InicioEpisódiosDicasAprenda a conservar seu pincel!

Aprenda a conservar seu pincel!

Amigos, tudo beleza aí? Hoje vocês vão aprender como conservar seu pincel.

As vezes, numa demão a outra, dependendo do que vamos utilizar – verniz, seladora, tinta – temos que esperar 20 minutos, 1, 4, 8 horas para aplicar a segunda ou terceira demão. E daí pergunto: Como deixamos o pincel? Limpamos? Deixamos em algum solvente? Exposto? Olha, limpar é uma boa ideia, afinal é o modo correto, mas se toda vez que tivermos que esperar para aplicar a demão seguinte, limpar o pincel, é meio complicado e cansa. Deixar em algum solvente também não é aconselhável, pois ele vai detonar o pincel. Exposto, pior ainda, dê adeus ao seu pincel, ele vai ficar duro como uma pedra!

Uma sugestão que aprendi há pouco tempo, foi em cada demão, embalar com papel filme ou até mesmo um papel normal. É simples: aplicou o acabamento, pegue um pedaço de papel filme ou papel normal, embale bem e deixe em algum canto deitado na sua oficina. Quando for aplicar a segunda, terceira demão, é só desembalar e usar! Quando terminar o trabalho limpe com solvente de sua preferência. Eu já cheguei a deixar de uma dia para o outro e o pincel estava belezinha!

Simples não? Veja as fotos.

Aprenda a conservar seu pincel!

Aprenda a conservar seu pincel!

Aprenda a conservar seu pincel!

Por hoje é só.

Abraço a até a próxima!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • Baita dica. Estou sempre de olho no site. Muito legal mesmo. Valeu. Abraços para ambos.

    18/10/2014
  • “Dica “purreta”. Já perdi pincéis. Vocês são bons. Estou acompanhando.

    24/11/2014
    • Rsrsrsrs… tem dica simples que a gente se arrepende de não ter aprendido antes. Abração!

      24/11/2014
  • Boa dica, eu faço de uma maneira diferente que também funciona muito bem, nos intervalos de secagem eu deixo o pincel em um recipiente com água, não deixa a tinta que está no pincel secar e ele fica sempre macio. Já teve casos de passar mais de uma semana, mas nesse caso é bom ficar trocando a água .

    07/12/2014
  • Ótima dica,parabéns.Tenho acompanhado o suas experiencias e colei a dica como fazer uma bancada de madeira para furadeira.Ótima dica parabéns.

    09/01/2015
    • Dicas simples são realmente legais, não é Ananias! Obrigado pelo comentário!

      10/01/2015
  • Legal as dicas de vcs, aliás eu estou começando a montar minha oficina caseira e acompanho sempre seus trabalhos.
    Valeu vcs estão me ajudando bastante

    29/05/2015
  • boa dica não conhecia esse método, mais fiquei com uma pequena duvida, essa dica também serve para pinceis que foram usado na aplicação de vernizes e colas?

    24/12/2015
    • Olá Leandro! Com verniz deu certo. O Luciano deixou um bom tempo o pincel enrolado no filme plástico e aguentou bem. Com cola não testamos, mas se for cola branca, não tem porque enrolar. Basta lavar com água, pois é mais eficiente e quanto mais fresca a cola branca, mas fácil de sair sem muita sujeira. Abraço!

      13/01/2016
  • essa técnica serve pra pincéis usados em goma laca incolor????

    30/05/2016
    • olá Eliane, boa noite! Sim, também serve, mas como o álcool da goma evapora mais rápido (mesmo coberto), dura menos. O melhor é sempre limpar o pincel imediatamente após o uso. Abraço!

      12/06/2016
  • Desculpa minha ignorância, mas enrolo o pincel no plástico sem limpar? Molhado com tinta mesmo?

    15/06/2016
    • Olá André! No caso de ser uma espera entre demãos, não precisa limpar se enrolar no filme plástico em um curto período de tempo (uma ou duas horas). Se for demorar muito, é preferível limpar o pincel pra valer. Abraço!

      23/06/2016

Deixe um comentário