InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYComo fazer grampo de madeira em casa

Como fazer grampo de madeira em casa

Olá pessoal, bom dia! Para quem trabalha com madeira, principalmente os que montam móveis, sabe o quanto os grampos são úteis. Hoje em dia, sobram opções de grampo no mercado. Grampos para aperto rápido, para 90 graus, para montar prateleiras, etc.

Agora, você já pensou em fazer grampo de madeira? Então assista ao novo episódio do Empoeirados e faça o seu próprio grampo para ser o seu mais novo ajudante!

Você vai precisar de:

– Um caibro de madeira dura 4×4 cm aparelhado;

– Uma barra roscada de 100cm, com diâmetro de 1cm;

– Serrote manual;

– Lixa (veja como lixar madeira antes de começar o trabalho);

– Furadeira e brocas.

Faça o download do projeto do grampo de madeira em PDF, assista já e descubra o passo a passo!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Sensacional..Estava mesmo precisando disso.
    É possível fazer morsa ?
    Abraços.

    07/03/2014
  • muito bem explicado o grampo de madeira , só faltou o tamanho dos pedaços de peroba , gostaria de que vocês pudessem informar , as medidas dos furos e outras medidas estão informadas somente o tamanho dos braços se vocês repararem falta mesmas

    24/05/2014
  • Olá pessoal.
    Grande dica vocês deram, vai ser muito útil para mim.
    Só fiquei com uma dúvida, que super cola é essa que vocês usaram para prender a barra roscada na madeira? Já vi em vários tutoriais de marcenaria o pessoal prendendo, mas não vi ninguém comentando que cola seria essa :/

    Abraços e parabéns pelo canal/site.

    14/07/2014
    • Renato, beleza aí? A cola que usamos é aquela branca mesmo (PVA)… Nós usamos uma da marca Eucafloor que é muito boa. Mas pode ser uma outra também, aquelas convencionais para madeira. Obrigado pelos comentários! Fique ligado aí!! Abração…

      14/07/2014
  • OLÁ LEANDRO/LUCIANO BOA TARDE. PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO EMPOEIRADOS E PELA MANEIRA DETALHADA DE SE ENSINAR, ISSO É SEM SOMBRA DE DÚVIDAS DE GRANDE VALÍA PARA TODOS, INCLUSIVE PARA MÍM QUE JÁ ESTOU DANDO MINHAS CACETADAS. NÃO ABUSANDO DE SUAS BONDADES, GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O PEQUENO ESQUADRO USADO NO VÍDEO COMO FAZER GRAMPO DE MADEIRA,TAIS COMO SUA MARCA, DIMENSÕES E ONDE PODE SER COMPRADO. CIENTE DE SER ATENDIDO, ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO.

    02/08/2014
    • Grande Lineu. Primeiramente, obrigado pela mensagem, bom que gostou e está curtindo. Ficamos contente! Do esquadro, nós temos ele para vender, me manda um email por favor e conversamos melhor, pode ser? Anota aí: [email protected], obrigado!

      04/08/2014
  • Antes de tudo Parabéns pelo Blog, acompanho e curto muito!!!! Eu gostaria de saber o comprimento usado nas madeiras? um grande abraço e continue postando.

    08/08/2014
  • Parabéns pelo Blog agora vou acompanhar sempre mais eu queria saber o comprimento usado nas madeiras que no arquivo PDF não tem a medida do comprimento dela abraços

    25/09/2014
  • Olá Leandro/Luciano, tudo bem?
    Gostaria de saber se vocês já tentaram fazer o grampo de pressão, este que vocês usam feito em plástico parecendo uma garra de caranguejo pois eu tinha dois e um deles quebrou após ficar poucos minutos segurando uma peça pequena e pagar R$37,00 reais por uma ferramenta que quebra fácil, é preferível aprender a fazer de madeira.
    Abraços.

    25/09/2014
  • Oi, Leandro/Luciano, vcs já tentaram fazer um grampo de ângulos com fita, em madeira, creio que ficaria ótimo.

    24/11/2014
  • me de uma ajuda por favor! que cola é essa que usaram?
    que cola se usa para colar madeira e metal?
    ficou jóia o grampo.

    26/11/2014
  • Fiquei impressionado com o site de vocês e os vídeos. Muito organizado, limpo e objetivo. A forma como apresentam os vídeos é muito leve e agradável. Parabéns.

    14/12/2014
  • Olá,
    Caras vocês são de mais, também adoro o ‘milagre da transformação’ dar um rumo a coisas que as pessoas davam como inúteis, e, porque comprar se eu mesma posso fazer, rsrsrsrs. Vou fazer o grampo fazia bastante tempo que estava tentando fazer um, mas, não tinha conseguido idealizar um que me servisse como eu precisava, obrigado pelas dicas incríveis.

    Abraços.

    20/07/2015
  • muito bom mesmo ..mais uma pergunta apenas… se em vez de fazer a furaçao ate o mei o colocar cola tambem ficaria bom fazer esse mesmo furo dar aperto com cola e por uma porca no final bem justa ..tbm funcionaria correto?

    23/10/2015
  • Parabéns pelos trabalhos de vocês, todos são ótimos e bem explicados.
    No caso do grampo de madeira, a barra rosqueada, posso fazer de 700mm? e também saber se você tem projeto de bancada de madeira com morsa e cocho.
    Também quero parabeniza-los pelo excelente site EMPOERADOS
    Muito obrigado

    23/11/2015
  • Gostaria de saber se vocês conhecem algum curso de fabricação de canoas e Stand Up Padlle.

    04/04/2016
    • A Cose di Legno tinha um curso de carpintaria naval, não sei se ainda existe. http://cosedilegno.com.br

      04/05/2016
  • Olá, Leandro e Luciano (ou vice-versa, tanto faz 😀 ).
    Desde que comecei a buscar orientação sobre como consertar um braço de violão que ganhei (e a arte está em andamento) acabei encontrando o blog de vocês.
    Tenho curtido cada dica, video e PDF.
    Parabéns, está sendo um curso para mim. Sou, na verdadeira expressão da palavra, um amador de marcenaria.
    Quanto a este grampo, abri o PDF mas também não encontrei o comprimento da madeira.
    Será que está no verso do PDF? Kkkkkk, só pra descontrair.
    Obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
    Fico no aguardo de novas dicas.
    Grande abraço.

    PS.: Vocês são do interior de SP? Conhecem algum curso de marcenaria próximo a Bauru, onde moro?

    16/06/2016
  • Gosto de projetos simples de fazer. Sou Químico Industrial e desenvolvo projetos para tratamento de água e esgoto. Então preciso de ferramentas de facil acesso. Obg pelos posts. São de grande utilidade.

    16/07/2016

Deixe um comentário