InicioAcabamento, Lixamento e ColagemÓleo Mineral para Tábua de Corte

Óleo Mineral para Tábua de Corte

Uma coisa é fato, o melhor acabamento para tábua de corte é o Óleo Mineral e a Cera de Abelha. Primeiro porque é um material atóxico, inodoro, incolor e insosso, ou seja, não afetará em nada no alimento e ainda ajuda a preservar sua tábua por mais tempo. Segundo: é um produto muito barato e fácil de aplicar!

Mas mesmo assim, existem muitas dúvidas em qual melhor acabamento para aplicar numa tábua de corte. E com certeza esse vídeo vai solucionar suas dúvidas. Além de mostrar como é fácil aplicar o GIF White Oil (Óleo Mineral) e a Cera Cucina (Cera de Abelha), você ainda poderá entender a funcionalidade dos acabamentos produzidos pelo nosso amigo e parceiro Cláudio, da General Iron Fittings, uma indústria brasileira que aposta na qualidade dos produtos que elaboram.

Vamos utilizar, nesse episódio, os acabamentos GIF White Oil que é um produto natural e 100% seguro para contato com alimentos e a Cera Cucina um composto natural preparado com cera de abelha e óleo mineral. E o mais legal é que por se tratar de um produto de alta qualidade e feito com matérias primas nobres, ao abrir a embalagem a gente já sente aquele delicioso cheiro de mel.

O mais importante de se trabalhar com o óleo mineral e com a cera de abelha da General Iron Fittings é preservar suas tábuas de corte e garantir uma aparência nobre com um toque sedoso que irão passar ao seu cliente o status de produto de alta qualidade.

Nas próximas semanas vamos falar de outros tipos de acabamento para tábua de corte, além do abordado nesse post. Porém, é sempre importante frisar que, de forma geral, os acabamentos para tábuas de corte não possuem brilho.

A principal razão é que para se obter um alto brilho na madeira, é necessário utilizar acabamentos que formem uma película ou uma camada de produto que aceite alto polimento sobre a peça. Geralmente esses acabamentos de alto brilho não são indicados para contato com alimentos porque são produtos químicos. Agora, supondo que inventassem um material que fornece um alto brilho para tábua de corte, resta a pergunta: porque utilizar alto brilho em uma superfície que será constantemente agredida com facas afiadas? No fim, a peça ficaria cheia de riscos e muito feia. Então, não compensa.

Nós já vimos até superfícies de corte feitas em vidro, o que é ainda mais estranho. Além de estragar o fio de corte das facas, pode acontecer micro fissuras no vidro. E adivinha onde essas micro partículas de vidro vão ficar alojadas? Isso mesmo, naquela picanha deliciosa que está na brasa!!! Ou nos legumes grelhados, no peixe, ou qualquer outro alimento em preparo. Não parece certo, não é mesmo?

Se quiser aprender um pouco mais, acompanhe o vídeo e, se tiver alguma dúvida, fale com a gente!

Compre aqui o kit de acabamento para tábua de corte

Mas se quiser se aprofundar na arte de preparar tábuas de corte utilizando ferramentas simples e, com isso, investir em uma promissora fonte de renda extra, acesse agora mesmo o nosso curso “Mestre em Tábuas de Corte” que preparamos em parceria com nosso amigo Rodrigo Pioto, fundador da Oficina Rumo 4. Esse curso abrange técnicas de fabricação e preparo de tábuas de corte, desde a escolha da madeira apropriada até o preparo da clássica mistura de acabamento com óleo mineral e cera de abelha que abordamos nesse vídeo. Além disso, mais outros profissionais de peso se juntaram ao projeto para passar a experiência profissional que eles vivenciam. Estamos falando de Dizzy Wood que apresenta um módulo extra sobre fabricação de tábuas de corte rústica; e também de Marcelo Alvarenga com um módulo extra sobre aplicação de resina para embelezar ainda mais suas obras de arte.

Acompanhe nosso conteúdo e fique ligado nas novidades seguindo nossas redes sociais e compre ferramentas de qualidade na Loja Empoeirados!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Sem Comentários

Deixe um comentário