InicioEpisódiosDicasComo fazer Boneca para envernizar madeira

Como fazer Boneca para envernizar madeira

Como fazer Boneca para envernizar madeira: mais qualidade ao seu acabamento em peças de madeira.

Agora é hora de os homens brincarem de boneca! Calma, calma, antes que comecem com frases tipo “mas eu sou é macho”; “homem que é homem não brinca de boneca”; e etc, deixa eu explicar.

No acabamento de qualquer peça de madeira, de pequenas caixas a armários, o fundamental é o cuidado com a qualidade do mesmo. E para conseguir aquele efeito envernizado lisinho, sem marcas de pincel, os marceneiros utilizam uma técnica que faz toda a diferença: envernizar com boneca.

Boneca para envernizar madeira

Sim, o nome é engraçado. Mas o mais próximo que essa ferramenta básica chega de verdadeira bonecas é que se utiliza pano e enchimento. Então, anote os materiais para fazer esse passo-a-passo:

  • Um pedaço de malha de algodão;
  • Um chumaço de estopa.
boneca para envernizar

Estopa e um retalho de tecido de algodão é tudo o que você precisa para um ótimo acabamento

É isso aí. Anotou tudinho? A lista é grande, hein, e se esquecer algum item, não vai conseguir fazer a boneca para envernizar!

Boneca de Envernizar – Passo 1:

Vamos lá. Comece cortando um pedaço quadrado do tecido de algodão. Não importa o tamanho. Ou melhor, o tamanho está relacionado ao tamanho desejado da boneca de envernizar. Como exemplo, o pedaço da imagem abaixo tem mais ou menos uns 15x15cm.

boneca para envernizar

O punhado de estopa deve ser calculado a olho, já que depende do tamanho final da boneca de envernizar desejada.

Boneca de Envernizar – Passo 2:

Peque um punhado pequeno da estopa e coloque no meio do tecido de algodão. Pode testar o tamanho desejado, conforme sua necessidade. A minha boneca de envernizar utilizada nesse tutorial ficou do tamanho de uma bola de ping-pong, aproximadamente. A imagem acima exemplifica bem como proceder.

Boneca de Envernizar – Passo 3:

como_fazer_boneca_03

Com o chumaço de estopa embrulhado, temos uma pequena bola de pano. Taí o nome de boneca (falta só desenhar os olhos, boca e nariz, rsrsrs)

Embrulhe a estopa com o tecido de algodão, formando uma bola de pano. Essa bola não pode ficar solta! Aperte bem para deixar a boneca de envernizar bem firme. Uma dica muito boa é amarrar o pacote com um barbante.

Boneca de Envernizar – Passo 4

Depois de feita a boneca de envernizar, é hora de utilizá-la. Molhe com um pouco de verniz, como mostrado na imagem abaixo, e aplique na madeira de forma uniforme.

como_fazer_boneca_04

Para conseguir um bom resultado, teste a quantidade de verniz antes de aplicar na peça final.

Pronto! O resultado é uma aplicação de verniz bastante homogênea e sem marcas das cerdas dos pincéis comuns. Ah! Antes que eu me esqueça: para aplicar o verniz é necessário lixar bem a madeira antes. E para render o trabalho e evitar a fadiga, veja nosso tutorial sobre como lixar madeira.

como_fazer_boneca_05

Espalhe o verniz de forma homogênea e sempre no sentido do veio da madeira.

Um abraço para todos!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Ótima dica!

    26/02/2014
  • Primeiro, parabéns pelo blog/site. Segui passo a passo o painel para ferramentas e ficou muito bom!!! Só foi possível com a ajuda de vocês, novamente obrigado.
    Agora inventei de fazer uma mesinha com 4 cadeirinhas para os meu filhos, porem estou com muitas dúvidas em como seria a melhor forma de proteger a madeira, a dica da “sua boneca” rs, já está anotada, lendo diversos sites além de lixar e passar verniz de 3 a 4 vezes alguns falam de passar cera, vocês sabem como funciona este processo e em que momento eu faço se seria no final, quanta vezes, se tenho que lixar novamente. Desde já muito obrigado pela atenção.

    20/03/2014
  • Boa noite Leandro e Luciano. Gostei muito das dicas do blog de vocês. Nota 1000. Gostaria de tirar uma dúvida. Não sou marceneiro, porém, estou começando a fazer algumas tentativas e isso no mínimo está sendo uma diversão, pois me ajuda muito a combater o stress, é quase uma terapia. Agradeço muito ás ideias de vocês. Tenho um amigo que está se casando em alguns meses. Ele vai com a esposa pra casa de uma tia (Emprestada). Ela tem vários moveis com estilo rústico, com madeira de lei e os guarda-roupas são embutidos. Porém, em algumas portas estão surgindo aquelas manchas brancas de mofo. O apartamento tem uns seis meses que está fechado, e como ele ficou incumbido de cuidar do local, está consertando algumas coisas como encanamento e parte elétrica, mesmo com o orçamento meio limitado. Eu gostaria de ajuda-lo pelo menos com esse mofo que está surgindo, em pequenas quantidades, porém, em varias partes do apartamento, com mais intensidade nos guarda-roupas. Creio que isso se deve ao tempo que o local está fechado, mas também, além de ajuda-lo com esse problema, será mais alguma coisa que estarei aprendendo. O que eu faço? preciso lixar e passar verniz? ou tem algo mais que precise fazer nesse caso?

    06/04/2014
  • Gostei muito das dicas que vocês nos deram para mim foram muito uteis obrigado.

    17/04/2014
  • Bom dia Leandro.

    adorei o trabalho de vocês,muito bom mesmo.
    como quem visita sempre tem aquela duvida, toma lá a minha
    eu comprei uma porta pivotante de madeira com uma madeira parecida com o pinho
    ( não perguntei ao marceneiro :s) porem ele me informou que eu teria que passar a lixa , depois seladora e depois lixar e apos o verniz, mas como pesquisei a respeito descobri que a seladora não era indicada para ambientes externos, logo pretendo colocar só o verniz , a madeira só precisa de alguns reparos com a lixa, vou começar com a 120 e ir mudando como no teu tutorial, me diz que diacho é veio de madeira kkk , são os cantos? o que me recomenda?

    28/05/2014
  • Olá meu nome é Rubens , e em pesquisa na net achei o site se vocês, e gostei muito, tem dicas legais, então gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1 – Estou reformando minha casa, e como sou eu mesmo que estou pintando quero deixar legal, as janelas são de itaúba, e estão com esmalte sintético e estou removendo para aplicar osmocolor e valorizar a cor natural da madeira. Estou usando um produto para remover e raspando com raspilha feita de lamina de serra de serraria e vidro ( fiz um suporte de madeira para prender, para evitar acidentes, e vi como se faz na net ). Também estou colocando forro de madeira, de pinheiro, mas estou lixando bem para ficar bem lisa e depois também passar osmocolor incolor, fica com aparência de cerejeira, hehehe. Pergunto, no forro usei o pincel e o osmocolor deixou umas marcas das cerdas e usei pincel bem fino. Será que posso usar uma boneca neste caso? E pretendo fazer antes de colocar o forro, pois um que coloquei pintei depois e foi complicado, e acredito que posso pintar antes e depois pregar com todo cuidado. Pensei também para as janelas, pois depois basta jogar fora a boneca e fazer sem precisar ficar limpando o pincel.

    2 – Na net vi alguns exemplos de grampo tipo C em madeira, e acabei me deparando com seu site, como disse acima tenho as janela de madeira, porem tem alguma que estão começando a abrir, preciso colar, por isso do grampo, mas este grampo de vocês ser para esta finalidade, pois vou poder usar somente a ponta para prender na janela, não tem como usar o meio entre as barras roscadas. Ah e dá certo fazer o aperto somente em uma das pontas?

    Tenho umas outras dúvidas, mas antes vou ver se já não tem resposta no site com alguma dica.

    Parabéns de novo e até +

    Rubens

    11/07/2014
  • Estou restaurando uma mesa antiga, como vc pode ver no site do facebook que coloquei acima, e gostei da dica como pintar com boneca, mas eu tenho uma duvida, será que vou ter um bom resultado pois a superfície da mesa está com massa F12?

    05/08/2014
  • Boa noite rapaziada, parabéns pelo trabalho de vocês. As dicas são muito interessantes. Estou querendo fazer uma bancada para serra circular e gostaria de saber se vocês tem alguma ideia. Se poderem me ajudar desde já eu agradeço
    Um abraço

    12/08/2014
    • E aí Luiz, beleza? Legal, bom que está gostando. Bancada de serra circular já vi algumas na internet o pessoal fazendo, mas o que vi, funciona, mas não com segurança…rs. Para esse tipo de serra tem que ser muito, mas muito seguro, além é claro, de cortar legal. Eu tenho um conhecido que fez um gabarito para ela, na mesa mesmo e ficou bacana. Vou ver se consigo as fotos para te enviar. Abração.

      20/08/2014
  • Olá tudo bem? coloquei janela de madeira em casa e o pedreiro deixou pegar cimento, manchou a madeira existe um meio de tirar essa mancha? pois um marceneiro que foi fazer um orçamento, disse que onde pegou o cimento ficará escuro e não tem jeito.
    se tiver uma dica agradeço

    15/09/2014
  • fui em uma fabrica de moveis rústicos em prado ba , para conhecer os trabalhos que são feitos com madeira de jaqueira, lidas mesas rusticas, bancos, bancadas, ate cuba de banheiro de madeira , achei curioso a cor do verniz, que deixava bonito mas sem brilho.
    então perguntei ao marceneiro, ele ficou me enrolando para saber se eu eram um concorrente ou um comprador, quando ele percebeu que era só curiosidade me contou a técnica. Ele mistura um litro de ARALDITE liquido com 2 litros de gasolina e um pouco mais de 1/2 litro de álcool , porque a gasolina ja vem álcool, faz a mistura e aplica com pistola. é incrível o resultado.
    faz em media 04 anos que tive essa dica e hoje estou com uma mesa de jaqueira de 12 lugares que ganhei de herança e ela esta toda queimada de sol. como é uma jóia rara não poso errar. vou lixa-la co lixa super fina e ia usar a boneca . mas estou lembrando daquelas mesas lindas de prado bahia e estou tendendo a comprar o araldite liquido e fazer a mistura e aplicar . você já ouviu falar algo a respeito ? gostaria de saber se encontro o araldite para comprar sem ser pela internt.

    23/10/2014
  • Leandro, ótimas dicas! Gostei muito…. gostaria de saber se dá para usar a “boneca” com verniz PU bicomponente sobre um braço de guitarra (maple asiático….muito bonito, por sinal) e se o resultado ficaria bom? Obrigado e sucesso!

    29/01/2015
      • boa noite irmao…diz uma coisa,,,depois de lixar o violao e passar selador ao invez de lixar eu posso usar palha de aço??? ou posso lixar e envernisar novamente? responde no [email protected],,,

        21/05/2016
  • Olá pessoal. Ótimas dicas. Estão de parabéns com o blog. Ainda vou fazer aquele painel de ferramentas…..hehe.
    Fiquei com uma dúvida sobre a boneca, tem alguma fora de limpar para reutilizar? Ou usou joga fora?

    29/03/2015
      • Nesse caso só é difícil o estoque de pano ou o pano pode ser reaproveitado?

        10/07/2016
  • madeira é tipo carne de bife, seguindo sentido das fibras fica mais fácil (e no caso da carne uma macia cortada sem respeitar a regra fica dura como um pedaço de madeira). Pela fotos fica fácil saber o sentido, é bem visível – – – – – – – – – – – – – – – >

    07/05/2015
  • Olá,

    estou amando demais todas as dicas do site. Aprendendo muito com vocês.

    Gostaria de saber se posso usar a boneca para dar acabamento com verniz em uma pintura com esmalte sintético.

    07/06/2015
  • Caros, em primeiro lugar parabéns pelo excelente trabalho. Em segundo lugar, queria tirar umas dúvidas com relação a boneca e o envernizamento. Estou envernizando as portas e janelas da minha casa e todas são novas só na madeira mesmo e estou utilizando o verniz marítimo. Então, vi algumas coisas na internet e o tutorial de vocês sobre as lixas que me ajudou muito, mas vi em alguns lugares dizendo que Envernizamento com boneca era muito difícil, coisa mais para profissional. Por isso, fiquei com medo de me aventurar e fazer alguma besteira nas portas, mas também é meio complicado o acabamento com o pincel. Por isso, pergunto porque dizem por aí que a boneca é difícil? Posso utilizar a boneca para envernizar as peças que ficaram externamente, levando sol e chuva de vez em quando? E a questão do rendimento do verniz, a boneca gastaria mais que o pincel por ser uma estopa? Ou consegue-se aproveitar tudo? Agradeço desde já!

    02/07/2015
  • Olá Leandro! Estou envernizando um guarda-roupa Chipandelle com verniz marítimo e ficou a maior caca…..Usei rolinho e pincel, conforme instrução do vendedor da Telha Norte, e ficou horrível!!! Antes que o verniz seque já retirei a maior parte com aguarrás. Amanhã vou lixar, novamente, e partir para a boneca. Espero que dê certo…. Em tempo: Fui no Google procurar “como fazer boneca para envernizar” e caí aqui no seu blog. Meu pai é marceneiro aposentado e lembro dele usando boneca para envernizar. No entanto, ela só usava a estopa. Fazia uma bolinha e depois alisava a bolinha em uma madeira para deixar ela lisinha. Obrigada por sua dica! Abs

    03/10/2015
  • Seu trabalho e de primeira! Muita paz d sabedoria a todos….abraços.

    20/11/2015
  • estou conhecendo seu blog hoje e por suas respostas achei super legal. Me ajuda?Tenho que envernizar um movel antigo de madeira antiga e escura um tanto arranhado Como fazer que material devo usar e como evitar que a podeira grude no verniz?

    22/10/2017
  • Leandro você ainda trabalha com. Este trabalho, estamos precisando aqui em casa.

    04/11/2017
  • Olá! Sou o Lourenço e temos algo em comum! Meu pai dizia que eu não tinha limites e me apelidou de especula. Tudo eu queria saber…Mas juro! Era involuntário querer saber. Me formei em ferramentaria e depois em Marketing. Trabalho com educação há 28 anos e nunca larguei a oficina. Não sei se é um hobby, paixão ou um complemento do meu viver. Sei lá! Já não tenho tanta curiosidade assim!. Enfim! To passando para dar os parabéns! Pelo canal, pelas dicas e pelo site.

    Pioto já passou por aqui… Aguardamos vcs numa oportunidade por estas bandas de BH.

    Um forte abraço,

    15/10/2018

Deixe um comentário