InicioFaça Você Mesmo - DIY (Do it Yourself )Cabo para Serrote Japonês Ryoba – Faça já o seu!

Cabo para Serrote Japonês Ryoba – Faça já o seu!

Faça você mesmo um Cabo para Serrote Japonês Ryoba!

Eu tinha uma lâmina do serrote japonês Ryoba sobrando na oficina e resolvi fazer um cabo para ele.

Não é nada complicado, basta um pedaço madeira de boa qualidade, de preferência dura, 3 furos, grosa, lixa e um serrote para fazer o corte no meio para encaixar a lâmina. Vamos a lista de materiais:

  • 1 Madeira de sua preferência (essa que eu usei é a Muiracatiara), de aproximado 6 x 3 x 35cm;
  • 1 Parafuso, arruela e borboleta para fixar a lâmina do Ryoba;
  • 2 pinos para que a lâmina do serrote não fique com jogo. Pode ser um prego bem grosso.

Primeiro, eu cortei a madeira no comprimento que achei legal, esse daí tem 35cm, mas você fazer menor ou maior se quiser, vai do seu gosto.

Segundo, fiz um corte no meio (ver detalhe da foto abaixo), da mesma espessura da lâmina do serrote Ryoba – pode usar um serrote mais fino, serrote japonês Dozuki ou até um arco de serra bom.

Terceiro, marquei a posição da lâmina do serrote japonês para fazer o furo central e os outros dois furos para incluir os dois pinos, veja como é a lâmina do Ryoba:

Da furação é a parte mais chata, pois tem que ficar 100%, de forma que os dois pinos e o parafuso central fique certinho.

Feito isso, pegue uma grosa para desbastar seu cabo e criar um formato para o seu cabo. Depois pegue uma lixa para dar o acabamento. Para finalizar, pode aplicar uma cera, verniz ou seladora para o seu cabo durar mais.

Caso não tenha a lâmina do Ryoba, vou deixar abaixo o link em nossa loja:

 

Comprar Lâmina do Serrote Japonês RYOBA

Agora, se quiser ele completo (lâmina + cabo), clique nesse link para comprar.

Abaixo, segue alguns detalhes das imagens.

É isso! Se gostou, compartilha com os amigos.

Ah e não esqueça de acessar a nossa loja – Loja Empoeirados, tem muita coisa legal lá.

Abraço Empoeirado.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Sem Comentários

Deixe um comentário