InicioFerramentas e AcessóriosComo afiar raspilha de aço para um ótimo acabamento

Como afiar raspilha de aço para um ótimo acabamento

A fase de acabamento de uma peça de madeira é muito importante. Afinal, o acabamento é que chama a atenção ao primeiro olhar. Além do aspecto visual da peça, o toque também é muito importante. Uma das ferramentas de acabamento mais interessantes é a raspilha. Mas para se tirar o máximo de proveito dela, é preciso mante-la sempre afiada. Por isso, nesse vídeo, vamos mostrar como afiar raspilha corretamente.

Aliás, quando falamos em como afiar raspilha, já vem à mente o perfil de um fio de faca de plaina ou formão. Porém, esse perfil clássico não faz parte do universo da raspilha. O objetivo ao se afiar essa ferramenta é conseguir uma “usinagem” perfeita das bordas da lâmina, com ângulo de 90 graus preciso.

Depois de se conseguir acertar o ângulo e planicidade perfeita nas bordas da raspilhas, será hora de brunir. O brunimento criará uma “rebarba” homogênea na borda, formando uma superfície de corte eficiente e limpa, para um acabamento perfeito. Se a afiação da raspilha for bem feita, talvez não precise nem de lixamento final.

Assista ao vídeo completo e aproveite para restaurar o corte de sua raspilha ou, quem sabe, fazer a sua própria raspilha com um pedaço de chapa de aço. E se mesmo assim você precisar lixar sua peça depois da raspagem, leia o artigo “como lixar madeira” que escrevemos há algum tempo atrás.

Não quer fazer uma raspilha? Sem problemas, você pode comprar a sua raspilha na Loja Empoeirados, a loja de ferramentas mais legal do Brasil!

Raspilha na Loja Empoeirados

Raspilha Bahco na Loja Empoeirados.

Comprar Agora

Aproveite e siga nosso canal no Instagram.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Sem Comentários

Deixe um comentário