InicioEpisódiosGabaritos e JigsGabarito para Afiar Formão do Empoeirados

Gabarito para Afiar Formão do Empoeirados

Olá Pessoal! Hoje tem vídeo novo do Empoeirados. E esse foi feito com ideia nos muitos pedidos que recebemos dos amigos, solicitando que mostrássemos um gabarito para afiar formão.

Esse modelo, cujo desenho está disponível aqui, foi baseado em uma peça comercial que é muito difícil de encontrar (mas temos em nossa loja!). Por isso é um pouco mais trabalhoso.

A vantagem desse modelo com o rolamento central é que ele permite usar pedra para afiação, o que é mais indicado para esse tipo de trabalho. Mas é claro, tudo depende do tipo de formão que você tem, se usa frequentemente ou só esporadicamente, se afia com lixa ou pedra de afiar, etc.

Agora você decide: quer comprar ou quer fazer um com suas próprias mãos? 😉

Bem, para entender como funciona, é melhor clicar e assistir ao vídeo. Nós também publicamos um gabarito desenvolvido pelo amigo Rômulo Crispim Alves, de Belo Horizonte, que sempre nos envia sugestões e comentários legais. Rômulo, o seu gabarito de afiar formão ficou show também, muito obrigado e parabéns!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Gostei muito do gabarito, inclusive dá também para afiar laminas de plainas manuais.
    Abraços,
    Wagner.

    14/08/2015
  • Parabéns Leandro e parabéns Luciano pelas magnificas dicas e ensinamentos da arte com madeiras, tenho utilizado as dicas em todos os trabalhos que faço e o mais recente foi o Martelo do Thor, que ficou bonito e estou usando como decoração. Obrigado.

    18/08/2015
  • Muito boa idéia. Pretendo fazer um gabarito desse e por isso pergunto:
    Haveria a possibilidade de vcs. colocarem a lista dos materiais necessários, assim como as medidas (Dos parafusos, madeira, rolamento, etc.)Abraços Ailton

    18/08/2015
    • ACOMPANHO ALGUS TRABALHOS DE EMPUSIRADOS ACHO AS TUAS IDEIAS MARAVILHOSAS E É MUITO BEM VINDAS APRENDO MUITO COM VCS
      GRANDE ABRAÇO E CONTINUE COM MAISD DICAS MUITO OBRIGADO

      31/08/2015
  • oi amigos estou adorando os encinamentos e dicas que voces procurao passar muito obrigado pois acompanho todos os videos

    18/08/2015
  • Muito sensacional esse canal de vocês!!! Parabés!!!

    Já que vocês aceitam “pedidos”, não achei nenhum vídeo de vocês falando sobre como colocar dobradiças de portas de armário. Será que vocês poderiam ajudar?

    20/08/2015
  • Gostei muito dessa guia para serra manual, como chama? Onde encontro pra comprar? Obrigado

    27/08/2015
  • Olá Empoeirados

    Tenho assistido os vídeos de Vcs, e tenho gostado muito das dicas…parabéns.
    Consulto também a loja virtual, onde tenho visto muitas ferramentas interessantes,
    como serra flexível, serra para estilete, esquadros japoneses, entre outros produtos.
    Até breve, saudações

    02/10/2015
  • O gabarito do Rômulo, genial! Super simples de ser confeccionado! Parece ser bem fácil pra dar o aperto também. Mas.. Vejo um probleminha no modelo dele: os rolamentos ficam relativamente distantes um do outro, e pra usá-lo numa pedra, essa teria que ser muito larga.. A menos que se fizesse alguma adaptação.. sei lá.. por exemplo.. um par de calços, paralelos à pedra, onde os rolamentos correriam, e que ficassem da mesma altura da pedra.. Devido a isso, eu acabo ficando com a solução de vocês, baseada na peça japonesa, disponível na loja. Mais complicadinha de fazer, mas vai direto na pedra, sem precisar de mais nada!

    05/11/2015
  • Vocês são geniais.
    Obrigado pelas oportunidades e ideias que nos tem dado.
    Deus abençoe vocês.

    15/01/2016
  • Olá boa noite.Quero dizer que o canal de vcs é muito bom,assisto todo dia .Sou louco por ferramentas e pela arte da marcenaria. Parabéns !!!!

    22/01/2016

Deixe um comentário