InicioEpisódiosDicasComo descolar encaixe de madeira

Como descolar encaixe de madeira

Ao desmontar algum móvel ou peça de madeira, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente se for fazer uma reforma. A intenção é arrumar o que está quebrado, e não quebrar ainda mais. Por isso mesmo nesse artigo vamos abordar o tema “como descolar encaixe de madeira” para que sua tarefa seja mais simples e produtiva.

O objetivo de uma descolagem bem feita é enfraquecer a cola. Somente depois de enfraquecida é que faremos a desmontagem. Para tanto, é preciso saber qual o melhor recurso para enfraquecer a colagem baseado no tipo de cola que foi utilizado.

Assim, vamos abordar três tipos universais de cola para esse artigo: colas de madeira tipo PVA (colas brancas e amarelas comuns); colas com proteinas animais, e; colas cianoacrilato (super colas).

Como descolar encaixe de madeira: Cola PVA

Antes de mais nada, vamos elencar alguns tipos de cola PVA existentes no mercado para facilitar a identificação. A mais fácil de encontrar é a cola branca Cascorez da Cascola. Além dessas, existem colas de madeira amarelas, também de PVA, como as TekBond, Cascola, entre outras.

O ponto fraco da cola PVA (sigla para poliacetato de vinila ou acetato polivinílico) é justamente o calor. Sendo assim, para enfraquecer a colagem com cola PVA será necessário aquecer a junção antes de aplicar a força de descolagem.

Para aplicar calor podemos utilizar tanto sopradores térmicos quanto secadores de cabelo. Eventualmente o vapor do ferro de passar pode ser uma opção. O mais prático, no entanto, é ter um soprador térmico, ferramenta versátil e silenciosa. O secador de cabelo, apesar de também funcionar, é mais barulhento. Por isso use-o somente se precisar esporadicamente. O vapor do ferro de passar roupa pode ser utilizado se acaso precisar soltar alguma peça.

Como descolar encaixe de madeira: Colas animais (tipo Hide Glue)

As colas de base animal são fabricadas, geralmente, com base água. Além disso, móveis muito antigos são, em sua grande maioria, colados com esse tipo de cola. Sendo assim, a água é um ótimo enfraquecedor para a cola animal. Por consequência, o vapor do ferro de passar roupas é de muita ajuda nesse momento.

No entanto, a melhor opção para soltar madeira colada com cola animal, em nossa opinião, é água quente. Ferva a água, aplique em pequenas quantidades na junção e aguarde a cola amolecer. Então é só trabalhar na desmontagem!

Como descolar encaixe de madeira: Super colas (cianoacrilato – Cola CA)

A cola cianoacrilato é a famosa SuperBonder da Henkel. Apesar de ser a marca mais conhecida, existem muitas outras opções no mercado. Uma marca que está se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil é a TekBond. Já utilizamos algumas vezes e gostamos. Porém somos fãs da marca Titebond, que também fornece sua própria cola de CA.

A vantagem da CA da Titebond é ter uma variedade maior de densidade e opções de tempo de cura e tempo de junção. Porém, são muito difíceis de se encontrar no mercado brasileiro e também muito caras.

Agora, como são super colas, costumam ser mais difíceis de soltar. Pela particularidade da cola, geralmente são utilizadas em junções justíssimas e em peças menores.

Para amolecer a junção da cola CA, use acetona em pequenas quantidades, despejando direto no local. Vale lembrar, ainda, que a acetona é altamente inflamável. Então, cuidado ao armazenar esse produto, especialmente se tiver muita madeira em sua oficina.

Então é isso, pessoal. O vídeo que preparamos mostra como descolar encaixe de madeira com cola PVA. Vale a pena assistir e ver os cuidados a se tomar ao desmontar uma peça de madeira.

Ferramentas utilizadas nesse episódio:

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário