Como aumentar o torque da chave de fenda

Quando damos de frente com um parafuso emperrado, é necessário aumentar o torque da chave de fenda. Segue uma dica simples de como fazer isso!

No nosso dia-a-dia na oficina, tanto hobby quanto profissional, os parafusos emperrados insistem em surgir. Isso é tão comum que existem ferramentas destinadas a soltar parafusos travados. Entretanto, não será necessário adquirir uma dessas.

Além das técnicas de aplicar produtos químicos, cortar o pedaço de madeira fora, usar máquinas ou furar com estratores, vale a pena tentar uma manobra simples antes.

Qual ferramenta devo utilizar para aumentar o torque da chave de fenda?

O foco aqui é chave de fenda ou chave philips tradicional, movida à arroz e feijão! Aliás, alguns fabricantes se empenham em facilitar a vida dos usuários de suas ferramentas. Provavelmente você sacou a ideia somente vendo a imagem de abertura!

Se a sua chave de fenda ou philips tem um furo no cabo que permite encaixar o corpo de outra chave tipo “T”, é bem possível que a função dele seja mais do que pendurar no quadro de ferramentas. Portanto, basta encaixar no furo do cabo uma outra chave, como mostrado na imagem acima.

Uau! Posso fazer isso com qualquer chave de fenda?

Nem todas as chaves vão aguentar o torque, e pode ser que você acabe quebrando aquelas de baixa qualidade. O fabricantes especificam o limite de torque de suas ferramentas. Então, se optar por alavanca, use somente uma outra chave. Aliás, se colocar um vergalhão com um metro de comprimento, é mais provável que consiga quebrar a ferramenta ou o parafuso emperrado.

Mas atenção, use essa dica com cuidado e nunca use artifícios de torque em ferramentas como chaves de boca, chaves-catraca e outras. Resumindo, o desenho e comprimento dessas ferramentas têm um motivo para serem assim e foram calculados para entregar o melhor desempenho.

Ah, por último e não menos importante: caso precise de chaves de alto torque com frequência, compre uma ferramenta desenvolvida a esse propósito. Um grande abraço e bom trabalho!

 

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *