InicioEpisódiosFerramentas, Máquinas, Acessórios e OutrosPonta da trena solta – não jogue fora antes de ler isso!

Ponta da trena solta – não jogue fora antes de ler isso!

Sim, se você chegou aqui, é porque o enunciado lhe chamou a atenção: ponta da trena solta.

Que jogue a primeira pedra quem nunca achou que o gancho da trena estivesse solto. Quando comprei a minha primeira trena, confesso que achei que estava estragada. Só nunca apertei ou colei porque acreditava que essa folga era muito pequena para os tipos de medições que estava acostumado a fazer (medir paredes e chão para comprar os móveis para a casa que eu mudaria depois de casado).

Trena

Enfim, a ponta da trena solta indica que está quebrada?

Não! Toda boa trena tem essa folga na ponta para compensar o deslocamento do ponto zero quando vamos medir peças internas e externas. Assim, a folga deve ter, aproximadamente, a espessura da chapa de metal usada no gancho.

Na verdade, essa explicação é tão simples, que dispensa mais texto que isso. Então vamos completar com imagens:

Medindo área interna de uma caixa com uma trena

Ao medir internamente, o gancho se desloca para compensar a espessura da chapa de metal do qual é feito.

 

Medindo área externa de uma caixa com uma trena.

Ao tirar a medida da área externa de uma peça, a folga permite que o gancho se desloque para compensar o ponto zero.

É isso pessoal, podem usar suas trenas sem medo agora. Para quem já colou ou prendeu de alguma forma a ponta da trena, sinto muito em dizer: compre outra trena nova! Afinal, a trena é uma das 10 ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Já ouvi muito profissional dizer que é objeto de indução a erro o movimento do inicio da Trena, muita ignorância.

    26/06/2019
  • É importante conhecer bem as ferramentas para saber o que está certo ou o que está errado. Abraço!

    15/07/2019

Deixe um comentário