A tábua de corte é, geralmente, uma das entradas para o mundo da marcenaria. Afinal, é um item fácil de se fazer, certo? Bom, mais ou menos. Alguns cuidados devem ser tomados e um dos primeiros deles é aprender como escolher a madeira.

Por isso desenvolvemos uma série com quatro capítulos para que você possa construir sua primeira tábua de corte com o mínimo de percalços. Por isso, o primeiro episódio trará informações básicas para ajudar a escolher madeira certa para uma tábua de qualidade.

Em tempo, aproveitamos para esclarecer melhor o item citado que se refere à toxicidade da madeira. Em raras situações encontraremos madeiras tóxicas ou alergênicas. No entanto, algumas madeiras que são cultivadas para o uso estrutural, como o Cedroarana, podem causar alguma irritação. Isso porque as madeiras mais abundantemente disponíveis no mercado passam por um processo de tratamento por CCA, que é um agente químico que pode ser nocivo à saúde. Algumas pessoas são mais sensíveis ao toque com esse tipo de agente. Outras pessoas, no entanto, suportam contato prolongado, mas as consequências à saúde podem aparecer no decorrer do tempo. Por isso esse ponto está intimamente ligado à origem da madeira.

Nesse artigo abordaremos o primeiro episódio da série e, a cada semana, publicaremos as sequências que deverão concluir o projeto. Além do texto aqui no blog, você também poderá assistir ao episódio “Qual madeira usar para fazer tábua de corte” em nosso canal do Youtube. Aproveite para assinar nosso canal e ativar o sino de notificação de novos vídeos!

Cinco itens devem ser observados para escolher a melhor madeira da sua primeira tábua de corte: dureza, densidade, gosto / cheiro, toxicidade e origem. Com isso, será muito fácil orientar-se na escolha de uma boa madeira.

1. Dureza: a dureza de uma madeira é o que dá resistência mecânica ao material. Além disso, as madeiras duras costumam ser mais resistentes à umidade e são menos propensas a rachaduras. Exemplos de madeira dura são angico, angelim, muirapiranga, sucupira, etc.

2. Densidade: madeiras duras geralmente são densas, mas não é uma matemática exata. Quer dizer que madeiras com a mesma dureza podem ter diferentes densidades. Então prefira madeiras mais densas (pesadas). Como os poros são bem fechados, elas são menos propensas a acumular sujeira e também são mais resistentes ao ataque de fungos e bactérias.

3. Gosto e cheiro: é sabido que algumas madeiras possuem um forte odor, nem sempre agradável. Quem já passou em frente a madeireiras já deve ter vivenciado um forte cheiro desagradável. Além do cheiro, a madeira também pode gosto adstringente, amargo, picante, etc… É sempre uma boa ideia escolher madeiras que não apresentem gosto ou cheiro característicos para não transferir esses aos alimentos.

4. Toxicidade: dificilmente encontrará alguma madeira tóxica pelo caminho, pois são raras. Mas a toxicidade está mais relacionada ao tratamento aplicado à elas visando sua conservação e durabilidade. Afinal, a maior parte da produção madeireira está destinada à construção de estruturas e móveis, e não à produção de utensílios de cozinha. Porém, se for atrás de madeira nativa, ou pensar em usar alguma madeira encontrada em alguma mata ou floresta, é uma boa ideia se informar sobre a espécie para evitar algum tipo de intoxicação, mesmo que leve. Aliás, nosso amigo e mestre marceneiro Fernando Belchior cita, em seu ótimo vídeo sobre tábuas de corte publicado em seu canal no Youtube, as madeiras Jacarandá-da-Bahia e Cedroanara como materiais que podem causar reação alérgica ou ter algum grau de toxicidade.

5. Origem: esse último item é, em nossa opinião, o mais importante. Adoramos caçar madeiras por aí e somos “caçambeiros” com muito orgulho. Mas para se construir uma tábua de corte deve-se utilizar madeira com origem conhecida. Como dissemos no item anterior, a toxicidade deve ser levada em conta, principalmente nas madeiras utilizadas em estruturas. Madeiras de caçamba tem uma chance grande de conter resquícios de produtos químicos. Outra coisa, elas geralmente já foram tratadas com algum veneno ou químico forte para evitar cupins. Por isso, procure fornecedores que trabalhem com madeira certificada que podem ser destinadas à produção de utensílios de cozinha. Não é fácil, mas é um cuidado a ser tomado principalmente se for fazer tábuas de corte para vender.

Madeiras boas para fabricar tábuas de corte

Sabemos que mesmo com todas as dicas é difícil escolher madeiras para fazer a sua primeira tábua de corte. Então, para facilitar, use a pequena lista abaixo para se orientar:

  • Roxinho
  • Muirapiranga
  • Jatobá
  • Pequiarana
  • Aroeira
  • Angico
  • Muiracatiara
  • Garapeira

Essa primeira etapa da manufatura de uma tábua de corte é bastante difícil, especialmente para encontrar um fornecedor de madeiras. Mas caçar madeiras é também trocar informações com amigos.

Depois de assistir ao vídeo, que tal já se preparar para fazer um acabamento lindão em sua nova tábua de corte? Para isso, aprenda a lixar madeira com as técnicas mostradas em nosso artigo. Além disso, aproveite para conhecer o GIF White Oil, acabamento natural para utensílios de cozinha em madeira!

Posts Similares

163 Comentários

  1. Olá! Uma madeira muito comum para fazer tábuas é o Angelim Pedra. O que vocês acham dela para esse uso?

    1. É uma madeira boa, porém não é tão bonita, na minha opinião. Especialmente quando aparece as manchas que chamam de “pedra”. Mas, como disse, é opinião pessoal. Abraço!

        1. Bom dia!, eu fiz uma tábua de corte com viga de cambará, ficou muito bonita porém não consigo deixá-la lisinha mesmo seguindo as instruções de lixamento de vcs,é normal?

      1. Olá queridos Empoeirados!
        Tá.bem sou uma empoeirada, melecada e mais um montão de …adas . Faço tantas coisas que até Deus duvida. rsrs…

    2. Bom dia Leandro, a madeira pinos seria boa para a secagem de queijos, e também tenho que passar o olho mineral ou azeite, obrigado

      1. Olá! Geralmente as prateleiras de queijo são feitas com pinus. Porém, sobre o acabamento, aconselho a procurar essa informação com profissionais queijeiros. Abraço!

      1. Estou com dificuldade de saber se CINAMOMO é tóxico para tábua de corte, sabem me informar? Desde já agradeço atenção!

  2. Prezado Leandro,

    Eu poderia usar ipê para a tábua de carne? E jacarandá mimoso?

    Grato,
    Roberto M.

        1. Olá na minha cidade não tem essas madeitas para comprar alhuem teria o contato de alguem que vende?

  3. Boa noite , comprei uma tabua de carne como de ipê, só q ela tem uma absorção muito rápida …. Já coloquei óleo mineral, óleo se cozinha e tbem azeite, porém ela suga óleo e não fica uma camada protetora
    …. O q fazer ?

    1. A aplicação do óleo mineral deve ser feita justamente saturando a madeira. Se a madeira absorve muito, vai ter que usar muito mesmo. Até o ponto em que colocar óleo e a madeira não absorver mais. Porém, muito importante, não misture tipos de óleos diferentes. Dê preferência ao óleo mineral pois óleo de cozinha fica rançoso. O que pode ser feito também é saturar a madeira com óleo mineral e no final (depois de bem saturada) aplicar cera de abelha. Abraço!

  4. Leandro boa tarde!

    Meu irmão está começando a fazer algumas tábuas de corte.
    Ele usou angico rosa, artigo de uma demolição.
    Porém tive a impressão que a tábua libera um sabor amargo que até passa para a carne.
    Você poderia nos dar uma orientação?

    Grata,

    Eliane Machado.

    1. Cuidado com madeiras de demolição. As vezes o problema não é a madeira em si, que em alguns casos pode até passar sabor para o alimento. A questão mais importante é se a madeira teria algum produto aplicado nela, para proteger contra cupins, etc. Até mesmo tinta antiga ou verniz antigo pode ficar na madeira e contaminar alimentos. Para tábua de corte, é preciso conhecer a procedência da madeira antes, e utilizar uma madeira livre de qualquer material diferente. Abraço!

      1. Fiz um curso de marcenaria no SENAI, e lá confeccionamos uma cadeira com essa madeira. A Orelha de Macaco é muito bonita mas creio que é inapropriada pois o seu pó arde como pimenta nas vias respiratórias e garganta.

  5. olã Leandro, eu uso cumaru com incrustaçoes em jatoba, podes me recomendar uma madeira menos densa para tabuas de carne, acontece que tenho custo alto de ferramentas dada a dureza

    1. Olha só, geralmente as frutíferas podem, mas não sei falar da jaqueira, já que nunca vi e nunca trabalhei. A amoreira, por exemplo, pode ser utilizada, mas não aceita cola muito bem, então não é aconselhada para fazer tábuas marchetadas. Abraço!

    1. Olha só, geralmente as frutíferas podem, mas não sei falar da jaqueira, já que nunca vi e nunca trabalhei. A amoreira, por exemplo, pode ser utilizada, mas não aceita cola muito bem, então não é aconselhada para fazer tábuas marchetadas. Abraço!

  6. Excelentes dicas, parabens. Gostaria de saber em relação ao valor, qual seria uma media de preço para as madeiras? Obrigado.

  7. Leandro, primeiramente parabéns pelo artigo e pelo canal no Youtube !

    Tenho duas perguntas, Teca que compramos na Leroy / Leo Madeiras funciona na tábua de corte?

    Onde posso comprar as madeiras que vc indicou na região de Sorocaba?

    Obrigado,

    Paulo

    1. Olha, já vi gente usar essa teca sim, aquelas coladas. Porém não sabemos o tipo de cola que usaram, então é um risco. Em Sorocaba, tem uma madereira que se chama Soromadeiras, o pessoal fala bem, mas eu nunca visitei eles.

  8. Olá amigo, as madeiras cedro, cedrinho, cedro-mara, pinho, curupixá e garapeira são boas para tábua de corte?

  9. Bom dia Leandro, tudo bem? Não vi falarem sobre eucalipto, podemos usa-lo para fazer uma boa tabua de corte?

  10. Olá sou Antônio.minha tábua de corte e garapeira está muito usada posso lixar e. Passar óleo de novo

  11. Ola, estamos com planos de começar a fazer tabuas para frios. Gostaria de saber se tem algum livro q possamos comprar com informaçoes de madeira, formatos, espessuras das tabuas, preços a serem vendidas, estas coisas relacionadas.

  12. Bom dia Leandro, tudo bem?
    Estou querendo comprar um tabua de presente para meu pai, o vendedor disse tem jaqueira e ipê roxo, qual vc indicaria e outra pergunta, algum cuidado especial para cuidar dela, principalmente depois de usar, limpeza e etc…
    Pra saber se a madeira é a madeira mesmo, só confiando na palavra do vendedor né?
    Desculpa tantas perguntas, um abraço

  13. Boa noite amigo.

    Como você faz para tirar o gosto da madeira(imbuía) da tábua de carne?
    no caso ganhei uma tábua de imbuía mas ela está com gosto de madeira ainda.

  14. Olá, vi uma tábua bonita sendo vendida, mas fiquei com receio das madeiras empregadas. Peço sua ajuda para decidir. A tábua é basicamente feita de imbuia, que em comentários acima você já disse ser boa. A tábua, porém, tem uma faixa de pau-brasil e uma faixa de marfim, usadas para decoração. Minha dúvida é se o pau-brasil pode soltar tinta vermelha na comida… li que essa madeira não seria adequada para tábuas. Quero saber se, além de bonita, se a tábua tem madeiras adequadas. Devo me preocupar? Desde já, obrigado pelos esclarecimentos.

    1. Bom, é sempre legal perguntar a procedência sim, imagina se o cara pega uma madeira que com o tempo sofreu químicas por exemplo? Tipo um piso de uma casa antiga. Pergunte e avalie, e veja se o cara está sendo sincero. Se ele pegou de caçamba, não compre.

  15. Boa tarde Leandro .Estou começando agora com CNC e minha maior proposta é em taboas de corte de carnes,mas estou bem por fora de qual seria a melhor madeira e o que fazer para dar o brilho que vejo na maioria,vc poderia me ajudar?

  16. Lenadro boa tarde, posso usar o amarelão pra fazer tabuas de corte, estou tendo problemas com elas, depois do acabamento estão rachando.

  17. Olá, tenho feito tábuas com eucalipto e elas estão rachando muito, mesmo quando são cortadas já amadurecidas. Tem algum cuidado ou procedimento que posso fazer para segurar essas rachaduras?

  18. Oi…muito boa a matéria…tenho uma tábua de jacarandá vermelho…serve pra corte de carnes….não selei ela e sinto um gosto na carne quando corto nela….será porque não está selada ou a madeira que não serve?? Obrigado

    1. Boa tarde começamos a fazer tabua de churrasco na CNC estamos usando Muiracatiaia porém não conseguimos ela Aki muito seca! Fizemos algumas e hidratamos com óleo mineral porém depois de entrega para o cliente está reclamando q está aparecendo rachaduras onde estamos errando?

  19. Olá, dicas muito boas!
    Gostaria de saber se o Eucalipto pode ser usado para fazer Tábua de Carne? Sds. Wilson

  20. Pessoal,
    voce recomendam alguma loja online para compra de madeira (em pequena quantidade) para tabua de corte?
    Obrigado!

  21. Olá, na minha região não consigo achar nenhum tipo de madeira das melhores, me ofereceram Cipreste, você sabe se ela é boa para tábuas de corte? Obrigado

  22. Olá queridos. E a Peroba Rosa? acham que pode ser utilizada para tábua de carne?

    1. Se for madeira virgem e não de demolição, pode usar sim. Se for de demolição, tem que tomar cuidado pois não dá para saber como estavam cuidando dela. Abraço!

  23. Olá, aguem sabe me informar se a madeira de abacate pode ser utilizada para tabuas de corte também?

  24. Olá, madeira Grevilea (grevillea robusta), vcs conhecem? Se conhecem, Será que dá pra fazer tábua de corte? Fiz uma bancada de lavabo, envernizei com verniz automotivo ficou muito bom. Mas tenho duvida se daria pra fazer tabua de corte…

  25. Olá. Pretendo começar a confeccionar tábuas de carne e também tábuas de frios, petiscos e pães. Em uma madeireira de minha cidade recebi indicação de duas madeiras: grapia e timburi. Seriam apropriadas essas madeiras para o que descrevi acima?

  26. Boa , gostaria de saber se o pinho é uma boa ? pois moro em portugal e nao acho essas madeira ai do brasil

  27. Boa noite. Muito boas as dicas de vocês. Desde já agradeço. Posso usar Cedrinho australiano para tabuas de carne? Sou de São Paulo e preciso de dicas para comprar madeira seca de qualidade, mesmo que seja em outro estado. Obrigado.

  28. Ola eu tenho umas pranchas de pinheiro essas de fazer moveis rústicos eu gostaria de saber se é uma madeira boa para fazer tabuas de corte de carne. pode me ajudar com a resposta

    1. Precisa ver como estão essas madeiras. Por exemplo, se já passou por algum processo químico, etc… Basicamente, se souber da procedência e for livre de componente químico, pode usar, senão, não.

  29. E para colheres de pau? Qual madeira não solta gosto em contato com calor e umidade, além de ser fácil de esculpir? Rodei o Google todo e não consegui essa informação.

      1. Boa tarde! Canela e Guajará são boas para tábuas de corte? Angelin pedra é boa para ser marchetada? Desde já, obrigada!

        1. A canela sim. A guajará não é muito resistente, e como tábuas de corte geralmente são lavadas com frequência, acho que vai apodrecer rápido. Angelim pode ser usada para marchetaria, mas eu , particularmente, não acho bonita. Abraço!

  30. Boa tarde! Fiz umas tábuas com madeira de jaqueira do meu sítio, mas não durou muito tempo e começaram a apresentar mofo….o que posso fazer pra recuperá-las e evitar novo aparecimento?

  31. Olá, bom dia…

    A madeira de Ipê, pode ser usada para confecção de tabua de churrasco!?!

  32. Bom dia Leandro.

    Comprei uma bolacha de madeira de 1m de largura por 0,20 de expessura, lixei para corte de carne.
    Já usei 1l de azeite de oliva, e 1 de soja.
    Não posso usar porque não consegui tirar o cheiro, e principalmente o gosto muito forte da madeira.
    Quem me vendeu disse que é de araucaria, o que eu não tenho certeza.
    Pode me ajudar?

    1. Se é cheiro e gosto da madeira mesmo, não há muito o que fazer a não ser lixar totalmente e deixar secar por uns meses e ver se o sabor e o cheiro somem. Abraço!

    1. Olá! Não conheço essa madeira. Mas provavelmente sim, deve ser boa. A grande maioria das madeiras podem ser utilizadas em tábuas de corte, desde que virgens, ou seja, não tenham sido retiradas de demolição. Abraço!

  33. Boa tarde, pessoal!
    Guanandi, Imbuia ou Pinheiro são boas opções ? Quais seriam os tratamentos necessários?

    1. São boas opções sim. O tratamento é apenas a aplicação de óleo mineral com cera de abelha para finalizar. No entanto, tenha a certeza da origem da madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar