InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo fazer um esquadro de madeira

Como fazer um esquadro de madeira

Olá amigos Empoeirados! Tudo bem?

Hoje vamos mostrar como fazer um esquadro de madeira para você utilizar em sua oficina. Esquadros são ferramentas indispensáveis tanto para o profissional quanto para o hobbista. Além disso, a montagem dessa peça simples exige atenção para garantir um alinhamento perfeito. Por isso é um bom exercício para suas habilidades.

Esse modelo fizemos com MDF, mas você pode utilizar um compensado também. E como nem todos têm uma tupia para fazer o rasgo, propomos uma solução bastante interessante ao final do vídeo para que você possa fazer o seu esquadro de madeira mesmo com ferramentas básicas.

Faça o seu! Baixe aqui o projeto em PDF.

NOVIDADE: Compre o kit e monte o seu esquadro de madeira na Loja Empoeirados online! Clique aqui!

Então, mãos à obra e bom trabalho!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Valeu pessoal!
    esquadrão muito legal.
    Dá também para fazer o rasgo com a serra tico tico.
    Abraços,
    Wagner.

    13/03/2015
  • Mais uma vez parabéns. Muito útil e simples de fazer.
    Quem não tem a tupia pode fazer o rasgo com a tico tico mesmo, como já comentou outro colega.

    20/03/2015
  • Tenho visto vários vídeos ensinando como fazer , de uma maneira fácil, várias ferramentas para meu uso; porém notei que, por exemplo, na mesa para tupia voces não mencionam nenhuma medida. Essas medidas são aleatórias? Abraços Thiago

    29/06/2015
  • Muito bom,simples, barato mas eficiente, ótima idéia, parabéns.

    03/07/2015
  • Muito bom,ótimaidéia.

    03/07/2015
  • Boa Tarde galerinha achei o site de vcs super interessante pois comecei agora e ainda estou meio cru na marcenaria, eu fiz uma serra de mesa usando uma serra manual ficou muito boa porém fiquei sabendo que a serra influencia na qualidade de acabamento da peça, gostaria de estar sabendo um pouco mais vcs poderiam dar uma dica.
    Valeu e um abraço.

    Wladimir

    31/07/2015
  • Apenas deixando uma dica.. este esquadro pode ser usado de modelo para tupia de coluna também. Usando aquela peça que vem junto que acho que chama copia de template. Com isto. Além de riscar ajuda na fresa reta ou ilusão de cortar o mais reto possível com a tico..

    14/05/2016

Deixe um comentário