Algumas ferramentas manuais são muito legais. É o caso da plaina de madeira! Na nossa humilde opinião, uma plaina de madeira manual bem ajustada e afiada é muito melhor que uma plaina elétrica. Com a plaina manual, você “sente” a madeira e a força necessária para trabalhar. É claro que para desbastes mais fortes, a plaina elétrica é imbatível, mas quando se fala em ajuste fino, a plaina manual domina.

Como ajustar plaina de madeira

Esse é o primeiro passo para começar a dominar a técnica de aplainar madeira. Por isso é extremamente importante aprender bem como ajustar plaina de madeira para facilitar o seu trabalho. Quando não tenho nada em mente para fazer, uma das coisas que gosto é ajusta a plaina para tirar lascas finíssimas da madeira. Algumas vezes, consigo até tirar cavacos quase transparentes!

No Japão existem até campeonatos para ver quem consegue a lasca mais fina com uma plaina de madeira. Mas isso é coisa para nossos amigos orientais e sua paciência milenar.

Para ajustar plaina de madeira, você também vai precisar de um malho ou macete de madeira. Se você ainda não tem uma, veja como fazer um malho de madeira em nosso blog.

 

Posts Similares

16 Comentários

  1. Gostaria de receber o catalogo de ferramentas para madeira,estou aposentado e gosto de mexer com madeira,grato.

  2. Opá pessoal tudo bem tenho uma plaina de desengrosso gamma,ela travou os 2 cilindros o que eu posso fazer,o motor está funcionando normal.

    1. Olá Nilmar! O que eu posso sugerir é que você entre em contato com a Gamma. Ouvi dizer que a rede de manutenção deles aqui no Brasil está bem ampla e acho que vc não terá problemas com esse conserto. Infelizmente não possuímos conhecimento para sugerir uma manutenção em sua casa. Um grande abraço!

  3. Boa tarde…
    Show as dicas e trabalhos de vocês… Parabéns!!
    Mas neste video, a “regulagem da lâmina está corretíssima”… mas dentro de tudo que já usei e pesquisei de plainas, essas plainas japonesas, são usadas no sentido inverso… em vez de empurrar a plaina… ela deve ser puxada.

    Por gentileza, me desculpe se eu estiver equivocado na minha colocação!

    1. Olá Rogério… bom dia! Você está corretíssimo: os japoneses puxam a plaina para trabalhar, mas é mais relacionado à cultura deles. Ela trabalha de qualquer lado. Se a gente parar para analisar, a plaina ocidental tb pode ser utilizada puxando e, em algumas vezes e dependendo da situação, a gente faz isso. Os serrotes japoneses tb cortam puxando (o que é bem melhor na minha opinião). Mas a plaina, ainda não me acostumei puxar. Nós vamos fazer um post sobre isso, pois é um assunto legal… e fica aqui a pergunta: sabe porquê puxam a plaina? Grande abraço e obrigado por participar do blog com o seu comentário!

      1. Boa tarde Leandro!

        Desculpe tanto tempo para responder… estive um tempo ausente!

        “e fica aqui a pergunta: sabe porquê puxam a plaina?”
        R… o pouco q sei sobre plainas me levam a 3 pontos.
        O primeiro é simplesmente pela posição da lâmina e consequentemente puxando, se tem maior controle da plaina.
        O segundo, por serem plainas para acabamento fino, o local onde se passou a plaina fica a “vista” durante o trabalho facilitando a visualização do trabalho
        O terceiro, acredito eu tenha muito a mais haver com o tipo de madeira q os japoneses trabalham (carvalho branco, variedades de pinho, etc) o que facilita o trabalho com plainas, com madeiras como essas nem sempre se precisa “travar” a madeira na bancada para plainar.

        Espero não estar equivocado nas minhas colocações.

        Abraço!!!

        E Boas Festas!!!

        1. Olá Rogério! Eu também demorei para ver sua resposta, então estamos quites! rsrsrsrs… o que eu aprendi é que os japoneses têm o hábito cultural de puxar porque é uma crença de que devemos “trazer o trabalho” em nossa direção, e não empurrar. Dessa forma, você faz o trabalho com maior respeito, com mais carinho e cuidado! Já ouvi muitas explicações sobre esse tema, mas essa explicação “espiritual” é o que mais me pareceu plausível especialmente por conhecer um pouquinho da cultura oriental! Bem, fica aqui mais uma sabedoria para bate-papos com amigos! Um grande abraço e um 2018 cheio de bons eventos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *