InicioEpisódiosFerramentas, Máquinas, Acessórios e OutrosAfiadora Manrod MR-6 Refrigerada a Água – Review
Afiadora Elétrica Manrod

Afiadora Manrod MR-6 Refrigerada a Água – Review

A marcenaria é uma atividade muito apaixonante. É um prazer pessoal ver pedaços de madeira tomando forma de um móvel, uma escultura, um brinquedo, etc. Mas para ser prazerosa, é preciso manter as ferramentas sempre bem afiadas. Essa tarefa pode ser cansativa e muito chata de se fazer, mas com a afiadora Manrod MR-6 refrigerada a água, afiar ferramentas passou a ser algo divertido. Assim, não vou me surpreender se você ficar viciado em deixar suas ferramentas cortando como navalhas, com um fio super cortante e polido!

Sempre gostamos de adquirir ferramentas de qualidade, e quem nos acompanha já deve ter visto em nossos vídeos nossos formões, plainas e serrotes. Entretanto manter essas ferramentas afiadas dava um certo trabalho, pois era preciso gastar um bom tempo afiando. Confesso que minha adesão às ferramentas com insertos foi tomada justamente pela minha preguiça de afiar. Por isso quando conhecemos essa afiadora elétrica ficamos muito felizes. As nossas ferramentas agora estão sempre prontas para o trabalho.

E digo mais, gostamos tanto dela que incluiríamos em nossa lista de 10 ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria que publicamos aqui em nosso blog.

Afiadora Refrigerada a Água Manrod

A facilidade de se afiar com a afiadora Manrod MR-6 refrigerada a água é tanta que deixamos ela numa bancada com fácil acesso. Assim, afiamos nossas ferramentas a cada meia-hora de trabalho. E a roda de couro que vem com a máquina é incrível para assentar o fio.

Sobre a Manrod

A Manrod é uma empresa brasileira pertencente ao grupo Celmar, distribuidora de ferramentas fundada em 1989. Sob o rótulo Manrod, a Celmar investiu no desenvolvimento de máquinas diversas como tornos CNC, fresadoras CNC, tornos industriais, tornos mecânicos e tornos para madeira. Talvez a Manrod seja mais conhecida pelo torno Manrod MR-1218 que está fazendo sucesso entre os torneiros do país. Mas esse é assunto para outro post!

Ao invés de trazer produtos baratos da China para entrar em combate por preço, a Manrod se posicionou como uma marca que investe em equipamentos de qualidade e com custo acessível. Entretanto, investe também na disponibilização de peças para reposição e acessórios exclusivos, atendendo com presteza e agilidade clientes que precisem repor peças sem atrasar a produtividade de suas empresas.

Com toda essa preocupação com o fornecimento de produtos de qualidade e confiáveis, a sinergia com nossa marca ficou evidente. Por isso, a parceria com a Loja Empoeirados aconteceu naturalmente.

Características Técnicas da Afiadora Manrod MR-6 Refrigerada a Água

Vamos ao que interessa: informações técnicas da afiadora elétrica Manrod MR-6.

À primeira vista, é fácil confundir a afiadora de ferramentas com um esmeril. Porém frizamos que não se trata de tal máquina. Enquanto o moto-esmeril trabalha com um giro de aproximadamente 3000 RPM (pode variar de acordo com o modelo, mas essa é uma média) a afiadora refrigerada a água Manrod trabalha com um giro de 115 RPM. Essa velocidade permite uma afiação suave, sem afetar a tempera do metal. Além disso, por trabalhar com uma bandeja de água, essa velocidade evita o respingo enquanto o rebolo gira.

Sua potência é baixa, já que o esforço é pequeno. Isso a torna uma afiadora elétrica de baixo consumo: 180W. Esse valor também contribui para que a máquina seja segura de operar. Além disso, está disponível apenas na versão 220v / 60Hz.

Resumindo:

  • Dimensões do rebolo abrasivo (pedra): Ø 200 x 40mm
  • Dimensões do rebolo de couro: Ø 200 x 31mm
  • Giro: 115 rpm
  • Potência: 180W / 1/4 HP
  • Alimentação: 220V/60Hz/1Ph
  • Dimensões da embalagem: 380 x 325 x 385mm
  • Peso bruto: 12kg
  • Peso líquido: 10,5 Kg
  • Rebolo de pedra número 220 para eixos de 1/2 polegada, para trabalho úmido

Acessórios que acompanham a máquina

Ao adquirir a máquina, o usuário já está pronto para afiar formões, lâminas de plaina, facas, tesouras, etc. Analogamente ela já contempla alguns acessórios tais como o suporte universal e a barra de descanso de ferramentas.

Com o suporte universal, é possível afiar formões e facas de plaina com aferição precisa de ângulo. Aliás, já mostramos aqui no blog um arquivo com os ângulos mais comuns de afiação de formões. Por outro lado, facas e tesouras podem ser afiadas à mão livre, usando a barra de descanso como apoio para manter as mãos firmes.

Não apenas acompanham a máquina uma pasta de afiação para aplicar no rebolo de couro, um gabarito para medir ângulos de afiação e o rebolo de pedra, como também tudo isso vem esclarecido e detalhado no manual do produto escrito em português!

Acessórios Inclusos com a Afiadora Manrod

A embalagem contém:

  • Afiadora refrigerada a água Manrod MR-6;
  • Gabarito para aferição e ajuste de ângulos de corte (foto acima);
  • Pasta de afiar para tira de couro (foto acima);
  • Rebolo de pedra de 8 polegadas, # 220;
  • Barra de descanso de ferramentas (foto acima);
  • Suporte universal para ferramentas de corte (suporte tipo “F” na foto acima).

Acessórios opcionais da Afiadora Refrigerada a Água Manrod

Com o tempo, sua necessidade de afiar determinadas ferramentas vai ficando mais evidente. Assim como um torneiro vai sentir necessidade de um gabarito específico para suas goivas, um amante do churrasco vai querer deixar suas facas cortando como navalhas. Por consequência, a Manrod disponibiliza diversas acessórios opcionais para incrementar sua afiadora refrigerada a água.

A lista de acessórios Manrod é completa, mas existe ainda a possibilidade de se utilizar acessórios de outras marcas para usar na afiadora. Os acessórios TORMEK são um exemplo que faz os olhos de muitos amantes da afiação brilharem. E é isso mesmo que você leu: a afiadora aceita os acessórios da consagrada empresa sueca TORMEK! Então, se algum acessório que você precisa não constar na lista da Manrod, você pode adquirir outros de qualquer marca, desde que encaixe na barra de descanso de ferramentas, que tem 12mm de diâmetro.

Suporte de Apoio para Afiadora MR-6-18

Esse suporte oferece uma área maior de apoio para ferramentas difíceis de apoio na barra de descanso. Um bom exemplo são formões longos e a goiva de torno “Round Nose”, exemplificada na foto.

Suporte grande para afiadora refrigerada a água Manrod

Gabarito para Afiar Facas de Plainas – MR-6-10

Embora o suporte universal que acompanha a afiadora refrigerada a água Manrod sirva para seguras lâminas de plaina ou formões, esse acessório opcional permite um melhor controle de cambagem na afiação. Repare que ele tem dois manípulos, um em cada ponta (mostrados nos círculos vermelhos da imagem abaixo), que controlam a inclinação do suporte em relação à superfície do rebolo. Alguns marceneiros preferem fazer essa cambagem para facilitar o aplainamento de faces de tábuas, evitando que as bordas da faca façam cortes que marcam a superfície.

Extensão de Descanso de Ferramenta para Afiadora Manrod MR-6-13

Esse acessório opcional permite alongar a barra de descanso de ferramentas para usar os dois rebolos sem precisar ficar trocando de lado toda hora. Uma vez que temos dois rebolos, porque não usá-los de forma mais inteligente, não é mesmo?

Roda de Couro 100mm Diâmetro para Afiadora Manrod MR-6-16

Eventualmente o usuário irá perceber que o rebolo de couro não tem o formato necessário para limpar as rebarbas de algumas ferramentas, principalmente de goivas de entalhes menores. Assim, a aquisição da roda de couro com perfil será inadiável. Com ela será possível limpar rebarbas de goivas estreitas, com as goivas “spindle” usada para desenhar detalhes em peças torneadas.

Gabarito para Afiação de Goivas de Desbaste MR-6-15

Esse gabarito é tão simples quanto imprescindível na afiação de goivas de desbaste muito utilizadas por torneiros. As goivas de desbaste têm um perfil em “U” com um raio bem definido. Tanto é verdade que alguns artesãos constroem a própria goiva cortanto tubos metálicos com paredes grossas para fazer essa ferramenta. Sendo assim, esse gabarito permite girar a ferramenta de forma homogênea. Assim a afiação fica com um ângulo preciso em toda a extensão do corte. Muito legal!

Gabarito para Afiação de Goivas “Spindle” e Formões de Escavar MR-6-11

As goivas com perfil mais baixo, ou as goivas de detalhe como as “spindles”, precisam de uma afiação simétrica porém com um prolongamento da ponta. Diante disso, esse gabarito é imbatível pois oferece uma regulagem que permite fazer um prolongamento curto ou mais longo.

Gabarito para Afiar Machadinhos MR-6-01

Os cuteleiros de plantão podem ficar tranquilos que até mesmo machadinhos podem ser facilmente afiados com esse gabarito. Por isso a afiadora refrigerada a água Manrod é indispensável para os amantes da cutelaria profissional e artesanal.

Gabarito para Afiar Facas Curtas MR-6-19 e Gabarito para Afiar Facas Longas MR-6-12

Esses dois gabaritos são de essencial importância ao se afiar facas. Eu pessoalmente acredito que essa é a tarefa mais perigosa para se fazer nessa máquina. Sendo assim, já inclui esse gabarito no pacote.

Gabrito para afiar facas longas

Além disso, é mais fácil manter o ângulo de afiação e o desenho do perfil da faca com esse acessório opcional. Portanto é uma boa oportunidade para aliar segurança e precisão.

Gabarito para afiar facas curtas

Gabarito para Afiar Tesouras MR-6-07

Tesouras pequenas, tesouras médias e tesouras grandes. Esse acessório opcional permite prender com segurança essas ferramentas para garantir uma afiação no ângulo correto, preservando o perfil original. Consequentemente, o serviço ficará muito melhor, até mesmo com tesouras de grama!

gabarito para afiar tesouras

Gabarito Angular para Afiadora Manrod MR-6-20

Ao adquirir sua afiadora refrigerada a água Manrod, ela já acompanha um gabarito para conferir os ângulos de afiação das ferramentas. Porém, esse acessório opcional permite medir qualquer ângulo desejado, além de se ajustar ao desgaste do rebolo. Ou seja, mesma que sua pedra vá diminuindo em diâmetro, suas medições de ângulo continuarão precisas, já que o mesmo se ajusta à pedras de afiar de 150 a 250mm de diâmetro. Já o gabarito que acompanha a máquina é preciso somente em pedras de 8 polegadas (200mm).

Dressador Diamantado p/ Rebolo da Afiadora Manrod – MR-6-06

Já que falamos do gabarito angular acima, aqui é o ponto ideal para informar que sim, a pedra vai desgastar. Inevitavelmente. Aliás, a manutenção de uma superfície plana e esquadrejada é fundamental para garantir afiações perfeitas.

Ao afiar as ferramentas é importante mover os gabaritos em toda a largura da face do rebolo para que sua superfície se desgaste de forma igual. Porém, algumas ferramentas podem causar sulcos na face do rebolo. Sendo assim será necessário retificar sua pedra sempre que isso acontecer.

dressador para retificar rebolo de afiação

Para isso serve o dressador diamantado. Esse acessório permite fazer uma retífica precisa na face do seu rebolo. Dessa forma mantem-se a precisão na afiação de facas de plainas e formões, por exemplo.

Sabendo disso, o gabarito angular para afiadora refrigerada a água Manrod faz mais sentido agora, não é mesmo?

Conclusão Sobre a Afiadora Refrigerada a Água Manrod MR-6

Resumindo, os detalhes que mais gostamos são:

  • Extremamente silenciosa;
  • Possibilidade de usar gabaritos da TORMEK ou outros que caibam em suportes de 12mm;
  • Preço muito acessível;
  • Possibilidade de afiar em diversos ângulos diferentes;
  • Disponibilidade de peças caso precise fazer alguma manutenção;
  • Facilidade de operação.

Bom pessoal, é isso. Realmente gostamos dessa afiadora elétrica e achamos que vale o investimento. Além de ser uma ferramenta que ajuda muito no dia-a-dia, ainda pode servir para fazer um serviço extra para seus amigos marceneiros, cuteleiros e churrasqueiros de plantão. Basta fazer os cálculos de consumo e começar a ganhar um dinheirinho, porque não?

Um grande abraço e até um próximo artigo!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário