InicioEpisódiosGabaritos e JigsGabarito para desengrosso

Gabarito para desengrosso

Olá amigos Empoeirados! No vídeo de hoje vamos dar uma dica de gabarito para tirar um melhor proveito de seu desengrosso.

Mas antes de mais nada, precisamos fazer uma observação de segurança: Se você não tem experiência, não faça nenhuma adaptação em suas ferramentas elétricas. Esse gabarito não é uma adaptação, mas sim um guia para alinhar a entrada e a saída da madeira. Porém, dado à forte pressão que o desengrosso exerce, o gabarito tem que estar muito bem preso à base da máquina para que ele não seja puxado junto com a madeira que está aplainando. Se tiver dúvidas, por favor, não faça esse projeto. Segurança sempre em primeiro lugar!

Quando estiver trabalhando com a plaina desengrosso, certifique-se sempre de estar ao alcance da alavanca de liga/desliga para um acionamento rápido.

OBS: não recomendamos a construção desse gabarito por pessoas não qualificadas para tal.

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Dicas fantásticas amigos! Um grande abraço!!!

    18/04/2015
  • Excelente vídeo! Parabéns!

    Para os iniciantes, alguma dica técnica para o momento da escolha da marca/modelo?

    Abraços

    24/04/2015
    • Obrigado Edenilson! Olha, essa máquina que estamos utilizando é da marca Makita. Tem outras no mercado, talvez um pouco mais em conta, tipo Gama, Ryobi… Mas não sei te dizer qual é a melhor custo-benefício. Essa que temos tem tido um bom desempenho até agora. Estamos gostando…rs. Mas pesquise, talvez encontre outros modelos e marcas de seu gosto. Boa sorte e conte depois qual foi sua escolha! Abraço, Luciano

      24/04/2015
  • Amigo, que serrote é esse que voce está usando, muito legal essa guia que ele tem..

    27/04/2015
  • Muito boas as dicas, como sempre. Tenho uma maquina dessas e tava me batendo pra aplainar peças mais finas. Não precisei ainda passar peças “em pé”, mas com certeza vou “copiar” mais estas idéias. Obrigado por compartilhar.
    Forte abraço.
    Claudemir

    20/05/2015
  • Adorei os gabaritos!

    25/09/2015
  • Valeu pelas dicas dos gabaritos, muito funcionais, adorei também o esquadro, qual a marca.
    Abç,
    Ignácio

    26/11/2015

Deixe um comentário