InicioEpisódiosDicasQual óleo usar na tábua de carne

Qual óleo usar na tábua de carne

Saber quais tipos de acabamento utilizar é muito útil. Principalmente quando questões de saúde estão envolvidas, muitas peças de madeira precisam passar por essa avaliação, tais como brinquedos, instrumentos musicais e utensílios de cozinha! Por isso, esse último é nosso foco: qual óleo usar na tábua de carne?

Já ouvimos falar em diversos métodos de acabamento para tábuas de corte e utensílios de cozinha. Porém, muitos dos materiais são antigos e já não faz mais sentido nenhum continuar usando-os. Entre eles podemos citar óleo de cozinha, banha de porco, azeites, etc.

Hoje em dia temos acabamentos mais apropriados e óleos inertes desenvolvidos justamente para atender rígidas normas de segurança no contato com pele e alimento. O principal e mais indicado é o óleo branco, também conhecido como óleo mineral e óleo mineral branco. Entretanto é preciso atentar para o tipo de óleo mineral disponível.

O óleo branco é derivado do petróleo após passar por um processo de hidrogenação catalítica para remoção de impurezas, e é dividido em dois níveis: óleo mineral técnico (grau técnico) e óleo mineral USP (grau farmacêutico).

O óleo mineral USP é o mais indicado, entre as duas opções, para o contato com alimentos, além de ser muito utilizado para a produção de cosméticos, produtos farmacêuticos, desmoldantes alimentícios, etc. Por isso mesmo, tornou-se o principal acabamento quando escolhemos qual óleo usar na tábua de carne.

Então, o que fazer e qual óleo usar na tábua de carne?

Não adianta “reinventar” a roda. Todas os fórmulas sugeridas para acabamento em tábuas de corte vão envolver a mistura incluindo o óleo mineral USP ou óleo mineral de grau farmacêutico. Então, nesse caso, o melhor a se fazer é já comprar produtos prontos no mercado.

Para complementar a informação constante no vídeo, aproveitamos para indicar também os materiais de acabamento feitos por nosso amigo Leonardo Afonso, que além de produzir peças de madeira lindíssimas, também produz os próprios materiais de acabamento. Entrem em contato com ele para saber mais e o sigam no Instagram!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Boa noite Leandro, poderia informar qual produto deve ser utilizado em madeiras quando há contaminação por fungos? E como deve ser aplicado?Daltro

    13/10/2019
  • Nas pesquisas que respondi, solicitando tutorial grátis que vocês disponibilizaram, informei que estava começando agora, mas já sou aposentado e adoro trabalhar com madeira. Estou montando um faça você mesmo aqui na minha casa por hobby mas que pode virar pequenos negócios. Tenho muito que aprender.

    13/10/2019

Deixe um comentário