desempeno X desengrosso

Olá amigos Empoeirados! Hoje resolvi escrever sobre duas máquinas que são sonho de consumo de marceneiros: desempenadeira e desengrossadeira.

Essas máquinas são fundamentais para o trabalho com madeira natural pois permitem agilizar o processo de beneficiamento do insumo. Para construir uma peça de mobília, fazer um madeiramento de telhado impecável ou entregar peças dignas de serem apresentadas em galerias de arte, é necessário ter peças totalmente aplainadas e customizadas.

Mas existe uma grande diferença entre uma máquina desempenadeira (ou máquina de desempeno) e uma desengrossadeira (ou máquina de desengrosso). Vejamos!

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira
Peça empenada em comparação à linha plana (imaginária) esperada.

 

Desempenadeira

Vamos por ordem: o desempeno é geralmente utilizado no início no processo de manufatura para endireitar as peças de madeira. Como o próprio nome diz, ela serve para “desempenar” madeira. Ou seja, aquelas pranchas tortas ou envergadas podem ser aplainadas com perfeição e agilidade.

A imagem 01 (acima) mostra uma peça de madeira empenada que será usinada até se obter ambas faces aplainadas por igual e em paralelo.

Primeiramente usinamos a peça no desempeno para que uma das faces fique plana e com acabamento já próximo ao final. A face que está sendo aplainada deve ser passada o tanto de vezes necessárias para se obter uma superfície plana e lisa. O ideal é sempre ir tirando aos poucos para desperdiçar o mínimo possível de madeira.

ATENÇÃO: Nesse artigo, vamos focar somente no processo comparativo, sem nos preocupar com posição de veio e apoio, para melhor entendimento.

A imagem 02 (abaixo) mostra a peça empenada sendo usinada na desempenadeira. O eixo de lâminas, na desempenadeira, está localizado na base da máquina. Sendo assim, o lado que passa no eixo de lâminas é desbastado e apoiado sobre a mesa de saída, que deve sempre estar regulada com o topo da lâmina, conforme a linha plana (pontilhada em vermelho) mostra.

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira
Início da usinagem da peça empenada.

 

Assim que o trabalho for concluído, em tantas passadas quantas forem necessárias, a peça estará pronta para entrar no desengrosso, com uma face totalmente plana. Portanto, a desempenadeira serve para retificar uma face da peça empenada, garantindo assim uma base segura para posterior usinagem no desengrosso.

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira
Após o processo feito na desempenadeira, teremos a peça com apenas uma face plana.

 

Desengrossadeira

Aqui é que entra algumas das perguntas mais feitas: posso ter somente o desengrosso? Devo ter ambas máquinas? O desengrosso desempena madeira?

O desengrosso, sozinho, não será capaz de desempenar uma peça de madeira pois ele acompanha a torção da peça empenada. Consequentemente, se passarmos a peça empenada diretamente no desengrosso, ele vai somente diminuir a espessura da madeira, desengrossando a peça, sem desempenar; daí o nome.

Isso acontece por vários fatores. Podemos destacar o tamanho da mesa do desengrosso, que é menor que a mesa da desempenadeira, além de ela ser única, composta por apenas uma peça plana. Aliás, os rolos tracionadores forçam a peça para baixo, contra a mesa do desengrosso, causando um efeito mola na peça.

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira
A mesa do desengrosso é menor que a mesa do desempeno. Além disso, não possui regulagem.

 

Mas não dá pra ter só o desengrosso? Bom, se estiver disposto a fazer gabaritos para a máquina desengrosso, dá sim.

Na “tal da internet” tem muitas versões de gabaritos para desengrosso que se prestam a adaptar essa máquina para fazer o serviço do desempeno. Eventualmente, funcionam bem.

Então, a que conslusão chegamos?

Sendo assim, vai depender mais de sua verba para comprar máquinas e da sua atividade.

  1. Se é um hobbista, mas tem verba para adquirir as duas, ótimo. Faça isso. Se está com a grana curta, invista somente no desengrosso primeiro e, no futuro, quem sabe compre um desempeno.
  2. Se for um profissional e pretende fazer da marcenaria uma atividade rentável, então você vai precisar de ambas máquinas, sem choro. Afinal, elas vão se pagar com o tempo de peças produzidas. E o profissional tem que fazer seu tempo ser o mais produtivo possível, certo?

 

Gráfico sobre Desempenadeira X Desengrossadeira
A peça acabada deve ter ambas faces aplainadas e paralelas.

 

Espero que esse artigo tenha esclarecido pelo menos um pouco das dúvidas que haviam sobre essa comparação. Caso tenham mais informações relevantes ao tema não hesitem em escrever nos comentários abaixo. E se ainda surgirem dúvidas, escrevam também que vamos tentando esclarecer.

Se quiserem saber um pouco mais sobre desengrosso X desempeno, vale a pena ver um vídeo muito bom e com informação técnica de qualidade, feito por um marceneiro e instrutor de mão cheia, Fernando Belchior, que já abordou esse tema em seu canal no Youtube.

Um grande abraço e até mais!

Posts Similares

3 Comentários

  1. Parabéns pela atividade (hobby)de vocês,ajuda muitas pessoas,Como eu por explo, que é aficionado por ferramentas e a cultura do “faça você mesmo”.

  2. OLÁ LEANDRO. DESDE MUITOS TEMPO TENHO ACOMPANHADO SEUS VÍDEOS E DO SEU AMIGO LUCIANO. A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE VOCES É SOMENTE O CABELO ( BRINCADEIRA ) QUERO TE DIZER DA IMPORTANCIA TREMENDA DE VOCES EM SUA OPINIÕES. ELAS TEM ME AJUDADO E MUITO ( SOU UM DENTRE TANTOS MILHARES,APAIXONADOS POR ESSA ARTE ) SUA OPINIÕES TEM GRANDE INFLUENCIA EM NOSSAS DECISÕES,SEJA EM MADEIRAS,COLAS,E PRINCIPALMENTE EM MÁQUINAS. (((((( ETA RESPONSABILIDADE ESSA DE VOCES ))))) DESEJOS QUE ESSA DUPLA VENHA A CRESCER A CADA DIA. E DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE. SOU APENAS UM HOBISTA QUE ERA METALÚRGICO E APÓS SE APOSENTAR ESTÁ SE AVENTURANDO NESSA MARAVILHOSA ARTE DE FAZER UM PEDAÇO DE MADEIRA SE TRANSFORMAR EM UMA BELA ARTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *