InicioEpisódiosDicasEncaixes e Junções de Madeira Parte 2 – Empoeirados

Encaixes e Junções de Madeira Parte 2 – Empoeirados

No episódio 2 do especial Encaixes e Junções de Madeira vamos explorar dois tipos clássicos de encaixe:

  • Encaixe/Junção de canto em meia madeira 90º: Cortes em ângulo reto e precisos. Área de colagem maior e oferece maior resistência;
  • Encaixe/Junção de canto em meia madeira 45º: Cortes em ângulo reto e 45º. Área de colagem maior com aparência de encaixe de 45º.

O importante, não só nesse tipo de encaixe mas em qualquer outro, é utilizar um formão para dar o acabamento final. Por mais que os cortes saiam perfeitos, o ponto de encontro deles costuma ficar com um relevo. O formão de madeira serve para deixar os cantos mais limpos sem imperfeições que atrapalham no encaixe.

Além do formão, o uso de esquadro é, em nossa humilde opinião, indispensável. Um erro de um grau em um canto, se somados, podem dar uma grande diferença no final.

Ficou curioso? Então assista agora como fazer encaixes em madeira com os Empoeirados!

Conheça e compre as ferramentas utilizadas nesse episódio:

Conheça e compre as ferramentas utilizadas nesse vídeo:
– Graminho de Madeira (diferente do que usamos no vídeo)
– Serrote Ryoba
– Esquadro Starrett
– Esquadro Shinwa Japonês em Aço – Base Grande
– Guia ou Gabarito para cortes em ângulo
– Serrote Dozuki (costa)
– Apontador para Lápis de Marceneiro (retangular) Irwin
– Grampo aperto rápido Lufkin Connect
– Grampo Marceneiro Irwin
– Formão Japonês TopMan Z

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário