InicioEpisódiosEspeciaisReformar Plaina de Madeira

Reformar Plaina de Madeira

Objetos antigos são uma magia para mim; verdadeiras máquinas do tempo. Muito legal poder ver os detalhes do artesão que o construiu, as tecnologias disponíveis à época, a matéria-prima utilizada, o dimensionamento geral do artefato. Um objeto antigo é um verdadeiro banco de dados. Por isso resolvemos fazer um vídeo para mostrar como reformar plaina de madeira antiga.

Embora os verbos “restaurar” e “reformar” pareçam sinônimos, possuem significados diferentes quando falamos de peças antigas. Restaurar é trazer a peça antiga de volta à vida ao fazer a limpeza, preenchimento de áreas quebradas, troca de peças danificadas. Tudo isso sempre tendo em mente que o real objetivo é manter a originalidade do objeto. Por outro lado, a reforma permite maior liberdade na recuperação dos objetos sem se preocupar com sua história.

Por isso, nós sempre dizemos que reformamos coisas. A restauração exige um conhecimento elevado mas alguns objetos, por sua própria disponibilidade no mercado, não necessitam serem restaurados. Essa plaina era do pai do Luciano e a lâmina não é um artefato raro, apesar de ser de boa qualidade. Sendo assim, nem mesmo o logotipo impresso nela foi mantido (em tempo, trata-se de uma Pacetta).

Dito isso, se você pretende reformar plaina de madeira antiga, esse vídeo pode te ajudar. E ainda temos um artigo aqui no blog sobre como lixar madeira que lhe será muito útil. Mas antes tenha certeza que não está com uma raridade valiosa em mãos, é claro!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário