InicioEpisódiosDicasComo não rachar a madeira?

Como não rachar a madeira?

Olá amigos Empoeirados! Recebemos muitas perguntas em nosso Instagram no Consultoria Grátis sobre como não rachar a madeira.

Com apenas 3 imagens vou mostrar para vocês uma técnica bem simples e que pode te ajudar a não a rachar a madeira em seus projetos.

Porque a minha madeira racha?

Antes, é importante vermos dois pontos:

    1. Antes de parafusar, é importante sempre fazer um pré-furo para que a madeira não rache. Independente do local e o tipo da madeira – desde pinus até ipê – que é uma madeira muito dura. E digo que principalmente as duras, pois o parafuso tende a quebrar e também talvez você não consiga parafusar. Na prática, seu parafuso tem 6mm, faça um pré-furo com uma broca menor de 2, 3mm, para que o parafuso seja fixado da melhor forma.
    2. O outro ponto, que é o nosso objetivo aqui, é que muitas vezes, na hora de parafusar, você escolhe o espaço errado. Na foto abaixo, veja como a madeira rachou do começo ao fim. Estou ilustrando aqui com um MDF para enfatizar bem, porém, isso pode acontecer com um Pinus, Peroba, Ipê, Eucalipto, Cedro, etc.

Um ponto importante: veja no detalhe abaixo da madeira da direita como o parafuso foi fixado bem no final da madeira. E olha o resultado. Sim, acho que já sacou qual é a ideia, certo?

É isso mesmo que está pensando. Quando você parafusa muito na ponta da madeira, ela tende a rachar, isso é normal, pois você não tem material suficiente de um lado para aguentar o parafuso, consequente ele racha, por mais pequeno que ele seja.

Mais e aí? Qual é a solução?

A solução é: não fixar muito na ponta da madeira. Quando fizer um furo, deixe um espaço da madeira que isso não aconteça, principalmente nas pontas, pois como falei acima, não terá madeira suficiente para que o parafuso aguente. Se fizer isso a madeira vai rachar, sempre. Simples né? Mas tenho certeza que muita gente não sabia!

Até a próxima pessoal,
Abraço Empoeirado!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Sem Comentários

Deixe um comentário