InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYAprenda a fazer um abajur de madeira!

Aprenda a fazer um abajur de madeira!

Se você chegou aqui, é porque, como nós, gosta de trabalhos manuais. E já que você se interessou, que tal fazer um abajur de madeira bem fácil? Para esse projeto, fizemos um vídeo tutorial e colocamos abaixo as listas e detalhes para que tudo fique mais à mão. Mas não se desespere: se não entender, fale com a gente que teremos o prazer em responder. Então, mãos à obra!

Material básico desse abajur de madeira: as cavilhas!

Esse abajur de madeira foi desenvolvido com base em um cachepó que vimos em uma floricultura. A montagem estava bem legal, mas o material utilizado era muito fraco e a montagem era toda feita com cola quente. A partir disso, pensamos nas cavilhas que são utilizadas para fazer encaixes em móveis.

No vídeo você vai ver em detalhes como montar esse abajur de madeira.

Aqui, está a lista de materiais que vai precisar para montar esse abajur de madeira:

Estrutura:
– 08 cavilhas de 1mx12mm de diâmetro
– 06 palitos usados em espetinhos, de 200mm de comprimento x 3mm de espessura (você encontra em mercados japoneses)
– 01 caixinha de feira ou algum retalho de madeira que tenha na sua casa. Nesse projeto estamos sugerindo o pinus, para combinar com as cavilhas – 02 peças de 130x130mm.
– 01 lixa de grão 100
– 04 folhas de papel vegetal (formato ofício de preferência)
– Cola Branca
– Cola Superbonder

Elétrica:
– 01 cabo de energia para rádio ou DVD
– 01 soquete de lâmpada para abajur
– 01 interruptor de fio (aqueles para abajur)
– 01 lâmpada pequena

Veja todos os detalhes do abajur de madeira:

Repare nessa imagem que a a cavilha que fica por cima de todas, o furo para passar os palitos que montam a estrutura do abajur de madeira não atravessa toda a espessura. Dessa forma, o acabamento fica mais bonito.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-1

Como tampa, usamos um pedaço de madeira pinus, que tiramos de uma caixa de frutas que se encontra em feiras.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-2

O vegetal que utilizamos para que a luz fique difusa dá um toque oriental para esse abajur de madeira.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-3

A tampa se encaixa no topo do abajur de madeira como uma tampa de estojo. Tente preparar o encaixe o mais justo possível, mas sem travar demais.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-4

Detalhe da vista do topo com o fundo e o soquete instalados.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-5

Estrutura pronta, com o papel vegetal já colado.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-6

A tampa e o fundo são do mesmo tamanho. A medida de 13x13cm é inicial. Será preciso ajustá-las para que fixem de forma prática.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-7

Na base, onde está preso o soquete, faça um furo para passar o fio de energia.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-8

Abajur montado e aceso.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-12

Como falamos no vídeo, o nó presente no pinus é translúcido. Fica um detalhe bacana que deve ser preservado.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-11

O tom amarelado é graças à lâmpada que compramos. O amarelo dá uma sensação mais acolhedora ao ambiente.

como-fazer-um-abajur-de-madeira-10

Pronto e já colocado no criado mudo, esse abajur de madeira é fácil de fazer e dá um efeito bacana em seu quarto.

É isso! Espero que tenham gostado e até a próxima!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • Adorei a didática e a construção do abaju. Nota 10. Obrigado por compartilhar.

    30/10/2013
  • Estou louquinha pra fazer ela. Só tô pensando nas ferramentas, que não tenho todas…mas vou dar um jeitinho nisso, rsrs.
    Ah, peço licença pra adaptar a ideia. O abajur vai ser promovido a luminária de teto. Penso em aumentar um pouco, proporcionalmente, o comprimento das cavilhas pra que fique um pouco maior. Assim que resolver minha pendência de ferramentas e conseguir fazer, posto uma foto pra os idealizadores verem como ficou =)
    Sugestão:
    Trabalho com decoração de Interiores e amo decor sustentável e ecodesign, trabalho muito com pallets reciclados e transformados em várias coisas. Por que não fazem um tutorial com alguma ideia utilizando-os. #ficaadica
    Abraços,
    Virei fã, rs.
    Karol

    03/11/2013
    • Karol, a nossa intenção é passar dicas para que os leitores possam também desenvolver ideias! Então, fique à vontade em adaptar o projeto para luminária de teto. Vamos ficar aguardando as fotos, hein? E a ideia do pallet é ótima e logo logo vamos fazer algum tutorial. Abraço!

      03/11/2013
  • Gostei muito da ideia e providenciei logo a minha versão do abajur. No meu caso, usei a mesma estrutura para fazer um pendente, mas por ser fechado somente na parte de cima, estou com dificuldade em fazer o acabamento do papel vegetal na parte inferior, não ficou bacana. Vocês teriam alguma sugestão para eu fazer o acabamento do papel?Abraço

    04/11/2013
  • Ola gostei muito deste video mas nao endendi muito a parte eletrica voces poderiam me ajudar?por favor

    28/11/2013
  • Olá Luciano e Leandro, muito bom o vídeo muito criativo .
    Gostaria de falar para vocês melhorarem o áudio está um pouco baixo, muito obrigado e até mais.

    29/12/2013
  • Pessoal parabéns. Estava olhando uns para comprar, quando apareceu o projeto de vocês. Vou fazer umas alterações, gosto de letras japonesas, pensei em colocar uma no teto do abajur. Sei que o meu não vai ficar tão bom quanto o de vocês, mas assim que estiver ok, mando as fotos

    Obrigado

    16/01/2014
  • Eu posso trocar os espetinhos japoneses pelo os de churrasco ?

    20/03/2014
    • Olá Thales, boa noite! Pode sim, se for daqueles mais finos para fazer os famosos “espetinhos” de gato, rsrsrs… boa sorte no seu projeto e um grande abraço!

      21/03/2014
  • Adorei a ideia! Vocês sabem quanto foi gasto para a compra do material?!
    Parabéns!!!

    10/07/2014
  • Adorei a idéia, vou fazer um pro meu quarto. Gostaria de dar uma sugestão, é muito caro emoldurar quadros hoje em dia, eu montei um quebra-cabeça e fui ver o valor, porém fica muito caro, gostaria que vocês dessem alguma dica de como fazer uma moldura caseira, na realidade aquele degrau que tem atrás da moldura onde encaixa a imagem e o vidro, valeu e parabéns!!!!

    07/08/2014
    • Olá Naiara! Faça o seu abajur e depois não esqueça de mandar a foto pra gente ver como ficou, hein! Boa ideia a do quadro. Eu estou preparando um quadro pequeno aqui, mas a ideia é a mesma. Assim que tiver pronto, eu posto, ok? Grande abraço!

      08/08/2014
  • Oi, bom dia, adorei o canal do YouTube e o site de vocês, com esses pequenos vídeos vocês ajudam muitas pessoas, continuem com os vídeos de tutoriais! Sobre o abajur estou em dúvida do palito japonês, não teria como passarem o nome da caixa que vem esses palitos? E pra que eles servem na verdade se são mesmo para churrasco, estou tendo dificuldade de achar! Muito obrigada! Abraços!

    15/09/2014
    • Olá Hanna! Esses palitos são difíceis de encontrar mesmo. Se você for à um mercado especializado em produtos japoneses, você vai encontrar essas varetinhas. Elas podem ser usadas para fazer espetinhos, mas infelizmente não sei a verdadeira função delas para os japoneses. Olha, procurei a caixa por aqui e não encontrei. Mas eu sei que está por aqui em algum lugar. Assim que eu encontrar, posto a foto. Esses palitos vem em uma caixinha de plástico transparente. Eu comprei num mercado no bairro da Liberdade em São Paulo. Se você estiver por perto, dá uma passada lá! Abraço!

      16/09/2014
  • Oii gostaria muito de saber se posso fazer o mesmo, com mais ou menos 1m de altura? Para canto de sofá. E gostaria de uma dica de abajur grande para o mesmo propósito.

    09/02/2015
    • Oi Caique! Olha, acho que você pode fazer com 1 metro sim. Mas ao invés de usar as cavilhas, compre varões de madeira. Esses varões parecem cabo de vassoura. Quanto à dica, vamos anotar aqui na lista de ideias! Muito obrigado por comentar e um abraço!

      13/02/2015
  • Olá, gostaria de saber onde posso encontrar essas cavilhas para comprar, e se possível, saber quanto gastaram?
    Desde já, obrigado.

    09/05/2015
    • Olá Misael. Compramos em uma loja madeireira. Precisa ser em madeireira pois em lojas de ferramentas você não vai encontrar. Não lembro quanto paguei por essas cavilhas, mas não é caro. Esse abajur deve ter ficado uns R$ 30, acredito eu. Mas já faz tanto tempo que fizemos que nem me lembro. Obrigado por comentar e um abraço!

      13/05/2015
  • Muito bom e bem explicado, abrindo a mente para mais idéias .

    Grato.

    Jair soares

    02/06/2015
    • Obrigado Jair! É isso aí, ideias novas são sempre bem vindas! Abraço!

      02/06/2015
  • Olá, Boa Tarde!
    Vocês poderiam informar qual a distancia da extremidade até o furo nas cavilhas?

    06/06/2015
  • OLÁ ADOREI ESSE ABAJUR PARABÉNS, GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR UM MATERIAL QUE NÃO SEJA CAVILHA UM MATERIAL QUE NÃO SEJA ARREDONDADO, UM MATERIAL QUADRADO INVÉS DE REDONDO, GRATO E SUCESSO PRA VOCÊS.

    02/08/2015
  • Lindo demais, adorei, vou fazer um pra minha casa, meus parabéns e obrigado por nos ensinar tantas coisas boas!
    Que Deus os abençoes!

    24/08/2015
    • Obrigado Charliton, por nos acompanhar. Grande abraço e capricha no seu abajur!

      25/08/2015
  • Olá Luciano e Leandro, como estão?
    Parabéns por dividir suas experiências com a gente, principalmente eu que estou começando a me aventurar na marcenaria como hobby.
    Eu adorei a ideia do abajur e mal posso esperar para fazer, porém eu não consigo encontrar cavilha de com 1M de comprimento. Por favor, alguma sugestão onde eu possar encontrar este material?
    Obrigada e dois abraços.

    11/09/2015
    • Andrea, procure em madeireiras. Você deve encontrar fácil. Boa sorte e bom trabalho pra você!

      19/09/2015
  • Oi, uma dúvida: o tipo de cabo, plugue, interruptor, precisa ser específico para cada voltagem? É que comprei uma luminária pronta, mas tanto o plugue quanto o bocal da lâmpada trazem uma marcação de 250V. Não posso usar na rede 110V?

    16/09/2015
    • Karla, geralmente para lâmpada isso não faz muita diferença. As lâmpadas econômicas puxam pouca carga e você estará usando um material preparado para uma voltagem mais alta. Se você tentasse usar o material de 110v na tomada de 220v poderia esquentar demais o fio. E essa marcação mostra a capacidade do plugue e do bocal, ou seja, eles aguentam até 250v. Compre uma lâmpada 110v e acho que não terá problemas. Abraço!

      19/09/2015
  • OLA .
    QUAL É O TAMANHO DA CAVILHA?

    20/05/2016
  • Olá, adorei o trabalho e pretendo fazer pra dar de presente…eu só não entendi como vcs encaixam depois a parte de baixo já com o bocal da tampada…vocês poderiam me explicar, por favor?

    01/12/2017
    • Olá Gislaine, tudo bem? Primeiro se encaixa o fundo e fixamos com cola ou parafuso pequeno. Depois de fixado que se instala o bocal na base. Obrigado pelo comentário e grande abraço!

      12/12/2017

Deixe um comentário