InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo instalar uma porta de correr?

Como instalar uma porta de correr?

Olá Amigos Empoeirados,

Esses dias tive que instalar uma porta de correr na minha casa. Parecia ser bem simples, mas confesso que não achei muito não. Mas, nada é impossível para um Empoeirado! Isso lembra aquele desenhinho, Super Mouse seu amigo, vai salvá-lo do perigo! Hehehe… isso denuncia a idade né? Bom, enfim, vamos mudar de assunto.

Fui na loja e comprei um kit da Pado. Vi várias opções, mas gostei mais dessa, achei que o acabamento era mais bonito, e no final das contas, me agradou bastante. A porta, eu escolhi uma branca normal mesmo para combinar com as cores da minha casa. Sempre falo que é preferível comprar algo neutro e depois mudar do que o contrário.

Mas vamos lá para o passo a passo.

1. Antes de mais nada, verifique todas as peças e leia o manual de montagem. Esse é o KIT SMART da Pado.

2. A primeira coisa que fiz, foi instalar o suporte das roldanas, que fixado na porta. Medi certinho os dois furos, marquei e depois com um riscador ou punção, fiz a marcação para fazer a furação. Esse riscador que está vendo aí, temos na Loja Empoeirados, se quiser comprar, clica aqui.

3. E bora furar! Prenda com um grampo, fica melhor. Eu utilizei um grampo super bacana da Lufkin. Repare que furo é passante mesmo.

4. Pronto, furo feito. Agora é só instalar o suporte.

5. Do lado de trás da porta, com uma chave alen, faça o aperto.

6. Aqui, você terá que embutir esse acessório, que vai servir para movimentar a porta, dos dois lados ok? Só que antes, veja se a posição é igual, tanto na frente como atrás, a minha não ficou, por causa da parede, então, tive que fazer duas medições – faça isso antes de sair fresando. Eu utilizei uma tupia com uma Fresa Reta/Paralela da Amana Tool. Faça a marcação com um lápis certinho e mande bala!

7. Rasgo e rebaixo feito, só colocar e fixar!

8. Aproveite que a tupia tá no jeito e faça o rasgo de fora a fora conforme abaixo. A medida do rasgo vem anotado no manual, se não me engano, o rasgo que fiz foi de 10mm. Mas verifique qual é certinho para não ter erro (espessura e altura). Essa peça que vai fixada no chão, vai servir que a sua porta não fique balançando com o vento e um guia para ela correr perfeitamente na horizontal.

9. Agora vamos instalar a porta no local. Antes de mais nada, coloque a porta, veja a posição certinho para fixar a barra que vai em cima. Para  isso utilize um nível, de preferência bom, esse que estou usando é um da Starrett – profissa! Use as cunhas que vem junto do kit, elas vão servir de base para você deixar esse espaço embaixo, assim a porta não vai ficar raspando no chão, certo?

10. Para fixar vai precisar de parafuso e bucha (que já vem no kit), além da furadeira e broca, claro. Coloque a porta para ver se está tudo beleza, correndo bem e nivelada.

11. No kit, também vem essa peça que chamo de “stop” (vem 2 unidades). É só colocar no trilho e fixar com uma chave alen. Esse acessório vai servir que a porta feche certinho no espaço que tem. Assim, a porta fica no centro 100%. Coloque nas duas extremidades.

12. No chão também temos que fixar o “stop”. Eu não parafusei, coloquei uma fita dupla face mesmo, mas fica a seu critério. Não quis fazer mais um furo no meu porcelanato tão bonitinho!…rs Também vem duas peças.

13. Prontinho. Olha que legal!

14. Na parte da frente…

15. E na parte de trás…

É isso aí! Não é tão complicado, mas é trabalhoso. E outra, você tem que ter uma tupia e fresa para fazer o trabalho. Mas o resultado é bacana, muda bem o ambiente e é uma alternativa quando você quer fechar ou separar um ambiente de outro.

Espero que tenha gostado! Em breve tem mais. Inté.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Sem Comentários

Deixe um comentário