Objetos antigos são uma magia para mim; verdadeiras máquinas do tempo. Muito legal poder ver os detalhes do artesão que o construiu, as tecnologias disponíveis à época, a matéria-prima utilizada, o dimensionamento geral do artefato. Um objeto antigo é um verdadeiro banco de dados. Por isso resolvemos fazer um vídeo para mostrar como reformar plaina de madeira antiga.
Embora os verbos “restaurar” e “reformar” pareçam sinônimos, possuem significados diferentes quando falamos de peças antigas. Restaurar é trazer a peça antiga de volta à vida ao fazer a limpeza, preenchimento de áreas quebradas, troca de peças danificadas. Tudo isso sempre tendo em mente que o real objetivo é manter a originalidade do objeto. Por outro lado, a reforma permite maior liberdade na recuperação dos objetos sem se preocupar com sua história.
Por isso, nós sempre dizemos que reformamos coisas. A restauração exige um conhecimento elevado mas alguns objetos, por sua própria disponibilidade no mercado, não necessitam serem restaurados. Essa plaina era do pai do Luciano e a lâmina não é um artefato raro, apesar de ser de boa qualidade. Sendo assim, nem mesmo o logotipo impresso nela foi mantido (em tempo, trata-se de uma Pacetta).
Dito isso, se você pretende reformar plaina de madeira antiga, esse vídeo pode te ajudar. E ainda temos um artigo aqui no blog sobre como lixar madeira que lhe será muito útil. Mas antes tenha certeza que não está com uma raridade valiosa em mãos, é claro!