InicioEpisódiosArtesanato e DecoraçãoComo escolher madeira para fazer tábua de corte

Como escolher madeira para fazer tábua de corte

A tábua de corte é, geralmente, uma das entradas para o mundo da marcenaria. Afinal, é um item fácil de se fazer, certo? Bom, mais ou menos. Alguns cuidados devem ser tomados e um dos primeiros deles é aprender como escolher a madeira.

Por isso desenvolvemos uma série com quatro capítulos para que você possa construir sua primeira tábua de corte com o mínimo de percalços. Por isso, o primeiro episódio trará informações básicas para ajudar a escolher madeira certa para uma tábua de qualidade.

Em tempo, aproveitamos para esclarecer melhor o item citado que se refere à toxicidade da madeira. Em raras situações encontraremos madeiras tóxicas ou alergênicas. No entanto, algumas madeiras que são cultivadas para o uso estrutural, como o Cedroarana, podem causar alguma irritação. Isso porque as madeiras mais abundantemente disponíveis no mercado passam por um processo de tratamento por CCA, que é um agente químico que pode ser nocivo à saúde. Algumas pessoas são mais sensíveis ao toque com esse tipo de agente. Outras pessoas, no entanto, suportam contato prolongado, mas as consequências à saúde podem aparecer no decorrer do tempo. Por isso esse ponto está intimamente ligado à origem da madeira.

Para facilitar, sugerimos como ponto de partida as seguintes madeiras para fazer tábua de corte:

  • Roxinho
  • Muirapiranga
  • Jatobá
  • Pequiarana
  • Aroeira
  • Angico
  • Muiracatiara

Depois de assistir ao vídeo, que tal já se preparar para fazer um acabamento lindão em sua nova tábua de corte? Para isso, aprenda a lixar madeira com as técnicas mostradas em nosso artigo. Além disso, aproveite para conhecer o GIF White Oil, acabamento natural para utensílios de cozinha em madeira!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Olá! Uma madeira muito comum para fazer tábuas é o Angelim Pedra. O que vocês acham dela para esse uso?

    17/09/2019

Deixe um comentário