InicioEpisódiosDicasGuia de corte para serra tico tico: faça o seu!

Guia de corte para serra tico tico: faça o seu!

Salve, salve!

Guia de corte para serra tico tico: Aqui no Empoeirados, aprendemos muito. Mas muito mesmo. E um dos desafios que as vezes encontramos, é fazer um corte bem esquadrejado, reto, para obtermos um encaixe perfeito. Seja uma moldura para um quadro, um painel, uma gaveta, entre outros. E as vezes (quase sempre) não temos as ferramentas ou máquinas adequadas para isso. É aí que entra um pouco da nossa criatividade de usarmos materiais que temos em nossas mãos, e que as vezes passa desapercebido. E o melhor: praticamente de graça. Essa dica de como fazer um guia de corte para serra tico tico que mostraremos para vocês é muito simples, mas muito útil no dia-a-dia da nossa diversão. Que venha!

Tenha um bom “guia de corte para serra tico tico”

O primeiro passo é fixar bem a madeira em sua bancada ou mesa de trabalho. Faça o ajuste necessário na medida que vai cortar.
É importante que o seu guia, ou seja, a madeira que você pegou com seu  marceneiro camarada – ou aquele amigo que tem um monte de máquinas da qual você tem aquela “invejinha” (boa, claro) e, quando chega em casa, sua esposa se esconde ou finge que está dormindo para não ouvir você dizer: Preciso daquela maquininha igual do fulano (rs) – seja bem cortada e esquadrejada, porque se não for, seu corte sai torto. Caprichem aí.

como-cortar-com-tico-tico-01

Prepare bem antes de cortar

Uma outra dica, que pode parecer simples demais, é: demarque sempre o corte que vai descartar. Costumamos usar um lápis mesmo, com alguns riscos, assim você tem a certeza que aquele pedaço é o descarte. Nesse caso, deixei ele para fora, vai cair no chão, pode quebrar algum canto ou lascar, mas não tem importância, é a parte que não vou usar. Ah, não se esqueça de usar um esquadro para riscar a madeira.

como-cortar-com-tico-tico-02

como-cortar-com-tico-tico-03

E vamos cortar!

Chegou a hora. Encoste bem a base da máquina de serra tico-tico para não correr o risco de “andar” na hora de você cortar.

como-cortar-com-tico-tico-04

Mantenha as mãos e dedos seguros e corte. Repare que nesse exemplo usamos um calço na parte da frente do guia de corte para serra tico tico, pois o guia era um pouco grande, e se fez necessário, assim a madeira não corre o risco de levantar ou deslizar.

como-cortar-com-tico-tico-05
como-cortar-com-tico-tico-06

Não esqueça de encostar bem a base da máquina em seu guia de corte para serra tico tico para manter um corte preciso. Ah, e também não se esqueça de fazer a limpeza de ferramenta com a sua serra após utilizá-la!

É isso aí pessoal, até a próxima dica!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • Estou realizado com esse blog de vc sou apaixonado por marcenaria bem organizada e criativa , dois marcineiros jovens e muito criativo dando aquela dica esperta valeu.

    01/12/2013
  • parabéns pelas dicas, vcs são excelentes, ajudaram a organização de minha garagem com o quadro de ferramentas, muito obrigado.

    21/12/2013
  • Bom dia Luciano
    tenho uma mesa de corte portatil pequena, eu nao tenho o guia para o corte, vc tem alguma ideia de como fazer um esquadro para fixar na mesa?

    04/02/2014
  • Boa noite. Tudo bem?
    Fiz exatamente igual. Porém quando começo a cortar a lâmina da serra começa a entortar para a direita e fica torto. Mesmo com a base da serra encostada no guia a lâmina cria vontade própria e entorta para a direita. Não sei o que acontece.

    11/06/2014
  • Bom dia Luciano,

    Tenho que realizar cortes em placas de polietileno, já realizei alguns ficou quase perfeito, gostaria de uma guia para esses cortes. Tem alguma ideia?

