Olá amigos Empoeirados! Recebemos muitas perguntas em nosso Instagram no Consultoria Grátis sobre como não rachar a madeira.

Com apenas 3 imagens vou mostrar para vocês uma técnica bem simples e que pode te ajudar a não a rachar a madeira em seus projetos.

Porque a minha madeira racha?

Antes, é importante vermos dois pontos:

    1. Antes de parafusar, é importante sempre fazer um pré-furo para que a madeira não rache. Independente do local e o tipo da madeira – desde pinus até ipê – que é uma madeira muito dura. E digo que principalmente as duras, pois o parafuso tende a quebrar e também talvez você não consiga parafusar. Na prática, seu parafuso tem 6mm, faça um pré-furo com uma broca menor de 2, 3mm, para que o parafuso seja fixado da melhor forma.
    2. O outro ponto, que é o nosso objetivo aqui, é que muitas vezes, na hora de parafusar, você escolhe o espaço errado. Na foto abaixo, veja como a madeira rachou do começo ao fim. Estou ilustrando aqui com um MDF para enfatizar bem, porém, isso pode acontecer com um Pinus, Peroba, Ipê, Eucalipto, Cedro, etc.

Um ponto importante: veja no detalhe abaixo da madeira da direita como o parafuso foi fixado bem no final da madeira. E olha o resultado. Sim, acho que já sacou qual é a ideia, certo?

É isso mesmo que está pensando. Quando você parafusa muito na ponta da madeira, ela tende a rachar, isso é normal, pois você não tem material suficiente de um lado para aguentar o parafuso, consequente ele racha, por menor que ele seja.

Mais e aí? Qual é a solução?

A solução é: não fixar muito na ponta da madeira. Quando fizer um furo, deixe um espaço da madeira que isso não aconteça, principalmente nas pontas, pois como falei acima, não terá madeira suficiente para que o parafuso aguente. Se fizer isso a madeira vai rachar, sempre. Simples né? Mas tenho certeza que muita gente não sabia!

Até a próxima pessoal,
Abraço Empoeirado!

Posts Similares

2 Comentários

    1. Que legal, Carlos! É um curso que preparamos com carinho para quem quer iniciar nesse mundo fascinante mesmo. Será muito bem vindo à turma online! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *