InicioEpisódiosComparativosMDF, MDP, Aglomerado ou Compensado? Que bichos são esses?

MDF, MDP, Aglomerado ou Compensado? Que bichos são esses?

Olá pessoal! Existe muita dúvida sobre as diferenças de MDF, MDP, aglomerado e compensado. Por isso nos arriscamos a explicar os principais pontos no vídeo de hoje. Para aqueles que se perguntam “MDF ou MDP”, esperarmos esclarecer alguns pontos para que você veja a diferença entre MDF e MDP e possa, por si mesmo, decidir qual tipo utilizar.

Não se trata de uma super enciclopédia, mas tentamos fazer um vídeo onde vocês possam aprender pelo menos a identificar os tipos e painéis disponíveis no mercado.

Lemos e pesquisamos sobre o assunto, mas qualquer informação extra será muito bem vinda. Já sabem que a proposta do blog é sempre acrescentar informação. Por isso, se tiver algo a acrescentar, é só comentar aí embaixo.

Como o assunto é cheio de detalhes e informação, que tal clicar no play agora mesmo e aprender um pouco mais, hein? Boa diversão!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Leandro, pelo que eu já li, existe uma diferença entre o aglomerado e o MDP. O MDP é formado por partículas de madeiras de tamanhos diferentes; as mais grossas ficam no centro do painel e as mais finas são colocadas próximas da superfície para melhorar o acabamento. O aglomerado é formado por resíduos de madeira, como pó e serragem, daí vem a sua qualidade inferior em relação ao MDF e MDP, No vídeo, você diz que o MDP é o antigo aglomerado. Por favor, pode esclarecer essa dúvida? Obrigado.

    16/04/2015
  • Obrigado, Leandro. A dúvida foi esclarecida. Abraços e parabéns pelo site. Estou sempre acompanhando os vídeos e as dicas.

    18/04/2015
  • Agora sim!! Obrigada por esclarecer!!!

    22/04/2015
  • show;

    08/09/2015
  • Olá Leandro e Luciano!
    Meu nome é Isaac, estou entrando no ramo da marcenaria agora, tenho apenas 16 anos, e já estou montando minha mini marcenaria hobby, e essa canal está me ajudando e muito… Meus parabéns pelo trabalho de vocês… Me incentiva muito… E mais uma dúvida esclarecida … Obrigado continuem nessa força e alegria …
    Deus abençoe.

    01/10/2015
  • Pelo que sei MDF significa Medium Density Fyberboard em inglês, ou seja, prancha de fibra de média densidade. No Brasil esse é o único tipo de prancha que encontramos. Em países com tradição em marcenaria como os Estados Unidos, encontra-se outros tipos como HDF (High Density Fyberboard) que apresenta maior resistência mecânica, ampliando suas aplicações, bem como o LDF (Low Density Fyberboard) que é menos resistente.
    No mais, conheci recentemente o site e estou adorando, ampliando muitos as técnicas e conhecendo as ferramentas desse hobby maravilhoso!
    Parabéns!

    22/01/2016

Deixe um comentário