, provavelmente você terá que fazer alguns ajustes no rebaixo para encaixar a base da tupia. Nada muito complicado não! Manda bala no seu projeto. Abraço!

  31. Muito bom o projeto da bancada para tupia, parabéns pelo trabalho e obrigado pela disposição em nos ensinar tantas dicas bacanas.

  32. Parabéns pelo excelente trabalho de vcs, e só reforçando a idéia do Leonardo a respeito do pantógrafo para tupia, estou precisando muito de um…nos ajudem por favor…abraços

  33. Muito bacana o projeto, gostei muito.

    Qual tupia vocês estão usando? Onde acha esse suporte para comprar?

    Abraços

    1. Obrigado Arthur! Esse suporte já acompanha a tupia, pelo menos as melhores marcas. Em lojas de ferramentas também é possível comprar o suporte separado, mas é mais difícil de encontrar, já que não tem muita saída. Se você não tem o suporte, o melhor caminho é recorrer à uma assistência técnica da marca de sua tupia para adquirir o acessório original. Um grande abraço!

  34. Ola, parabéns pelos vídeos além de bem explicativos eles não são cansativos e são até divetidos.
    Gostei muito dos projetos e dos vídeos de explicações como o da diferença entre o mdf, mdp etc…

    Estou querendo fazer esse da mesa para a tupia, a minha tupia é de coluna Stanley e no manual dela (sim, eu leio) fala para não utilizar a ferramenta invertida.
    E Agora? Será que não tem problema ignorar isso e manda bala?

    Grande abraço

    1. Olá Bryan, bom dia! Obrigado por acompanhar nosso canal! O problema com as tupias de coluna é que não dá pra prender a base dela na mesa. Ou seja, para operar uma tupia de modo invertido (em mesa) é necessário ter a base correta. Um exemplo é a tupia Bosch GOF1600 com base de imersão e base fixa (base de imersão: http://goo.gl/h6CpxW / base fixa: http://goo.gl/OrKTqJ). São a mesma máquina (motor) mas com bases diferentes. A com base de imersão não pode ser utilizada invertida, mas a com base fixa pode. Na verdade é a base que muda. Mas no caso da Stanley acredito que não dê para trocar a base. Então, se quiser usar uma mesa, terá que adquirir uma tupia que possa trabalhar invertida infelizmente. Se você ignorar a instrução do fabricante, a tupia pode se desperender da mesa em funcionamento, já que o parafuso pode não aguentar a vibração, e uma tupia em funcionamento é bem perigosa, né? Além disso, o desenho da máquina deve permitir que entre muito pó no motor, o que pode ocasionar a queima do produto (no caso, esse seria o menor dos males). Desculpe-me desanimá-lo, mas não aconselharia a fazer diferente. Um grande abraço!

  35. Nossa, nunca vi uma mesa assim, enjambrei a minha e funciona mesmo eu corrigindo os desalinhamentos dela “no braço” ehehehehe

    Estou a anos para refazer ela e acho que vou pegar esse projeto ai! Valeu!

    1. QUe legal Carlos! O projeto dela está disponível aqui no blog, no menu “downloads”. Pode baixar e fique à vontade para fazer adaptações. O download é gratuito! Abraço!

  36. Leandro / Luciano, boa tarde!

    Primeiramente queria agradecer pelos videos, todos que vocês fazem eu acompanho.

    Queria pedir uma coisa, eu tenho os dois tipos de tupia, a manual e a de coluna, eu vou usar agora a manual para deixa na bancada (igual essa que vocês fizeram) e usar a outra quando precisar, só que o problema é que como sou novo no ramo de marcenaria eu tenho muita dificuldade para regular/usar ela, tipo se for pra eu fazer aquele rebaixamento que fez nesse tampão, eu vou estragar uns 4 MDF até conseguir, será que tem como qualquer dia desses vocês ensinarem a regular e até fazer gabaritos para fazer recortes ou rebaixamentos? Obrigado e abraços a vocês!

  37. Seria possível fazer um vídeo comparativo de uma furadeira de bancada x JIG de furação?
    Obrigado.

  38. Seria possível fazer um vídeo comparativo entre uma furadeira de bancada e um JIG de furação?

  39. Olá Luciano tudo bem, você poderia me passar as fresas e os parafusos que você usou na mesa da tupia.

    Grata,

    Abraços

    1. Então, a fresa que usamos foi exatamente da espessura que terá que fazer o rasgo para encaixar o parafuso entende? É melhor você medir o parafuso que vai utilizar e encontrar a fresa correta. Mas é uma reta/paralela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *