InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo fazer um compasso de marceneiro

Como fazer um compasso de marceneiro

Olá Pessoal! Se é sexta, é dia de vídeo dos Empoeirados! E o vídeo de hoje vai mostrar como fazer um compasso de marceneiro bem bacana.

O compasso é uma ferramenta muito útil em sua oficina, mas às vezes não encontramos no tamanho de nossas necessidades. Por exemplo, se você for fazer uma prateleira de canto, você vai precisar desse compasso.

Mas é muito simples de fazer que fica pronto em apenas uma manhã (ou uma tarde! rsrsrs)

Desenvolvemos essa ideia porque vimos essa utilização com os famosos T-Tracks americanos. Porém, como esse perfil é muito difícil de encontrar por aqui (talvez não por muito tempo!!!), encontramos um parecido na Leroy Merlin, cuja função principal é servir de suporte para prateleiras.

Então, para fazer um compasso de marceneiro, você vai precisar de:

– Sarrafo de 25x40mm para cortar duas peças com 70mm de comprimento, para os suportes do lápis e da ponta seca;
– Trilho de prateleira em alumínio;
– 2 Parafusos com cabeça sextavada que encaixem no trilho com mais ou menos 35mm de comprimento;
– 2 parafusos com cabeça sextavada que encaixem no trilho com mais ou menos 10 ou 15mm de comprimento;
– Prego de caibro para fazer a ponta seca;
– Manípulos ou borboletas para prender os sarrafos no trilho.

E agora é só assistir ao passo-a-passo!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Grande post! ferramenta de enorme utilidade e simples de fazer.
    Abraços a todos.
    Wagner.

    13/02/2015
  • Por favor, apenas ñ entendi o porque do corte horizontal na peça onde vai o lápis do compasso.

    Obrigado

    19/02/2015
  • Caro leandro , gostaria de saber se posso usar a bancada para a tupia do site. para a tupia black decker mod rp 250. claro esta de parabens. aguardo resposta para construção da minha….

    25/02/2015
  • Parabéns, mais uma ótima dica
    Obrigado, aliás devo uns 15 obrigados

    15 obrigados.

    26/06/2015
  • Achei super interessante a fabricação desse compasso.Vou tentar fazê-lo,pois necessito muito para artesanato de madeira.Sugiro que façam para a venda.Necessito de um.Gostaria que me enviasse um e, o pagamento faço via banco ou correio.Parabéns Luciano e Leandro

    21/12/2015
  • Super interessante a montagem do compasso.Necessito de um para artesanato.Vou tentar fazê-lo.Sugiro que façam para a venda.Tenho necessidade de adquiri-lo.Faço o depósito bancário ou no correio.Parabéns Leandro e Luciano.

    21/12/2015

Deixe um comentário