InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo fazer abridor de garrafas muito simples!

Como fazer abridor de garrafas muito simples!

Retalhos de madeira são o que mais encontramos quando estamos atrás de matéria-prima. Então, que tal aprender como fazer abridor de garrafas muito simples com esses retalhos e presentear seus amigos?

Dias atrás, fizemos um malho de madeira estilo japonês e ficamos com as sobras dos cabos que fizemos. Dessa forma, decidimos usar essas sobras para fazer um abridor de garrafas em madeira, com um toque de marchetaria bem simples.

Esse estilo de abridor era uma das primeiras atividades de marcenaria do ginásio, quando era matéria da grade escolar. Aliás, meu pai que me contou e me mostrou o primeiro abridor que fez, em formato de peixe.

O legal desse projeto é que dá para soltar a criatividade e desenvolver várias opções, a partir de dimensões básicas. Sob o mesmo ponto de vista, mostramos nesse tutorial.

Escolhendo o retalho ideal para fazer um abridor de garrafas

O primeiro passo é conseguir um retalho com as dimensões aproximadas das imagens. Repare que usei o lado da escala onde aparecem somente os centímetros, justamente para que não se prenda à medidas exatas. A intenção aqui é dar espaço ao seu estilo de trabalho, um ótimo exercício para iniciantes.

Na imagem acima, veja que a largura é de aproximadamente 2,5 centímetros, o diâmetro de uma tampa. Abaixo, mostro a espessura do abridor de garrafa, que tem que ser o suficiente para o parafuso não atravessar e ficar firme para conseguir tirar a tampa. O retalho que usei tem por volta de 1,5 centímetro.

Cortado o retalho nas dimensões aproximadas sugeridas, é hora de lixar para um acabamento bonito e polido. Aproveite para treinar sua técnica de lixamento e de aplicação de verniz e, porque não, usar uma boneca para fazer isso?

Depois de lixado, colocaremos o parafuso, que fica a uma distância aproximada de 1,5 centímetro do fim do abridor, centralizado na largura de sua peça. Marque a posição com um punção.

Colocando o parafuso: atenção ao tipo de cabeça!

O parafuso que será utilizado terá que ser ou um parafuso com cabeça flangeada (como o mostrado nesse tutorial) ou um parafuso cabeça panela.

Os parafusos com cabeça escareada não irão funcionar, já que seu formato não permitirá encaixar na tampa da garrafa.

Se for um parafuso comum cabeça panela talvez seja necessário fazer um pré-furo na madeira com uma broca da mesma espessura do núcleo do corpo do seu parafuso, sem contar a rosca.

Depois de colocado o parafuso, é hora de atentar ao tanto que vai penetrar na madeira. Importante manter a altura entre a base da cabeça e a madeira em aproximadamente 7 milímetros, para encaixar na tampa. Se ficou mais baixo que 7 milímetros, solte um pouco para aumentar essa distância.

Feito isso, é hora de testar seu novo utensílio e, porque não?, se refrescar com uma bebida geladinha!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário