InicioEpisódiosDicasComo tirar cavilha na madeira?

Como tirar cavilha na madeira?

Salve salve amigos Empoeirados!

Bom, esses dias resolvi dar uma força para minha sogra querida, consertando umas cadeiras que ela tinha.
Não foi bem um trabalho de restauração, pois levaria muito tempo, e também não tenho assim tanto conhecimento para restauração (quem sabe um dia…). O trabalho era deixar os pés mais firmes, pois algumas estavam meio bambas.

Enfim, me deparei com algo que não esperava. Em algumas cadeiras, as cavilhas estavam fixas e na hora de soltar elas quebraram. Com a cola antiga, é claro que não iria soltar facilmente. Como tirá-las sem machucá-las? Bom, tenho cérebro, logo penso…rs. Pensei numa forma que não machucasse a peça e eu conseguisse colocar uma cavilha nova, com cola e tudo mais.

Foi aí que tive a ideia de usar um parafuso e com o alicate soltei a cavilha. Fácil, não? Pois é, custei um pouco para pensar numa solução, mas o resultado final deu certo. Oba!

Tirar cavilhas na madeira

Tirar cavilhas na madeira
Utilizei dois pedaços de madeira para não machucar o pé da cadeira.

Tirar cavilhas na madeira

Tirar cavilhas na madeira

E por hoje é só!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • Agora que eu vi, é muito fácil… he he he…

    28/12/2014
    • Pois é Sávio… tem coisa que até dá raiva, né? rsrsrs… Abração!

      10/01/2015
  • Nossa, muito obrigada pela dica funcionou perfeitamente.

    06/01/2015
  • Gênio. Odeio ter que usar furadeira. Em apartamento o vizinho sempre reclama.

    14/03/2015
    • Ainda bem que moro em casa… apartamento fica complicado mesmo. Abraço!

      27/03/2015
  • Luciano
    Você resolveu metade do meu problema. Será que me ajuda na 2ª etapa?
    Tenho um cabideiro/espelho/porta – guarda-chuva antiguinho em que um dos “espetos” quebrou, ficando parte(cavilha) presa ao corpo do cabideiro. Parece que a cavilha é parte do “espeto”, e não uma peça adicional. O “espeto” onde se pendura os objetos é torneado e bem fino, de forma que é quase impossível abrir nele um rombo para nova cavilha. Na verdade já o comprei engatilhado, com um parafuso atravessando a cavilha. Não tenho torno, logo não posso fabricar outro “espeto”. Devo repetir o mesmo artifício? Aguardo orientação e agradeço sua atenção.

    08/07/2015
  • Oi luciano e companhia ,acompanho as façanhas de vcs no trabalho com madeira e estou com um pequeno problema em casa.Minhas cadeiras balançam , e como são de madeira gostaria de saber como faço para cola-las sem ter que desmancha-las , ou mesmo se tiver que desmancha-las como faço para não perde-las de vez. Desde já grato pela ajuda

    03/11/2015
  • Obrigado!
    Ontem a noite estava montando um guarda-roupa, a prateleira que ligava dois lado tipo um “H”, caiu e eu não sabia como tirar a cavilha…funcionou muito bem a ideia!

    07/03/2016
  • Ajudou a mim, também, a partir da segunda tentativa… Como os que tem esse tipo de problema não são os mais experientes, que fique bem claro: escolha um parafuso longo e de diâmetro bem menor do que o diâmetro da cavilha, como está bem visível na última foto! rsrsrs

    17/12/2016
  • Muito obrigado pela ajuda! Bati cabeça e resolvi procurar e acabei encontrando essa brilhante e simples ideia. Parabéns.

    19/12/2017

Deixe um comentário