InicioAcessóriosHoning Guide para afiar formões e facas de plaina

Honing Guide para afiar formões e facas de plaina

A afiação de ferramentas como formões e facas de plainas fica muito fácil quando utilizamos o honing guide. Esse gabarito ajuda a manter um ângulo constante na aresta de corte, que é justamente o segredo de uma afiação bem feita.

É claro que muitos marceneiros, com longa experiência, já nem usam mais um guia para afiar suas ferramentas. Mas para nós, hobbistas, o gabarito de afiação é uma garantia de controle. No entanto, essa peça fundamental tem uns macetes que vão ajudar muito na hora de colocar o seu formão ou faca de plaina nela, e é exatamente isso que vamos abordar no post de hoje.

Para quê serve o honing guide?

O gabarito de afiação é uma ferramenta auxiliar para garantir uma afiação correta em formões e facas de plaina manual. Aí você pode perguntar: mas e para afiar lâmina de desengrosso? Ou tesouras? Ou goivas? E a resposta será: o honing guide foi desenvolvido para afiar formões e facas de plaina. Mas ao mesmo tempo em que ele é um gabarito limitado a apenas essas ferramentas, é também indispensável. Tanto é, que já postamos aqui nesse blog um artigo de um colega nosso mostrando como fazer o seu próprio honing guide. e também chegamos a fazer um vídeo com o passo a passo de como fazer um gabarito de afiação.

honing guide ou gabarito de afiação

Com ele você pode, também, alterar o ângulo de afiação de suas ferramentas. Ou seja, se quiser afiar o seu formão de 25 graus para um ângulo de 30 graus, basta alterar o posicionamento da ferramenta no gabarito e iniciar o processo. E isso é muito importante, principalmente se você tiver a possibilidade de ter diferentes formões com diferentes ângulos para poder trabalhar com diversos tipos de madeira, já que cada espécie exige uma angulação diferente, como já escrevemos no artigo sobre ângulos de afiação.

Honing guide não é indispensável, mas ajuda muito

Realmente, esse gabarito de afiação não é um item super necessário numa oficina, mas se puder comprar um honing guide, você perceberá que depois de um tempo trabalhando com ele, você já estará condicionado a manter sua mão mais firme, sem variar muito a angulação.

Outra coisa, é que o gabarito de afiação ajuda a mudar o ângulo da afiação, quando essa for uma tarefa necessária.

Posicionando as ferramentas no honing guide

Todo honing guide vendido no mercado tem as mesmas dimensões, com exceção de alguns mais sofisticados como os gabaritos de afiação da Veritas, Lie-Nielsen, etc.

Sendo assim, existe uma fórmula para posicionar os formões e lâminas de plaina de acordo com o ângulo desejado. No caso de formões, devemos posicionar a ferramenta entre os mordentes do honing guide, como na imagem abaixo:

Posição do formão no honing guide

Por outro lado, as lâminas de plaina devem ser posicionadas sobre os mordentes, para acomodar melhor a peça no gabarito.

Posição da lâmina de plaina no honing guide.

Para afiar formões com ângulo de 25 graus, posicione a aresta de corte da ferramenta a 40mm da borda do honing guide. Para formões com afiação de 30 graus, posicione a aresta de corte a 30 mm da borda do gabarito.

Para afiar lâminas de plaina de 25 graus, posicione a aresta de corte a 50mm da borda do gabarito, e para lâminas com ângulo de 30 graus, posicione a aresta de corte a 38mm da borda do honing guide.

Conclusão

O honing guide é um excelente auxiliar na oficina de marcenaria profissional ou hobby. Com ele você terá uma melhor padronização na afiação das suas ferramentas, além de também te condicionar no posicionamento da ferramenta sobre a pedra de afiar ou folha de lixa, dependendo do sistema que você esteja acostumado.

O gabarito de afiação não é uma ferramenta cara e quando percebemos o quanto ele pode ser útil, fica claro o quanto você tem a ganhar ao utilizar esse método de afiação.

Se quiser saber mais, assista ao vídeo que preparamos para vocês e não se esqueçam de comentar ou clicar no “joinha” para que nosso conteúdo seja considerado relevante para o Youtube e para o Google. Isso nos ajuda muito e não custa nada!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário