InicioAcabamento, Lixamento e ColagemPosso aplicar verniz em tábua de corte?

Posso aplicar verniz em tábua de corte?

Se fôssemos eleger as 10 perguntas mais feitas em nossos canais, “posso aplicar verniz em tábua de corte?” estaria, com certeza, entre elas. Arriscaria dizer que estaria entre as TOP5. E depois de alguns anos atuando à frente do Canal Empoeirados, é claro que percebi a verdadeira intenção dessa pergunta, além da proteção que o verniz oferece: dar um brilho extra às peças.

Mas para quê buscar brilho sobre uma superfície que serve para fazer cortes de alimentos? No primeiro uso, o produto que você desenvolveu já ficará com aparência gasta e nada nobre!

Nesse vídeo preparamos uma tábua de corte exclusiva para falar sobre a aplicação polêmica do verniz. Polêmica, porque não é uma boa ideia aplicar vernizes industriais em peças que servirão como utensílios de cozinha, que é exatamente o caso em questão. Os vernizes industriais são desenvolvidos para proteger a madeira de intempéries e os engenheiros químicos não medirão esforços para conseguir resultados satisfatórios. E como as peças alvo são sempre estruturas de imóveis e móveis, é claro que eles não vão se preocupar com elementos não contaminantes ou naturais. E isso não é desmerecer nenhum produto. Apenas temos a intenção de esclarecer que o verniz comercial não se presta ao contato com alimentos.

Mas afinal, posso usar verniz em tábua de corte ou não?

Porém existem também empresas que estão focadas no desenvolvimento de acabamentos específicos para utensílios de cozinha feitos com madeira, e essas sim têm o propósito de criar produtos seguros para o contato com alimentos. É aqui que entra o verniz à óleo da General Iron Fittings, desenvolvido especialmente para aqueles que desejam aplicar verniz em tábuas de corte.

Entretanto, com o bônus sempre vem o ônus: verniz à base de óleo não entrega alto brilho. Os produtos com base óleo dependem basicamente do lixamento cuidadoso da madeira. Ou seja, se preparar a peça com cuidado, lixando para obter polimento na madeira, o brilho será maior, embora sempre com efeito acetinado. Então cuidado ao deduzir erroneamente que “se é verniz, então terei brilho”.

Esse vídeo que preparamos visa esclarecer como aplicar verniz em tábua de corte e mostrar qual o produto ideal para esse fim. No entanto, se você está pensando em produzir tábuas de corte para comercialização, terá que estudar mais. Por isso mesmo temos um curso online que aborda o assunto, o “Mestre em Tábuas de Corte“, feito em parceria com a Rumo 4, iniciativa de nosso amigo Rodrigo Pioto, do canal Marcenaria Amadora. E, sim, podemos usar verniz em tábua de corte, desde que seja o produto em questão.

O Verniz à Óleo da General Iron Fittings é uma proteção mais duradoura, que cria uma fina película sobre a madeira, que dá um aspecto elegante ao produto final, importantíssimo para chamar a atenção dos seus potenciais clientes. Além disso, esse produto ajuda na durabilidade da madeira, que permanecerá bonita por mais tempo.

Mas o verniz em tábua de corte é difícil de ser aplicado?

Na verdade, o mais complicado na aplicação do verniz é justamente achar o produto correto. Era! Porque para comprar o verniz à óleo basta visitar a Loja Empoeirados. Assim, em resumo, convidamos a assistir ao vídeo tema dessa postagem, onde abordaremos:

  • Como preparar o produto para aplicar  verniz em tábua de corte;
  • O motivo de abandonarmos a ideia fixa de querer fazer tábuas de corte com alto brilho;
  • Entender melhor a aplicação de óleos em peças de madeira;
  • Finalizar o acabamento do verniz em tábua de corte da maneira correta para garantir um excelente acabamento.

Se gostar do conteúdo, é claro que fica sempre o nosso pedido de clicar em “gostei”, assinar o canal Empoeirados no Youtube e ativar o já famoso sininho. Todo o conteúdo que preparamos para o Youtube é gratuito para nossos amigos e seguidores. Sua interação pode nos ajudar a produzir mais vídeos e manter o canal gratuito por mais tempo.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário