InicioEpisódiosArtesanato e DecoraçãoCaixa entalhada na tupia: prática, simples e bonita!

Caixa entalhada na tupia: prática, simples e bonita!

Aqueles que nos acompanham a algum tempo sabem que eu sou fã de caixinhas. E gosto mesmo! Por isso, baseado em alguns modelos que pesquisei, decidi criar esse exemplar de caixa entalhada na tupia.

Nesse episódio mostraremos como trabalhar com fresa copiadora a partir de um molde, que usamos para cavar o depósito. Também vamos mostrar como fazer canal tipo rabo-de-andorinha usando a fresa de 14 graus. Assim esse canal servirá para correr a tampa da caixa e também a trava que mantém ela fechada.

Caixa entalhada na tupia: toda a versatilidade dessa máquina colocada à prova

Como sabem, e já escrevemos aqui, a tupia é uma das ferramentas mais versáteis da marcenaria. Porém somente a prática poderá abrir nossas mentes para novos usos. Além disso, com o uso constante, conseguiremos desenvolver gabaritos especiais para otimizar o manuseio.

Esse modelo de caixa mostra um pouco da versatilidade da tupia para fazer entalhes e encaixes. Também deixa claro que, tão importante quanto a máquina, as ferramentas (ou fresas) são fundamentais para o bom funcionamento.

Fresas de qualidade são de fundamental importância

E esse é um bom tópico para abordarmos: qualidade de fresas. Existem muitas opções no mercado, portanto a escolha das peças é de fundamental importância. Por serem ferramentas que trabalham em alto giro, precisam ser de qualidade. Imagine, por exemplo, se uma da lâminas da fresa se quebrar girando a mais de 15 mil RPMs. Por certo, o estilhaço pode ser tão letal quanto uma munição disparada por arma de fogo. Não é brincadeira mesmo!

Eu, particularmente, sempre preferi comprar minhas fresas de marcas reconhecidas no mercado. Certamente a procedência é uma garantia, já que o fabricante confia em sua produção o suficiente para não se esconder atrás de uma marca sem nome. Só para ilustrar, tenho fresas Amana, Bosch e Makita. Sem dúvida investi um bom dinheiro nelas e não me arrependo!

Além de marcas renomadas, também existe a possibilidade de se mandar fazer fresas especiais em ferramentarias de precisão. Quando decidir por esse caminho, procure indicação de profissionais para escolher o melhor fornecedor de fresas e evitar acidentes.

Conteúdo do Canal Empoeirados

Nosso blog possui um vasto conteúdo, e muito dele tem o suporte de vídeo, como esse artigo. Assim aconselhamos que navegue pelos artigos para enriquecer a informação consumida através dos links que colocamos. Também é possível nos acompanhar em nosso Instagram, onde vocês podem fazer perguntas e interagir conosco mais facilmente. Quanto mais pessoas se conectarem às nossas redes, mais conteúdos poderemos gerar!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Muito boa a ideia e a caixinha ficou muito legal. Curto muito o canal de vocês. Parabéns a dipla “sertaneja”.

    02/08/2019

Deixe um comentário