    21/06/2014
  • Dica muito boa!! estava louco para comprar um guia… vivendo e aprendendo!! obrigado. Abraços

    06/08/2014
    • Show, Caio. Para cortes pequenos como o mostrado nesse artigo, o guia ajuda muito! Abraço!

      07/08/2014
  • Descobri vocês no Youtube e foi um achado para mim. Suas sugestões e ideias são ótimas. Estou tentando me enfurnar na “turma do pó de serra”, agora que estou aposentado e com tempo sobrando; (além de precisar me ocupar com alguma atividade prazerosa).
    Abraços.

    09/08/2014
  • Qual seria esse serrote japonês q vcs mencionaram na resposta de um amigo logo acima? Marca e tamanho?
    E qual marca e tamanho de grampo devo comprar para usar para prender meu guia para tico-tico?
    Obrigado

    25/11/2014
  • Qual o serrote japonês q vcs usam? Marca e tamanho?
    E qual marca e tamanho de grampo devo comprar para usar para prender meu guia para tico-tico?
    Obrigado

    25/11/2014
  • Minha tico-tico (Black&Decker Scroling JS700K ) sempre corta torto… Mas perpendicularmente falando (vendo o corte de cima, está ok, vendo de frente, está torto). Lâminas Starret! Base ajustada na perpendicular! O que faço??? Sento e choro, sempre (brincadeira, não faço isso…) mas a frustração é enorme…

    05/02/2015
    • Pois é José, percebo isso também. Mas o segredo é ir devagar com o corte. Melhora, mas ainda continua um pouco torto. Eu falo que tico-tico foi feita para recortes e não para cortes retos. Especialmente se as tábuas forem muito grossas. Eu também sento e choro às vezes, rsrsrsrs

      05/02/2015
  • Bom dia!
    Ótima dica. Essa “prensa” que fixa as madeiras seria uma morsa convencional? Ou seria uma ferramenta específica?

    Obrigado!

    06/04/2015
    • Olá Marcelo! Acho que você está se referindo aos grampos, não é? São grampos convencionais mesmo. Existem os de aperto rápido e os sargentos com rosca mais comuns. Pode usar qualquer um deles que funciona do mesmo jeito, ok? Abraço!

      13/04/2015
  • Adoro esse bate papo aprendo muito, tenhro uma pequena marcenaria na minha garagem, mas é tudo bem organizado, esta semana acabei de fazer uma cama para meu neto… abraço

    25/08/2015
    • Olá Renildo! A intenção de fazer o blog Empoeirados é essa mesmo: promover um bate-papo descontraído com os amigos. Grande abraço e não esquece da gradinha para a cama do neto, rsrsrs…

      03/09/2015
  • Boa tarde Luciano Soster, gostei de sua dica eu estou passando por dificuldades financeira e gostaria de aprender a fazer coisas com madeiras, para ajudar no meu orçamento, pois adoro isso.

    26/12/2016
    • Legal José! Que essa dica ajude em seus trabalhos! Boa sorte e um grande abraço!

      09/01/2017
  • Boa noite , estou com dificuldades com as lâminas, sei que para cada trabalho exige uma lâmina certa é por isso tenho essa dificuldade. Existe algum guia se referindo aos tipos de corte em que cada lâmina se encaixa e qual tipo de material ela deve ser empregada ?

    14/01/2017
    • Olá Adriano, tudo bem? Tem uma tabela que ajuda você escolher a lâmina no site da nossa loja: https://goo.gl/d8AMUf Clique e veja se te ajuda. Está na descrição do produto. Grande abraço!

      27/01/2017
  • Boa tarde …
    Preciso fazer um corte no meio de uma chapa de compensado, como um corte para auto falantes.
    Como devo começar ??
    Grato.

    06/03/2017

Deixe um comentário