InicioEpisódiosComparativosProteger a madeira das manchas de copo molhado

Proteger a madeira das manchas de copo molhado

No vídeo de hoje, vamos bancar os “Caçadores de Mito” da marcenaria: vamos testar qual o melhor acabamento para proteger a madeira das manchas de copo molhado. Para isso, usamos três tipos de revestimentos diferentes para testar as manchas de vinho e de café: seladora de madeira, cera de carnaúba e verniz marítimo.

A seladora é um acabamento muito utilizado por aqueles que querem preservar as características naturais da madeira. Ela oferece um acabamento fosco, com um toque mais parecido ao da madeira natural. Além disso, possui ação impregnante e penetra na madeira para criar uma superfície homogênea e ideal para a posterior aplicação de verniz.

A cera de carnaúba é muito prática de usar. Além disso, não altera a cor natural da madeira, dependendo do tipo de cera comprado. Não podemos nos esquecer de dizer que dá um acabamento lindo na madeira, que oferece um toque aveludado com brilho acetinado. Porém, no quesito “proteger a madeira das manchas de copo molhado” ela teve um comportamento inferior. Acreditamos que isso tenha mais a ver com a reação dos produtos utilizados (vinho e café) com a cera do que uma agressão direta à peça.

O verniz marítimo é um produto desenvolvido para criar uma película protetora sobre a superfície da madeira. Com isso, podemos deduzir que o filme criado também tem a propriedade de impedir o contato do líquido com a madeira. Isso faz com que a proteção seja superior aos produtos acima mencionados. Ele é mais parecido com resinas de proteção que com tintas ou seladores.

Para preparar a madeira que usamos nesse teste, lixamos a superfície seguindo o método mais clássico de como lixar madeira. Posteriormente, aplicamos três demãos de cada acabamento utilizado para melhor proteger a madeira das manchas de copo.

ATENÇÃO

Não somos cientistas nem conhecemos o rigor que certificadoras usam ao fornecer níveis de proteção desses produtos. Assim, nosso propósito aqui é fazer uma observação prática e uma conclusão baseada totalmente na análise empírica desse teste. Por isso, esse post não pode ser utilizado para fins técnicos comprobatórios.

Também nos sentimos na obrigação de elencar os seguintes tópicos:

  • Usamos vinho e café porque são os consumíveis mais comuns. Além disso, são mais prováveis de estarem em contato frequentemente com móveis e objetos de madeira;
  • Não queremos causar uma disputa de acabamentos pois existem centenas de opções disponíveis no mercado, cada uma desenvolvida para um fim específico. Aqui só comparamos três categorias diferentes: cera, verniz e seladora;
  • Existem ceras à prova de água, existem vernizes de duplo componente e existem diversas aplicações da seladora. Isso sem contar o número de demãos que podem variar muito. Por isso, nesse vídeo só tivemos a intenção de comparar as três categorias que podem ser facilmente encontradas no mercado;
  • Finalmente: assistam e divirtam-se.

Como fazer para proteger a madeira das manchas de copo

Tire sua própria conclusão sobre qual o melhor acabamento para suas peças mas nunca deixe de procurar especialistas para situações específicas. Assim sendo, aproveite para estudar mais sobre os acabamentos disponíveis no mercado e conhecer outros materiais mais resistentes. Inclusive, se quiser comentar aqui no post para adicionar informações ao artigo, seja muito bem vindo!

Conheça uma linha de produtos de acabamentos especializados com nosso parceiro General Iron Fittings. Também aproveite para visitar a Loja Empoeirados, onde você encontra ferramentas que não acha!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário