Recebemos uma máquina para avaliação e ficamos muito felizes. Primeiramente, sou fã da Dremel faz muito tempo; segundo – a Dremel Moto-Saw é uma tico-tico de bancada! Nem tenho palavras para descrever o quanto uma tico-tico de bancada é legal! Ou seja, é a máquina ideal para projetos de artesanato e modelismo. Além disso, é mais valente do que aparenta: cortei MDF de 15mm sem problema algum.
Características Gerais da Dremel Moto-Saw
1. Apresentação:
A Dremel Moto-Saw é super bonita. No quesito design, combina muito com minha oficina, rsrsrsrs… Aliás, quem nos acompanha, sabe que gosto de ferramentas bem fabricadas, sem rebarbas ou parafusos feios. Então, como podem ver pela foto, trata-se realmente de uma Dremel: qualidade em primeiro lugar! E como não poderia deixar de ser, acompanha uma maleta para transporte que garante a integridade da máquina quando estiver guardada. Nota alta neste quesito!
2. Potência:
Potência ideal para uma máquina desse porte, com um motor que dá conta do recado. Conforme citei anteriormente, cortei MDF 15mm com facilidade, ou seja, os 70W de potência foram suficientes.
3. Versatilidade:
Essa máquina pode ser utilizada tanto estacionária quanto móvel. Por isso, a Dremel Moto-Saw pode ser destacada da mesa para usar livremente e cortar peças já instaladas, por exemplo. Essa é uma característica única no segmento. Só isso já pode te dar vontade de comprar agora a sua tico-tico de bancada!
4. Espessura do corte da Dremel Moto-Saw:
no manual está especificado que a espessura máxima para corte é de 18mm. Contudo, em modelismo, nunca vi alguém tentar cortar materiais mais grossos que isso. Eventualmente, no artesanato, utilizam-se peças acima de 18mm, mas a grande maioria dos serviços cabem perfeitamente nesse alcance máximo.
Entretando, como sou teimoso, resolvi fazer um teste cortando uma tábua de pinus de 32mm – bem acima do recomendado. Surpreendentemente, ela cortou! Embora o motor tenha aguentado firme, a lâmina de serra dava uns “estalos”, rsrsrsrs…
ATENÇÃO: mais uma vez, ressaltando que o máximo de corte é de 18mm. Ou seja, eu fiz um teste no pinus de 32mm para matar minha curiosidade sobre a potência dela. Uma vez que o manual não recomenda o corte de materiais dessa espessura, se quebrasse teria que pagar do meu bolso.
Especificações técnicas:
- Moto-Saw Dremel, disponível em 110 ou 220v
- Potência 70W
- Velocidade em vazio (golpes por min.), variável de 1500 a 2250/min
- Profundidade de inserção (garganta), 250mm
- Comprimento do golpe, 8mm
- Peso 1,1kg
Prós da Dremel Moto-Saw, segundo os Empoeirados:
- Pequena
- Portátil
- Base removível
- Acabamento bem feito
- Potência adequada ao tamanho e finalidade
Contras, segundo os Empoeirados:
- Botão de liga/desliga é difícil de acessar quando instalada na mesa.
- Manual merece mais cuidado em relação ao conteúdo, principalmente sobre o tipo de material que aceita. Embora exista essa informação por meio de ícones, não fica muito claro para leigos como eu.
A imagem acima é tudo o que vem na embalagem: o arco de serra, a mesa, dois grampos, um guia de corte e algumas serras. Enfim, tudo o que você precisa para começar a brincar com a Dremel Moto-Saw.
Agora, me dêem licença que estou indo lá brincar com a minha 😉 – se quiserem ver ela em ação, é só acessar nosso vídeo de Como Fazer Decupagem em Madeira.
Admiro e respeito muito o canal EMPOEIRADOS, portanto com relação a esta máquina, comprei uma para usar em alguns serviços na marcenaria e, infelizmente a máquina entregou um resultado bem diferente. A minha veio com 10 lâminas e os cortes não tem precisão e a máquina “abre as pernas” com peças pequenas em espessura como MDF de 6mm.
Já coloquei a venda no mercado livre, pois não me serviu para nada.
Acredito que para pessoas que trabalham com pequenos artesanatos, ourives, etc… a máquina pode ser boa, porém na área de marcenaria não recomendo.
Abraços a todos!!!
Olá! Obrigado pela sua observação. Essa máquina é indicada para artesanato mesmo. Na marcenaria não vai servir muito. Abraço!