InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo fazer uma extensão elétrica – Parte 2

Como fazer uma extensão elétrica – Parte 2

Olá amigos Empoeirados! Estamos de volta com a segunda e última parte do nosso vídeo de como fazer uma extensão elétrica.

Nessa parte, vamos à montagem da extensão em si. São dicas, como dissemos, bem básicas, mas que podem ajudar você a montar sua própria extensão elétrica.

Alguns cuidados como ligar o fio correto no pino terra precisam ser garantidos. Além disso, a medida do fio (grosso ou fino) é muito importante também. Quando for comprar o fio na loja de materiais elétricos, diga ao atendente que tipo de extensão que você quer montar (três fios ou dois fios), a finalidade e a metragem para que ele ajude a escolher os materiais corretos.

Na imagem abaixo, veja como devem ser ligados os fios quando for instalar uma tomada. As cores das setas indicam as cores preferenciais dos fios. De modo geral, o fio azul é sempre o neutro e o fio verde é sempre o terra. Também existe um fio cuja capa é verde e amarela, que também é usado como terra. Tenha isso sempre em mente para saber como fazer uma extensão elétrica.

Tomada de parede

As cores são muito importantes para a identificação dos fios, já que são definidas em normas técnicas. Dessa forma, os profissionais de eletricidade sabem onde ligar cada fio sem ter que ficar “adivinhando” o que é o que.

Como montar extensão – importante observação

Quando for montar uma extensão elétrica, é importante garantir que está ligando cada fio em seu respectivo pino, sem inverter as cores. Isso é muito importante principalmente para o terra. Se cruzar os fios, o risco de queima o seu aparelho elétrico é alto. Somente faça a ligação se sentir seguro quanto à isso. Caso contrário, chame um profissional.

Mas atenção ao ligar os fios no plug (ou tomada) macho. Ele é exatamente o espelho da tomada de parede. Quando for encaixar o plugue na tomada, o fio neutro (azul) deve estar ligado ao pino do neutro. Veja na imagem abaixo a posição correta dos pinos.

Como fazer uma extensão elétrica

Olhando o pino de frente, com o terra agora virado para cima, o neutro é ligado ao pino da direita.

tomada2

Mais uma imagem em um ângulo um pouco diferente para melhor visualização.

Então é isso aí pessoal. Em dúvidas, assistam ao vídeo completo.

Para quem gosta de eletricidade, achamos uma apostila grátis sobre eletricidade básica.

Um grande abraço!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • enveredei há pouco no conhecimento sobre eletricidade para aprender a fazer pequenos consertos domésticos. achei os vídeos e comentários de vocês muito bons, com muita clareza, antecipando as possíveis confusões.
    também gostei de relembrar a música do ‘pepino, nem do grosso, nem do fino’
    valeu

    30/12/2015

Deixe um comentário