InicioEpisódiosDicasComo fazer furos limpos na madeira

Como fazer furos limpos na madeira

Olá amigos Empoeirados! Hoje estamos publicando mais um episódio de dica rápida. Acesse agora e veja como fazer furos limpos na madeira.

Bom, primeiramente é bom explicar que a ferramenta faz toda a diferença em como fazer furos limpos na madeira. Se a broca for daquelas baratinhas, compradas em “supermercados” e embaladas em blisters, não adianta esperar uma furação limpa. Isso porque essas brocas são tortas, mal afiadas e de material de baixa qualidade. Mas não se deixe enganar! Nós mesmos já compramos um kit de brocas de uma marca renomada em promoção. Achamos que, pelo preço, seria uma boa compra. Mas foi, desculpe o trocadilho, um furo n’água, rsrsrs…

Hoje em dia, costumo comprar brocas avulsas e das melhores marcas e materiais. Para exemplo, uma broca decente de aço rápido, de 10mm, sai por volta de R$ 15,00 a R$ 20,00

Caro não é? Afinal existem kits que custam isso. E vem um jogo de cada tipo. Então, uma dica: compre a broca quando for precisar usar. Assim, aos poucos você irá completando o seu próprio kit!

Além disso, a furadeira tem que ter uma rotação alta. O trabalho em madeira é feito, geralmente, utilizando ferramentas de alta rotação. Junte as duas: broca boa e afiada com uma furadeira forte, e você terá um furo limpo e bem feito.

Mas a habilidade também conta. Por isso, assista ao nosso vídeo e saiba mais!

 

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Muito boa as dícas! Inclusive as no final do vídeo sobre a velocidade da broca e qualidade!

    08/06/2014
  • Legal a dica. Mas eu que furo 100 peças por vez, não tenho como a cada pecinha trocar o apoio debaixo. Tem alguma solução?

    24/10/2016
  • Assisti o vídeo de vocês explicando como fazer furos em compensados e MDF sem lascar o outro lado. Tenho uma super furadeira “Full Featured” elétrica da BOSCH GSB 20-2RE, e tentei sua sugestão num compensado de 1,8mm apoiado sobre compensado de 1,00mm usando a velocidade máxima. Os resultados do meu teste foram um pouco apenas melhores do que se não tivesse usado o compensado de apoio, aceitável. Todavia, estava usando uma broca igual à de vocês, mas de 9mm (blister packing Holzbohrer). Seria pelo fato da broca ter maior diâmetro que o efeito não 100% foi o esperado? A mesma broca furando madeira sólida de 6mm, sem madeira de apoio, deu um resultado bem mais limpo e bonito do que essa minha experiência.

    18/02/2017

Deixe um comentário