InicioEpisódiosDicasMedição com Esquadro 45 graus

Medição com Esquadro 45 graus

Olá pessoal,

Esquadro 45 graus: uma ferramenta bastante interessante e que usamos muito no nosso trabalho, pelo menos aqui no Empoeirados. Vamos mostrar duas opções que você pode usar em suas medições de 45 graus. Bora lá?

Um exemplo de dois esquadros que fazem medições em 45 graus

Aqui temos dois exemplos. No mercado tem muito mais que isso, mas apenas para ilustrar vamos mostrar para vocês que tanto o tradicional (maior) como o específico (menor) tem seus benefícios para cada tipo de trabalho.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-08

Medição com Esquadro japonês 45 graus

Vamos começar por esse esquadro específico para medições em 45 graus. É uma ferramenta que veio do Japão e ganhamos de um amigo. Ele é de aço maciço, compacto, pesado, muito bom por sinal. Os japoneses capricham!

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-07

O legal desse esquadro é que ele é específico para ângulos de 45 graus, muito fácil de usar. Existem outros modelos maiores, esse que temos, tem 170x65mm. Para usar não tem muito segredo, como vemos na foto abaixo.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-01

Mas um diferencial bacana desse esquadro, é que além de fazermos a marcação na parte de cima (convencional), podemos continuar e fazer também na espessura da madeira. Existem outros ainda que essa base é maior, para madeiras mais espessas. De acrílico, madeira, plástico, aço…

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-02

Esquadro convencional 90º e 45º

Esse é o convencional e que você encontra em qualquer loja de ferramentas. As marcas são variadas! Só não vale ser de R$ 1,99…rs! Esse esquadro tem cabo de alumínio e a lâmina é de aço em inox.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-06

Para medir 90º também é bem fácil.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-03

Mas que poucos sabem (ou muitos), é que além de fazer a medição convencional (90 graus), ele também faz o ângulo de 45 graus. Legal né? O único ponto negativo comparado ao outro (o japonês não faz 90 graus), é que não temos a possibilidade de medição na espessura da madeira, mas nada que um guia não nos ajude.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-04

Comparando os dois lado a lado. Resumindo: o esquadro japonês é só para 45 graus, compacto, mas tem a vantagem de continuarmos o tracejado na espessura do material. O convencional, faz medições 90 e 45 graus e é mais fácil de encontrar.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-05

Abaixo uma outra forma de medir com o esquadro convencional. Quem me deu a dica foi o nosso amigo Empoeirado Claudinei que acompanha nosso blog e está sempre disposto a nos ajudar! Tem duas formas, eu particularmente gosto mais dessa primeira, me parece mais fácil. Para medir na parte de cima, tranquilo, sem muito segredo. Veja as 3 fotos a seguir para entender. A primeira ok, a segunda é a forma para medir na espessura da madeira quando precisamos, olha que forma legal: deixe a madeira um pouco para fora da bancada, apoie o próprio esquadro na madeira que precisa fazer a medição e “voilà”!

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-09

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-10

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-11

A segunda forma…

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-12

Enfim, das duas formas dá certo. Se tiver um esquadro 45 graus facilita, mas não é preciso como vimos acima.

dica-de-ferramentas-empoeirados-esquadro-45-13

 

Por hoje é só. Até a próxima!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • Olá Luciano. Olha eu aqui de novo. Acho a iniciativa de vocês em compartilhar o que aprendem muito interessante. Por favor continuem. Não conhecia o esquadro japonês. “Ferramentinha” prática, hein !? Principalmente ao permitir marcar no sentido da espessura da madeira. Como nenhum amigo japonês me deu ainda um esquadro desse de presente, eu faço o seguinte para marcar no sentido da espessura: trago a madeira um pouca para fora da bancada e posiciono a guia do esquadro na parte de cima da madeira de modo que a régua fique apontando para baixo, rente com o lado da espessura da madeira e coincidindo com o risco que eu já havia feito em 45º. Costuma dar certo também. Abraço.

    10/01/2014
      • Sim Luciano, pode mandar a foto. Será um prazer contribuir. Abraço.

        13/01/2014
  • Olá Luciano! Muito legal o blog de vocês!

    Uma das dificuldades que tenho é arrumar ferramentas de medição confiáveis.

    Tenho uma coleção de esquadros nacionais utilizados somente como guias para retas…

    Nenhum deles tem 90′, é impressionante a imprecisão desse material.

    Gostaria que me ajudassem nesse assunto, onde consigo achar material confiável, atualmente utilizo alguns instrumentos de desenho de arquitetura, em acrílico. Apesar de ser muito confiável, não são para trabalhos em madeiras, o que me traz uma perda de tempo muito grande.

    Obrigado pelas aulas que você e o Leandro estão passando, e continuem colocando mais vídeos!

    Abraços,

    André

    15/04/2014
  • Essa eu não sabia! o_O
    Valeu!

    28/01/2015
  • Pessoal bastante legal as dicas que vocês dão ….estou inscrito e sempre uso na minha oficina. Sou advogado e tenho a marcenaria como hobby. Gostaria de comprar esse esquadro japonês de 45 graus. Sabem aonde vende? Como faço para ter um? Kkk obrigado.

    17/06/2015
    • Olá Deuslene! Muito obrigado por nos seguir. Ter um hobby é sempre muito bom. Ainda mais quando podemos treinar habilidades artísticas, como a marcenaria. Olha só, temos uma loja virtual onde você encontra esse gabarito. Para conhecer mais, acesse o link http://www.lojaempoeirados.com.br/kit-mini-esquadro-com-serrote-japones-topman É isso aí! Um grande abraço e vou parando por aqui pois tudo o que eu disser poderá ser usado contra mim mais tarde, rsrsrsrs… 😉

      22/06/2015
  • Muito interessante!

    05/09/2017

Deixe um comentário