Salve, salve pessoal! Esses dias resolvi limpar e lubrificar meus grampos aqui na oficina. De tempos em tempos faço isso, não só com os grampos, mas com as ferramentas, acessórios, máquinas etc. Meu véio sempre falava que uma ferramenta bem cuidada, dura para sempre! Entretanto, ao comparar os grampos que possuo, achei interessante escrever esse artigo sobre o melhor grampo sargento de marceneiro do mercado.
Já tinha pensando em escrever sobre esse assunto, que ao meu ver é de extrema importância. As vezes participo com o Leandro de alguns eventos, encontros, feiras etc., e sempre surge o assunto “Grampos”! Por isso, percebemos que existem diferentes perfis de usuários: enquanto uns querem qualidade, outros procuram durabilidade, preço, praticidade, facilidade, e por aí vai.
Mas afinal, qual é o melhor grampo sargento de marceneiro para se ter em sua oficina?
Creio que não há uma resposta certa, mas temos algumas opções. Tudo vai depender de sua necessidade, mas vou falar um pouco da minha experiência como usuário. Embora os modelos que coloco abaixo sejam apenas os que tenho em minha oficina, creio que para uma análise básica servirão para fundamentar sua escolha. Vamos lá!
Lufkin Connect
Começo com o grampo da Lufkin Connect, da empresa Apex. Ao meu ver é um dos melhores grampos nacionais hoje no mercado. Por consequência, a resistência e praticidade são diferenciais desse super grampo.
Pontos Positivos:
- Muito resistente, tanto na fixação quanto no corpo do grampo. Consequentemente, nunca quebrou um na minha mão!
- Prático e fácil de usar;
- Mordentes grandes e removíveis;
- Se você tirar os mordentes, tem a opção de fixar canos, cabos de vassouras, etc. Por isso é muito prático, veja no detalhe da imagem abaixo;
- Variedade de tamanhos: 5 medidas de abertura, de 15cm a 90 cm;
- O aperto conta com uma borracha. Assim, não escorrega nas mãos;
- Cabeça removível sem precisar de chave alguma. Consequentemente pode-se inverter ela para descolar peças.
Pontos Negativos:
- Até alguns meses atrás, eu tinha um: limitação de tamanhos (6″ [15cm] e 12″ [30cm]). Porém, algum “santo” resolveu desenvolver outros tamanhos para facilitar a nossa vida! A linha está completa agora: 18″ (45cm), 24″ (60cm) e 36″ (90cm)!
Diferencial:
- Com dois grampos você consegue transformá-lo numa morsa, similarmente ao que fizemos em nosso vídeo sobre como fazer uma morsa de madeira!
Compre seu grampo sargento Lufkin na Loja Empoeirados.
Bessey (Importado da Alemanha)
A alemã Bessey é uma das líderes de mercado quando o assunto é grampo sargento. Um dos melhores grampos do mundo! Por isso, vendemos em nossa loja virtual algumas opções da linha Bessey. Acho que é o melhor grampo sargento de marceneiro que o dinheiro pode comprar!
Os grampos da Bessey são bem parecidos com da Lufkin quanto a resistência (compare a estrutura nas fotos que tiramos). Entretanto, são superiores em uma importante área: a linha é imensa! Tem grampo de todo tipo! Sabe aquele grampo? Sim, eles tem. E aquele outro? Também! Em variados tipos, formatos e aplicações.
É uma variedade de grampos para ninguém botar defeito: marceneiros, metalúrgicos, mecânicos, indústria, construção civil, etc. Com isso, a Bessey tem uma linha de acessórios para acoplar em outros grampos, com recursos bastante específicos!
Pontos Positivos:
- Contrução super resistente. Por isso, são “pau para toda obra”;
- Prático e fácil de usar. Quase todos os modelos. Dessa maneira, apenas com uma mão é possível prender e soltar uma peça;
- No caso do modelo que eu tenho, os mordentes são grandes e removíveis;
- Uma variedade imensa de tamanhos e tipos, uma vez que eles possuem um grampo para cada uso;
- A empunhadura conta com uma borracha. Assim a mão não desliza na hora de apertar;
- Cabeça removível sem precisar de chave alguma. Dessa forma é possível inverter ele para soltar peças.
Pontos Negativos:
- Eu tenho sim, infelizmente não tenho a linha completa! Kkkkkkk… Quem sabe um dia… rs
Diferencial:
- Na minha opinião, o grande diferencial da Bessey é a variedade de grampos e tipos destinados para cada aplicação. Por isso eles são líderes nesse mercado.
Veja os detalhes nas imagens:
Irwin
Os grampos da Irwin foram um dos primeiros que tive na oficina. O que gosto desse grampo é que ele é muito leve. Por isso, quando preciso fixar peças menores, prender algo para colar que seja mais frágil, eu uso ele.
Abaixo coloco algumas fotos para vocês terem uma ideia melhor. Em termos de construção, esse modelo que eu tenho não tem comparação com da Bessey e Lufkin. Porém, como disse, são categorias diferentes. Esse meu modelo é para trabalhos leves.
A Irwin tem uma linha de grampos sargentos que são tão fortes quanto os Lufkin e os Bessey. No entanto, não tenho ainda em minha oficina.
Pontos Positivos:
- Leve e compacto. Consequentemente é ideal para fixar peças pequenas e mais frágeis;
- Variedade de tamanho legal, bastantes opções para você ter na oficina. Além disso, existem outros modelos também na linha;
- Mordentes removíveis.
Pontos Negativos:
- Não acho que, assim como os grampos Bessey e Lufkin, tenha pontos negativos no que diz respeito à construção. Porém, os meus enferrujaram mais rápido que os outros. Por isso é necessário ter mais cuidado com a limpeza.
Diferencial:
- A variedade de opções disponíveis.
Worker
Se não me engano, os grampos da Worker comprei uma vez na Leroy Merlin. Não tinha muitos e me deparei com os da Worker. São grampos bem comuns, mas o preço justifica a durabilidade. Repare que os da Worker tem mais chapas que os grampos da Irwin mostrados acima. Porém, isso não quer dizer que é melhor, já que o plástico da empunhadura é muito frágil. Já quebrei alguns e estão acabando!
Algo que não gosto muito dele é esse botão vermelho para destravar, isso incomoda muito na hora do uso. Por outro lado, percebe-se que é um modelo muito comum a diversas marcas pouco conhecidas do mercado.
Esse é um produto de combate e nem deve ser comparado com os grampos acima. Para quem procura preço, é uma opção. Portanto, não abuse no aperto!
Pontos Positivos:
- Leve e compacto;
- Até que a variedade é legal, tem uns 4 tamanhos, pelo menos que eu já vi. Entretanto só tem desse modelo (pelo menos nunca vi outros no mercado);
- Mordentes removíveis;
- Baratos!
Pontos Negativos:
- Para serviço pesado, ele é muito fraco;
- Como já falei acima, o botão para destravar poderia ser melhor;
- Para trocar a cabeça e inverter a ação, é necessário usar chave philips.
Diferencial:
- Na minha opinião, não tem nenhum.
Vamos as fotos!
Conclusão
Espero ter ajudado na escolha e no entendimento. O pessoal questiona muito hoje em dia o preço. Claro que é importante, sem dúvida. Entretanto não deve ser o único quesito na hora da escolha.
Se você olhar a imagem que coloco aqui embaixo do comparativo entre os grampos, verá que tem diferença. Portanto, avalie sua necessidade: serão só trabalhos pequenos? Serviços pesados? Usos em bancadas? Trabalhos externos? Construção civil? Marcenaria? Veja o que cabe no bolso e faça a sua escolha!
Na minha opinião, desses que listei acima, eu deixaria o ranking dessa forma:
1° Lugar: Lufkin (opção nacional) e Bessey (opção internacional)
2° Lugar: Irwin
3° Lugar: Worker
Se tiverem algo a adicionar nesse post, estamos à disposição. E em caso de mais dúvidas, entrem em contato conosco!
Caro Luciano , foi muito boa a sua explanação, dá para ver porque a diferença nos preços entre grampos de fixação, a qualidade acompanha também acompanha essa variação, com certeza é melhor pagar um pouco mais e ter uma ferramenta que dure mais tempo, um grande abraço e obrigado !
Legal Mario! Obrigado por comentar. Concordo contigo, sempre avalio antes o custo-benefício dos produtos que vou comprar, assim consigo ter uma ideia melhor da qualidade deles. 🙂
Valeu Luciano! Vou de Lufkin. Lembrando que esse modelo da Irwin é o inferior. Não se porque as indústrias fazem isso… Bom, na verdade eu sei kkkkk. O modelo superior tem a mandíbula móvel e corpo mais reforçado com várias quantidades de placas e mola muito boa. Também custa os olhos da face. kkkk Grande abraço!
Legal Ricardo! Sim, esse modelo que eu tenho é o Irwin mais simples. O modelo mais forte deles é muito bom, mas mesmo assim, fico com o Lufkin. Um grande abraço!
Olá! Beleza, entendi as diferenças entre os grampos. Mas pagar 150,00 conto em um grampo, para um hobby é foda né!
Tudo é questão de necessidade Fernando. Pode ser que sim, pode ser que não, rsrsrs… abraço!
Boa tarde Luciano e Leandro, bela dupla. Gosto do que postam, e aprecio os detalhes que mostram e mencionam ao postar videos. Sou um apaixonado por ” faça você mesmo”. Aprendi com meu pai e com a vida também. Hoje faço de tudo muitas coisas e dentro de casa, tudo ao meu alcance. Até hoje ainda não adquiri todas ferramentas, mas com a sua ajuda e dos internautas, não me faz tanta falta muitas ferramentas.
Obrigado por vocês dedicarem tanto dos tempos de vocês abração e obrigado..
OLá! Nós que agradecemos por acompanhar nosso conteúdo preparado com carinho para os amantes do “faça-você-mesmo”. Abraço!
Olá Luciano e Leandro.
Sou fã desses grampos, e seu artigo sempre ajudou a escolher.
Uma dúvida, o que usaram pra lubrificar eles?
Agradeço por compartilhar esse artigo conosco.
Grande abraço
Olá! Passamos óleo M1 mesmo… abraço!