Tirar ferrugem de suas ferramentas – dica 100% ecológica

35

Como tirar ferrugem de suas ferramentas – Por mais que cuidemos de nossas ferramentas, mais cedo ou mais tarde um ponto de ferrugem acaba aparecendo. Mas esse não é o fim da linha para ela! Com alguns pequenos cuidados, você poderá recuperar sua ferramenta e deixá-la reluzindo mais uma vez.

Uma das soluções mais legais, e que recomendamos, é utilizar uma mistura caseira que, além de barata, não precisa de cuidados para ser descartada, como os ácidos comerciais. Ou seja, 100% ecológica!

Na imagem abaixo você verá um alicate já com alguns pontos de ferrugem, que usamos como modelo aqui mesmo na dica de limpeza de ferramentas. Depois de alguns anos de bons serviços prestados, achamos que ele merecia um banho.

conservacao-ferramentas-01

Bom, a solução para tirar ferrugem de suas ferramentas é bem simples. Você vai precisar de alguns limões (uns dois limões já são suficientes) e bicarbonato de sódio. Essa mistura é clássica e tem até pessoas que falam que pode curar câncer, mas isso é papo para outros blogs.

Em um copo ou vasilha, extraia o suco de limão, espremendo-o (guarde alguns para a caipirinha, rsrs). Nós utilizamos luvas para manipular a solução: lembre-se que limão e sol na sua pele podem causar queimaduras sérias, então nunca é demais prevenir-se.

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-01

Ao suco, adicione o bicarbonato de sódio à vontade. Mexa cuidadosamente essa mistura com um pincel.

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-02

Tente manter a mistura mais pastosa possível, colocando bicarbonato de sódio para isso. Se preferir, você pode fazer uma solução pastosa acionando o suco de limão ao bicarbonato, vagarosamente. Mas não há uma regra nem receita para essa mistura.

Após feita a mistura, aplique-a com um pincel para tirar ferrugem de suas ferramentas, como mostrado na imagem abaixo.

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-03

Passe o pincel molhado diversas vezes sobre a ferrugem, garantindo que a solução caseira para tirar ferrugem de suas ferramentas seja bastante impregnada na mesma. Passe a solução diversas vezes e vigorosamente na área enferrujada, mas cuidado para não ficar espirando limão para todos os lados.

Após a aplicação da solução de limão, seque sua ferramenta com uma toalha de papel ou pano de algodão. É muito importante secar bem para evitar a umidade. Com uma lixa d’água grão 300 dê polimento na sua ferramenta. Capriche para que ela fique brilhando como nova!

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-04

Se você tiver uma microretífica, use uma escova de aço para limpar lugares de difícil lixamento. No caso do alicate, a escova de aço foi bastante útil para limpar as ranhuras.

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-05

Após tirar ferrugem de suas ferramentas, aplique óleo lubrificante, como utilizado na dica de limpeza de ferramentas. Seque com um pano de algodão e pronto! Sua ferramenta estará como nova de novo.

tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-06

Gostou da dica? Tem algo mais para complementar? Comente aí embaixo e compartilhe!

ATENÇÃO: Não utilize essa solução para tirar ferrugem de suas ferramentas em ferramentas de precisão como paquímetros, calibradores, etc, nem para limpar peças de motores ou máquinas. Esses itens precisam de limpeza profissional adequada.

Compartilhe.

Sobre o autor

35 Comentários

  1. Heitor Robinson da Silva on

    olá tudo bem?
    legal as dicas, eu tirei ferrugem com o vinagre, acabei deixando mais de dois dias, a ferrugem saiu mas as ferramentas pretejaram, alguém sabe me dizer oque faço para tirar esse pretejamento?
    Obrigado

  2. Uso vinagre de álcool e água em proporções iguais.
    Encontrei uma caixa de ferramentas do meu falecido pai. E usei a solução de vinagre e água. Consegui recuperar um travador de serrotes fabricado na antiga Tcheslováquia.

  3. Carlos Cruz. on

    Uso limão para as ferramentas pequenas . Para as grandes uso vinagre branco de álcool e água em proporções iguais e resultado é excelente .
    Recuperei uma caixa de ferramentas do meu falecido pai e usei vinagre. Ficaram como novas. Inclusive uma travadeira de serrotes fabricada na antiga Tcheslováquia.

  4. após a retirada da ferrugem, existe uma forma correta de descartá-la ou pode ser jogada no solo sem problema?

    • Boa pergunta Marques! Mandei respostas pra vc via Facebook. Acredito que para quantidades pequenas pode ser descartada no solo mesmo, já que é ferro. Só encontrei material sobre descarte de metais para larga escala. Agora, uma boa ideia é recolher em um papel e jogar na sucata de metais. Porém, se for muito pouco, vai ficar impregnada na lata de lixo mesmo. Então, eu me preocuparia se fosse alguns quilos de limalha, e não uma lixadinha só para tirar ferrugem de portão. Grande abraço!

  5. Adelaide on

    Consegui uma maquina de costura Singer,dessas de ferro, bem antiga e quero deixar como decoração, mas ela esta enferrujada. Tem jeito?

  6. Sebastian Lima on

    Sebastian Lima 20/07/2016 14:50 PM
    Fiz uma solução de suco de limão, querosene e thinner . Antes escovei com escova de aço e raspei com folha de serra.” Meu avô usava o querosene para desenferrujar as peças das antigas máquinas de costura tico-tico”. Finalmente usei a famosa vaselina. Valeu a sua dica e obrigado.

    • Olá Joel! Algumas ferramentas não é legal lixar pois pode alterar a espessura do material. O alicate usado não é o caso, mas usamos mais como exemplo. Abraço!

  7. kkkkkkk… essa da calça de mais de R$ 300 é clássica! Cara, obrigado por adicionar informação ao post. Vou testar sua sugestão também. Grande abraço! (e no meu caso, que já não sou tão jovem assim, uma calça custa no máximo uns R$ 70 reais, kkkkkk)

  8. Olha só, Luciano, eu não deixo as partes de borracha na imersão. Não testei para ver se essa solução agride ao material, mas eu acho melhor prevenir, né? No caso, se não der para tirar, será que dá para colocar somente a parte de metal em contato com o líquido? Teria que fazer um teste com alguma ferramenta velha antes para ver o que acontece. Um grande abraço!

    • Olá Felipe! Para conexões existem produtos adequados para isso. Procure em lojas de informática o mais indicado. Porém, esses produtos são, por vezes, mais caros que um novo cabo VGA. Abraço!

  9. Edmilson Vieira de Melo on

    Amigos, para limpeza bruta, aprendi com um amigo a seguinte receita que é imbatível: Vinagre e água meio a meio, na proporção do tamanho da peça. Uso sempre um balde de plástico de 20 litros. Coloco dentro várias peças e completo com a mistura. Recomenda-se aquecer a água a 50 graus. Ideal para ferro comum, ferro fundido, aço). Passadas umas 30 horas verás o efeito. É só lavar com encova em água corrente, secar e passar seladora para madeira …(invenção minha!) Moedor de pó, máquina de moer carne, ferraduras, panelas de ferro, facas, serrotes, etc…. ficam um luxo.

  10. gostei da dica do limao mais vou mandar um produto que não e químico o vinagre e bom para tirar ferrugem de bastante coisa

  11. giancarlo reis on

    eu também já utilizei o limao para desenferrujar limas eu coloco dentro de um gomo de bambu com limao e deixo um dia depois eu as limpo e elas ficam como novas.

    • Olá Giancarlo, boa noite! Pois é. Pode parecer mentira, mas o limão limpa mesmo. Claro que não é tão forte quanto os produtos químicos. Mas, para mim, essa saída é a melhor. Eu nunca sei o que fazer com as sobras de químicos e nem tenho onde ficar descartando. A solução com limão, basta jogar no ralo do tanque ou de uma pia que não é um produto perigoso! Grande abraço!

  12. Agostinho on

    gostei muito da solução tira ferrugem.
    para complementar, passei óleo três em um usando bom brim e sequei bem.
    Ficou legal

Deixe um comentário