Olá amigos Empoeirados! A dica de hoje vai mostrar como deixar o seu acabamento com cara de profissional: como aplicar fita de bordo!

Com as máquinas modernas e automatizadas, parece até que estamos falando de um trabalho que não é feito desde a época das caravelas (aliás, na época das caravelas acredito que ninguém pensava em usar laminados para economizar madeira, ainda mais com a abundância de pau-brasil que encontraram por aqui, ó pah! – muito menos em aplicar fita de bordo!)

Porém, quando a peça é uma porta pequena ou a frente de uma gaveta, não faz sentido ligar uma máquina do tamanho de um caminhão para fazer o serviço. Nem nas marcenarias industriais isso deve compensar, rsrsrs… Então, essa técnica é fundamental para que o seu trabalho fique bem acabado.

Como aplicar fita de bordo

As ferramentas básicas para esse trabalho são:

  • Esfregão de madeira (veja como fazer um esfregão, se você ainda não tem um);
  • Espátula dentada para aplicar cola;
  • Estilete bom, com lâmina de qualidade (lembre-se de descartar suas lâminas de forma segura);
  • Lima chata fina.

A melhor cola para se fazer esse trabalho é a famosa cola de contato. Porém é possível também aplicar fita de bordo utilizando cola branca. A diferença é que com a cola branca você vai precisar esperar pelo menos umas 12 horas para poder finalizar e refilar a fita de bordo. Com a cola de contato, o tempo de espera é bem menor.

Cansou de ler? Então assista agora ao vídeo de como aplicar fita de bordo do Empoeirados!

Posts Similares

3 Comentários

  1. Valeu pelas dicas pessoal.
    Eu estava mesmo procurando alguma coisa sobre colagem de fita de bordo.
    Muito obrigado mesmo.
    Abraços.

  2. Olá estou comećando na marcenária por hobby, e gostei demais do site de voces.
    O que é essa fita de bordo e de que ela é feita?

    1. Então seja bem vindo Paulo! A fita de borda (ou bordo) é usada para acabamento em laterais de peças folhadas. Existem de plástico, tipo fórmica, papel, etc. Eu gosto mais do tipo fórmica. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *