InicioEpisódiosDicasComo aplicar fita de bordo – Empoeirados Dicas Rápidas

Como aplicar fita de bordo – Empoeirados Dicas Rápidas

Olá amigos Empoeirados! A dica de hoje vai mostrar como deixar o seu acabamento com cara de profissional: como aplicar fita de bordo!

Com as máquinas modernas e automatizadas, parece até que estamos falando de um trabalho que não é feito desde a época das caravelas (aliás, na época das caravelas acredito que ninguém pensava em usar laminados para economizar madeira, ainda mais com a abundância de pau-brasil que encontraram por aqui, ó pah! – muito menos em aplicar fita de bordo!)

Porém, quando a peça é uma porta pequena ou a frente de uma gaveta, não faz sentido ligar uma máquina do tamanho de um caminhão para fazer o serviço. Nem nas marcenarias industriais isso deve compensar, rsrsrs… Então, essa técnica é fundamental para que o seu trabalho fique bem acabado.

Como aplicar fita de bordo

As ferramentas básicas para esse trabalho são:

  • Esfregão de madeira (veja como fazer um esfregão, se você ainda não tem um);
  • Espátula dentada para aplicar cola;
  • Estilete bom, com lâmina de qualidade (lembre-se de descartar suas lâminas de forma segura);
  • Lima chata fina.

A melhor cola para se fazer esse trabalho é a famosa cola de contato. Porém é possível também aplicar fita de bordo utilizando cola branca. A diferença é que com a cola branca você vai precisar esperar pelo menos umas 12 horas para poder finalizar e refilar a fita de bordo. Com a cola de contato, o tempo de espera é bem menor.

Cansou de ler? Então assista agora ao vídeo de como aplicar fita de bordo do Empoeirados!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Valeu pelas dicas pessoal.
    Eu estava mesmo procurando alguma coisa sobre colagem de fita de bordo.
    Muito obrigado mesmo.
    Abraços.

    24/08/2014
  • Olá estou comećando na marcenária por hobby, e gostei demais do site de voces.
    O que é essa fita de bordo e de que ela é feita?

    17/03/2015

Deixe um comentário