InicioEpisódiosDicasComo ajustar plaina de madeira

Como ajustar plaina de madeira

Algumas ferramentas manuais são muito legais. É o caso da plaina de madeira! Na nossa humilde opinião, uma plaina de madeira manual bem ajustada e afiada é muito melhor que uma plaina elétrica. Com a plaina manual, você “sente” a madeira e a força necessária para trabalhar. É claro que para desbastes mais fortes, a plaina elétrica é imbatível, mas quando se fala em ajuste fino, a plaina manual domina.

Como ajustar plaina de madeira

Esse é o primeiro passo para começar a dominar a técnica de aplainar madeira. Por isso é extremamente importante aprender bem como ajustar plaina de madeira para facilitar o seu trabalho. Quando não tenho nada em mente para fazer, uma das coisas que gosto é ajusta a plaina para tirar lascas finíssimas da madeira. Algumas vezes, consigo até tirar cavacos quase transparentes!

No Japão existem até campeonatos para ver quem consegue a lasca mais fina com uma plaina de madeira. Mas isso é coisa para nossos amigos orientais e sua paciência milenar.

Para ajustar plaina de madeira, você também vai precisar de um malho ou macete de madeira. Se você ainda não tem uma, veja como fazer um malho de madeira em nosso blog.

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Prabéns pela dica

    02/07/2014
  • Gostaria de saber como fazer parafuso e rosca de madeira

    02/07/2014
    • Olá Luis…
      Olha, fazer parafuso exige uma técnica, ainda não fizemos, mas quem sabe rola um episódio futuramente. Vamos pesquisar e saber sobre… Obrigado pela dica!

      18/07/2014
  • Qual marca e modelo dessa plaina de madeira?

    Obrigado e continue com as dicas!

    17/07/2014
  • Gostaria de receber o catalogo de ferramentas para madeira,estou aposentado e gosto de mexer com madeira,grato.

    12/05/2015
  • Olá pessoal,
    Quanto custa essa plaina de madeira?
    Possui outros tamanhos?

    Abs

    23/01/2016
  • Opá pessoal tudo bem tenho uma plaina de desengrosso gamma,ela travou os 2 cilindros o que eu posso fazer,o motor está funcionando normal.

    06/12/2016
  • Boa tarde…
    Show as dicas e trabalhos de vocês… Parabéns!!
    Mas neste video, a “regulagem da lâmina está corretíssima”… mas dentro de tudo que já usei e pesquisei de plainas, essas plainas japonesas, são usadas no sentido inverso… em vez de empurrar a plaina… ela deve ser puxada.

    Por gentileza, me desculpe se eu estiver equivocado na minha colocação!

    21/03/2017
      • Boa tarde Leandro!

        Desculpe tanto tempo para responder… estive um tempo ausente!

        “e fica aqui a pergunta: sabe porquê puxam a plaina?”
        R… o pouco q sei sobre plainas me levam a 3 pontos.
        O primeiro é simplesmente pela posição da lâmina e consequentemente puxando, se tem maior controle da plaina.
        O segundo, por serem plainas para acabamento fino, o local onde se passou a plaina fica a “vista” durante o trabalho facilitando a visualização do trabalho
        O terceiro, acredito eu tenha muito a mais haver com o tipo de madeira q os japoneses trabalham (carvalho branco, variedades de pinho, etc) o que facilita o trabalho com plainas, com madeiras como essas nem sempre se precisa “travar” a madeira na bancada para plainar.

        Espero não estar equivocado nas minhas colocações.

        Abraço!!!

        E Boas Festas!!!

        24/12/2017

Deixe um comentário