Sim, SERROTE CHINÊS não é SERROTE JAPONÊS. Fim de papo. Pronto, não preciso escrever mais nada sobre o assunto. Heheh…
Brincadeiras a parte, temos que orientar vocês que nos acompanham em nosso canal do Youtube, Instagram e principalmente os nossos clientes e amigos da Loja Empoeirados, que sempre nos perguntam e questionam sobre a qualidade, durabilidade, eficiência, etc.
Primeiro, vamos deixar claro que o Serrote Japonês foi criado e fabricado no Japão, por isso do nome “Serrote Japonês“. Existem empresas chinesas fabricando esses serrotes, porém, não são japoneses e sim um “Serrote Chinês vulgo Japonês“. Vou listar abaixo algumas diferenças para termos uma ideia. Mas no vídeo que gravamos (pode assistir logo abaixo), a gente aborda outros assuntos e comentamos um pouco sobre essa questão.
E porque falamos isso? É com muita humildade que digo que somos Especialistas em Serrote Japonês. E é a pura verdade. Tanto eu com o Leandro já usamos esses serrotes há mais de 10 anos. Além disso, comercializamos na Loja Empoeirados como eu já falei, e temos uma expertise para falar do assunto com propriedade, não só de uso mas como conhecimento de produto e das marcas. Tanto é que temos diversos vídeos no Youtube que já gravamos, veja alguns:
Não é só porque vendemos, mas é porque GOSTAMOS MUITO das ferramentas japonesas! Somos fã de carteirinha. E por isso resolvemos vender na loja. Pode perguntar para qualquer um! 😉
Vamos as 3 diferenças básicas.
Material da Lâmina
Japonês: Geralmente, serrotes japoneses autênticos utilizam aço de alta qualidade, resultando em lâminas afiadas e duráveis. Você vai perceber no corte comparando um e outro.
Chinês: Os serrotes chineses podem empregar materiais de qualidade inferior, resultando em menor durabilidade e desempenho. Você vai perceber pelos dentes. Compare para ver.
Design e Ergonomia
Japonês: Os serrotes japoneses são conhecidos por seus designs cuidadosos e ergonomicamente projetadas para conforto e eficiência no corte.
Chinês: Os modelos chineses podem apresentar algumas diferenças, mesmo que pequenas, nessa questão. Exemplo: cabo maior, mais leve, de plástico, lâmina menor, essas coisas.
Processo de Fabricação
Japonês: A fabricação de serrotes japoneses muitas vezes envolve artesanato meticuloso, resultando em ferramentas de alta qualidade. Existem muitas fábricas tradicionais no Japão que fazem artesanalmente por exemplo, feitos “um a um”. E isso não quer dizer que os produzidos em fábricas sejam ruins, tudo vai depender do processo e qualidade.
Chinês: Os serrotes chineses podem ser produzidos em larga escala, com menos atenção aos detalhes e qualidade, além do material que já falamos – inferior aos serrotes japoneses.
Ok, já vimos algumas diferenças básicas, mas como na prática diferenciar um e outro?
Verificação da Marca: Opte por marcas japonesas reconhecidas para garantir autenticidade. Caso tenha dúvida, entre no site do fabricante. Aqui na Loja Empoeirados, trabalhamos com duas marcas japonesas que são excelentes, a ZETSAW e SUIZAN. Na dúvida, pergunte para o lojista te informar se é japonês ou “estilo japonês (chinês)”.
Exame do Material: Lâminas de aço de alta qualidade são indicativas de serrotes japoneses autênticos. Como você percebe isso? Primeiro, testando na prática. Nós participamos muito de eventos pelo Brasil e sempre levamos as ferramentas japonesas, pricipalmente os serrotes. Fique atento onde estaremos, e quem sabe você não testa lá com a gente na hora. Avisamos esses eventos sempre no Instagram. Segundo, os dentes dos serrotes chineses são bem mais agressivos e maiores do que os japoneses.
Avaliação do Design: Geralmente o acabamento do serrote japonês é melhor, tanto o cabo quanto a lâmina. E mais uma vez, você percebe visualmente os dentes mais agressivos.
Bom, já deu para ter uma ideia de como você deve escolher. Alguns distribuidores mais sérios tem incluído a informação “Do Tipo Japonês” nas embalagens para não confundir o consumidor, mas o problema as vezes é quem divulga e vende e não deixa claro essa informação, e você, consumidor, cliente, amigo nosso compra “gato por lebre”. Muita atenção, tem gente falando aí que é SERROTE BOM E BARATO! Cuidado! Não caia nessa, é um alerta que fazemos. Compre serrotes de qualidade e originais – Serrotes Japoneses!
Assista o vídeo agora e veja o que falamos sobre os Serrotes Japoneses e Serrotes Chineses:
Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom!
O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia.
E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?
Seu Serrote Enferrujou? Veja essa dica! Uma dica bem legal para você não deixar enferrujar e manter o seu serrote japonês ou qualquer outro serrote que tenha aí na oficina. Não deixe o seu serrote enferrujar! Assista essa dica do Leandro e mantenha o seu serrote sempre em boas condições para uso! Para comprar os serrotes…
Faça você mesmo um Cabo para Serrote Japonês Ryoba! Eu tinha uma lâmina do serrote japonês Ryoba sobrando na oficina e resolvi fazer um cabo para ele. Não é nada complicado, basta um pedaço madeira de boa qualidade, de preferência dura, 3 furos, grosa, lixa e um serrote para fazer o corte no meio para encaixar…
Olá pessoal, Quando conheci esse alicate super especial de desencapador ou descasca fios, a minha vida mudou! Poxa vida, como ninguém nunca me apresentou isso! Aff… Heheh… Muito prático e fácil de usar, não precisa ficar sofrendo com o alicate, ou dois alicates, como o pessoal ensina a fazer, a conhecida “alavanca”. Mas é claro, um…
Formões são ferramentas tão úteis que entraram para nossa lista das “10 ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria“, publicada aqui mesmo em nosso blog. E já que são tão indispensáveis, decidimos fazer um vídeo de apresentação dos formões WoodRiver, cuja empresa representamos oficialmente aqui no Brasil. (O quê? Não me diga que você não…
No começo da prática do trabalho em madeira, confesso que eu não gostava de cortar com serrotes. Sempre fugia da tarefa apelando para máquinas, desde tico-tico até serras circulares estacionárias. Mas foi em um curso de marcenaria que fiz com o Celso, da escola Madeira Viva (foi com ele que aprendemos a lixar madeira da forma…
Salve, salve pessoal! Esses dias resolvi limpar e lubrificar meus grampos aqui na oficina. De tempos em tempos faço isso, não só com os grampos, mas com as ferramentas, acessórios, máquinas etc. Meu véio sempre falava que uma ferramenta bem cuidada, dura para sempre! Entretanto, ao comparar os grampos que possuo, achei interessante escrever esse artigo…