Detalhe do perfil do ângulo de ataque de um formão

Discussões sobre o angulo de afiação de formão são sempre legais porque aprendemos muito. Cada profissional tem o seu jeito de trabalhar, de manusear a ferramenta e característica que acabam tornando-se sua identidade. Por isso, alguns entalhadores ficam conhecidos somente pela forma de se trabalhar a madeira. O formão está para esses profissionais assim como o pincel está para os pintores.

Mas uma observação bastante importante é sobre o ângulo de afiação dos formões: quantas pessoas nos mandam perguntas querendo saber qual o ângulo correto do ataque. Entretanto, como em qualquer arte, não existe um número mágico.

Print

Se por um lado não existe um número mágico para o ângulo de afiação, por outro podemos determinar qual madeira será trabalhada, classificando como dura ou mole. Assim, a partir dessa escolha será possível saber qual o melhor ângulo de corte para afiar o seu formão.

Sendo assim, podemos escolher ângulos de afiação de formão que vão de 15° a 35°. Partindo do ângulo de 15 graus, podemos trabalhar as madeiras mais moles, até chegar ao ângulo de 35 graus para as madeiras mais duras.

Ao se trabalhar com o ângulo adequado à dureza da madeira, a afiação torna-se mais apropriada já que o fio pode durar mais. Ângulos menores formam um corte mais fino, ideal para cortar com precisão as madeiras macias, mas se usarmos esse mesmo ângulo para madeiras duras, a chance de se criarem “dentes” na lâmina do formão é maior.

Tenha uma ideia de um formão trabalhando no nosso post sobre como fazer encaixe espiga em madeira.

formao-arte-03

No esquema acima é possível observar exatamente os ângulos ideais para cada dureza de madeira, o que permite um trabalho mais apurado.

Mas como saber se a madeira é dura?

E como saber se uma madeira é dura ou macia? Bem, geralmente as madeiras mais leves são mais macias e as mais pesadas são mais duras. Porém existe uma classificação numérica para determinar exatamente a dureza da madeira e assim saber se é macia, média ou dura: Dureza Janka, representada em N (Newton) ou kgf (quilograma força)

* Madeira Macia – Dureza Janka 392 kgf
* Madeira Média – Dureza Janka > 392 kgf a ≤ 730 kgf
* Madeira Dura – Dureza Janka > 730 kgf

Mas se quiser manter um formão para uso geral, mantenha-o em 25 graus. Por estar no meio dos ângulos propostos, torna-se um coringa, utilizado pela maioria dos formões vendidos comercialmente!

E você, qual ângulo que mais utiliza?

* FONTE: Madeiras Brasileiras: guia de combinação e substituição  – Pereira, Andréa Franco – Blucher, 2013 – pág. 56

Posts Similares

7 Comentários

      1. Olá Leandro!

        Estou iniciando no hobismo da poeira e barulho no fundos de casa.

        Gostei do artigo sobre angulação de formão. Foi um bonus extra ver a classificação da dureza das madeiras.

  1. Opa, excelente post, mas fiquei com uma duvida: essa regra de afiação também vale para goivas e laminas de plaina?

    Obrigado.

  2. Sensacional a matéria, simples, clara e objetiva, como deve ser, tratando-se de artigo técnico. Sou técnico em eletrônica, e apaixonado por artigos que expandam conhecimentos, seja qualquer área. Assisto pelo youtube, aulas, cursos, tutoriais, sobre ferramentas, nas áreas eletroeletrônica, metal mecânica, e marcenaria, meu hobby há 2 anos. Abraço gaúcho. Continuem assim que está ótimo.

    1. Que legal que gostou Nilton. Esse é um dos artigos que escrevemos que mais gosto também. Pesquisamos bastante sobre o assunto para podermos escrever algumas linhas. Seja sempre bem vindo ao nosso blog. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *