Cera de Abelha para tampar os furos? Hein?

É isso mesmo, eu já tinha ouvido alguém lá no passado me falar sobre isso, mas não dei muita bola. Esses dias fiquei sabendo que isso era possível. E como sou um cara esperto, fui numa loja, achei essa cera e nesse final de semana consegui testar! E confesso que gostei de resultado! Não pensei que ficaria tão bom. Esse “copo” que comprei custou 8 reais, e vai durar por um bom tempo… 🙂

Então, mãos a obra, ou melhor, mãos na cera!

Essa é a peça em MDF que montei. Para não ficar aparecendo, eu quis colocar a cera de abelha e ver o resultado.

Como fazer esfregão de madeira

Usei um formão que não uso para pegar a cera.

Como fazer esfregão de madeira

Como fazer esfregão de madeira

Com o formão, aplique no local desejado. Capriche na cera, depois você tira o excesso. O legal do formão que ele tem esse corte 45 graus, dá certinho quando você passa. Pode utilizar uma espátula pequena também…

Como fazer esfregão de madeira

Olha o resultado…

Como fazer esfregão de madeira

Faça um acabamento com uma lixa fina…

Como fazer esfregão de madeira

E pronto! Até que o resultado ficou legal, não? Eu gostei! Vou usar nos próximos trabalhos. Muito prático e fácil de fazer. Melhor do que aqueles tapa furos de plástico que nunca ficam na cor da madeira! Pelo menos eu prefiro.

Como fazer esfregão de madeira

Até a próxima galera!

Similar Posts

20 Comments

  1. Opaa, gostei da dica, mas tenho uma duvida… e se a madeira que eu for tampar o buraco estiver exposta a calor e umidade, essa tecnica funciona? a cera nao derrete? eu teria que aumentar o ponto de fusao da cera?!

    abraços!

    1. Olá Pedro! Não use a cera de abelha. A cera é perfeita para materiais que receberão laminação. Mas para ficar exposta, existem massas para madeira na cor desejada. Fica muito melhor e mais resistente. Grande abraço!

  2. ah detalhe, eu estava pensando em utilizar apenas oleo de linhaça e terebentina como cobertura da madeira

  3. PESSOAL EU TRABALHO COM MADEIRAS, EU CONFIRMO AS PALAVRAS DO AMIGO LEANDRO CAUSO E ACRESCENTO, SE VC COLOCAR ALGO QUENTE(EX: UMA PANELA QUENTE, PRONTO VC JÁ PERDEU O TRABALHO. EXISTE REALMENTE MASSA PRÓPRIA PARA MADEIRA DE TODAS AS CORES.

  4. Minha mesa de jantar, feita de madeira, rachou, talvez por causa do calor e da baixa umidade da cidade onde moro. A rachadura é bem grande, deve ter 1 metro de comprimento (quase o comprimento da mesa) e uns 2 ou 3 milímetros de largura. Posso tampá-la com cera de abelha? Será que fica bom?

    1. Hummm… tá difícil de colocar cola e prensar com grampos? Se não, é melhor usar uma massa para madeira, encontrada em lojas de tintas. A cera de abelha fecha bem também, mas não sei se o calor da sua cidade vai estragar. Abraço!

  5. Gostaria de saber se posso passar a cera de abelha na madeira de uma pequena cômoda para tapar pequenos furos e depois envernizar!

    1. Não pode aplicar verniz sobre cera. Se desejar fechar os poros é precisa usar cola com serragem ou alguma massa desenvolvida para esse fim. A cera de abelha não sei se vai aceitar esse verniz sobre ela. Abraço!

    1. Olá Ilton… tem tanta coisa que pode estar acontecendo na comoda que seria necessário ver a peça ao vivo. Pode ser apenas o laminado que se soltou, pode ser empenamento mesmo, etc… o correto é levar para um marceneiro para analisar e decidir o que fazer. Abraço!

  6. Boa tarde! Posso usar a cera para preencher as trincas do rejunte da minha escada de madeira? Tudo que usamos trinca e ainda nem nos mudamos. Já calafetamos com a massa de pó de madeira e cola branca, cola pu na cor da madeira que nos disseram ser mais maleável, mas mesmo assim deu algumas microtrincas após o verniz.

    1. Pode usar essa cera sim. Como a escada é um local de muito movimento (sobe e desce), em tempos em tempos você terá que ir cobrindo essas trincas. Existe algumas massas específicas para tapar essas trintas, chegou a ver em alguma casa de tinta? A mistura do pó com cola, pode dar certo, porém tem que deixar secar bem, assentar e aplicar até chegar no nível da escada, talvez demore um pouco mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *