InicioEpisódiosComparativosDesempenadeira e desengrossadeira – para que servem?
desempeno X desengrosso

Desempenadeira e desengrossadeira – para que servem?

Olá amigos Empoeirados! Hoje resolvi escrever sobre duas máquinas que são sonho de consumo de marceneiros: desempenadeiras e desengrossadeiras.

Essas máquinas são fundamentais para o trabalho com madeira natural pois permitem agilizar o processo de beneficiamento do insumo. Para construir uma peça de mobília, fazer um madeiramento de telhado impecável ou entregar peças dignas de serem apresentadas em galerias de arte, é necessário ter peças totalmente aplainadas e customizadas.

Mas existe uma grande diferença entre uma máquina desempenadeira (ou máquina de desempeno) e uma desengrossadeira (ou máquina de desengrosso). Vejamos!

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira

Peça empenada em comparação à linha plana (imaginária) esperada.

 

Desempenadeira

Vamos por ordem: a máquina de desempeno é uma geralmente utilizada no início no processo de manufatura para endireitar as peças de madeira. Como o próprio nome diz, ela serve para “desempenar” madeira. Ou seja, aquelas pranchas tortas ou caibros envergados podem ser esquadrinhados e aplainados com perfeição, agilidade e segurança. A imagem 01 (acima) mostra uma peça de madeira empenada que será usinada até se obter ambas faces aplainadas por igual e em paralelo.

Primeiramente usinamos a peça no desempeno para que uma das faces fique plana e com acabamento já próximo ao final. A face que está sendo aplainada deve ser passada o tanto de vezes necessárias para se obter uma superfície plana e lisa. O ideal é sempre ir tirando aos poucos para desperdiçar o mínimo possível de madeira.

ATENÇÃO: Nesse artigo, vamos focar somente no processo comparativo, sem nos preocupar com posição de veio e apoio, para melhor entendimento.

A imagem 02 (abaixo) mostra a peça empenada sendo usinada na desempenadeira. O eixo de lâminas, na desempenadeira, está localizado na base da máquina. Assim, o lado que passa no eixo de lâminas é desbastado e apoiado sobre a mesa de saída, que deve sempre estar regulada com o topo da lâmina, conforme a linha plana (pontilhada em vermelho) mostra.

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira

Início da usinagem da peça empenada.

 

Assim que o trabalho for concluído, em tantas passadas quantas forem necessárias, a peça estará pronta para entrar no desengrosso, com uma face totalmente plana. Então,  para concluir, a desempenadeira serve para retificar uma face da peça empenada, garantindo assim uma base segura para posterior usinagem no desengrosso.

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira

Após o processo feito na desempenadeira, teremos a peça com apenas uma face plana.

 

Desengrossadeira

Aqui é que entra algumas das perguntas mais feitas: posso ter somente o desengrosso? Devo ter ambas máquinas? O desengrosso desempena madeira?

O desengrosso, sozinho, não será capaz de desempenar uma peça de madeira. Na verdade, ele acompanha a torção da peça empenada. Em linhas gerais, se passarmos a peça empenada diretamente no desengrosso, ele vai somente diminuir a espessura da madeira, desengrossando a peça, sem desempenar; daí o nome. Apesar de parecer lógico, causa certa confusão, não é?

Isso acontece por vários fatores. Entre eles podemos destacar o tamanho da mesa do desengrosso, que é bem menor que a mesa da desempenadeira, além de ela ser única, composta por apenas uma peça plana. Além disso, os rolos tracionadores forçam a peça para baixo, contra a mesa do desengrosso, causando um efeito mola na peça. Imagine-se sobre uma peça de madeira empenada: pelo peso exercido, ela enverga para compensar o seu peso, certo?

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira

A mesa do desengrosso é menor que a mesa do desempeno. Além disso, não possui regulagem.

 

Mas não dá pra ter só o desengrosso? Bom, se estiver disposto a fazer gabaritos para a máquina desengrosso, dá sim.

Na “tal da internet” tem muitas versões de gabaritos para desengrosso que se prestam a adaptar essa máquina para fazer o serviço do desempeno. E em muitas situações, funcionam bem.

Sendo assim, vai depender mais de sua verba para comprar máquinas e da sua atividade.

  1. Se é um hobbista, mas tem verba para adquirir as duas, ótimo. Faça isso. Se está com a grana curta, invista somente no desengrosso primeiro e, no futuro, quem sabe compre um desempeno.
  2. Se for um profissional e pretende fazer da marcenaria uma atividade rentável, então você vai precisar de ambas máquinas, sem choro. Afinal, elas vão se pagar com o tempo de peças produzidas. E o profissional tem que fazer seu tempo ser o mais produtivo possível, certo?

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira

A peça acabada deve ter ambas faces aplainadas e paralelas.

 

Espero que esse artigo tenha esclarecido pelo menos um pouco das dúvidas que haviam sobre essa comparação. Caso tenham mais informações relevantes ao tema não hesitem em escrever nos comentários abaixo. E se ainda surgirem dúvidas, escrevam também que vamos tentando esclarecer.

Um grande abraço e até mais!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Parabéns pela atividade (hobby)de vocês,ajuda muitas pessoas,Como eu por explo, que é aficionado por ferramentas e a cultura do “faça você mesmo”.

    02/10/2018

Deixe um comentário