Riscador de centro: um jig essencial para a sua oficina!
Salve, salve pessoal!
A dica de hoje é a seguinte: quanto temos que fazer o centro de uma peça, ainda mais quando ela é comprida, é complicado. Eu costumo fazer de duas formas:
Forma 1: Esquadro, régua, lápis – método convencional.
Forma 2: Graminho.
O que vou ensinar para vocês é a forma 3! E digo que gostei e foi muito eficiente. Mas uma observação importante antes de fazer: tem que ficar certinho, a furação nas laterais e no centro. Se errar 1mm já era. Eu fiz 3 para ter uma ideia.
Preparado?
Materiais e Ferramentas
- 1 Pedaço de madeira – você pode usar o tamanho que quiser (o que eu usei foi 150x45mm). A altura não importa, pode ser um retalho que tenha aí;
- 2 Cavilhas (aquelas de puleiro de passarinho);
- 1 Lápis;
- Trena;
- Esquadro;
- Serrote;
- Furadeira de mão ou de bancada.
E vamos começar!
Primeiro de tudo, corte sua peça na medida desejada. Nesse exemplo, fiz 150x45mm.
Use um esquadro para que o corte saia reto.
Esse passo é muito importante. Lembra que eu falei lá em cima? Pois bem, a medida tem que ficar exata. De preferência use uma trena de confiança, boa mesmo. No caso da falta de uma, pode usar o convencional metro ou corre na loja comprar uma pô. Marque o centro e as duas laterais. Eu deixei com 20mm (2cm) de espaço.
Ponteie os centros para facilitar na hora de furar.
Use uma broca da espessura da cavilha. Ou até um pouco menor, 1mm seria bom, assim a cavilha entra com pressão.
Deixe a cavilha maior, depois você corta o excesso.
E tá feito! O riscador de centro tá pronto.
Para ver se está certo e funcionando, risque a madeira duas vezes, passe de um lado e depois do outro. Se os dois riscos bater em cima, é que deu certo.
O legal desse riscador de centro é que ele servirá para largura de madeiras diferentes.
Até a próxima galera!
MUito bom o riscador de centro
É bem útil. Mas tem que ser feito tudo alinhadinho, senão ele não busca o centro certo, ok? Abraço!
Resolvi dar uma olhada no blog e de cara aprendi duas lições, a que vcs estão mostrando e… um pequeno apoio de mesa pra serrar (usaram pra serrar a cavilha). bacana, simples, prático e útil. o riscador de centro vou fazer pra usar com lapiseira e o apoiador.Tenho seguido vocês no YouTube. Sucesso.
E aí Romulo! Legal que tá curtindo cara! A ideia é essa mesmo, curtir e se divertir! Heheheh.
Do apoio de mesa é show né? Eu uso muito! Do riscado, é bem legal também, muito prático para o dia a dia. É isso, continue com a gente! Abraço Empoeirado!
Realmente, um “ovo de colombo”! Parabéns…
muito bom!!!! estou ADORANDO!! os videos estou aprendendo muito coisas simples e eficaz VALEU !!abraços
voces dois é muito legais estou aprendendo muita com voces continue postantando videos achei muito legal
Legal e muito fácil de fazer, mas não sei por que estou fissurado em ferramentas e na imagem nº 8 tem uma serrinha da starrett muito legal, como se chama e onde posso encontrar para comprar? Obs: estou comprando ferramentas aos poucos, parece que fui pego pelo pó da madeira , é muito legal, pena que tenho pouco espaço físico em casa, mas como bom brasileiro vou dando um jeitinho. kkkk.
Muito legal o blog de vcs, estão de parabéns, tb estou aprendendo bastante com vcs. Obrigado!
Olá Marcelo, obrigado pelo comentário! O estilete é Starrett, mas a lâmina de serra é da Olfa, importada do Japão. Nós temos em nossa loja para vender. Se interessar, dá uma olhada: http://www.lojaempoeirados.com.br/lamina-para-estilete-olfa-serrote-hswb-11b
Boa!
Como corrigir uma cavilha que acabou ficando desalinhada com o furo da outra peça?
Olá Reginaldo! Cara, só fazendo outro furo mesmo. É um trabalho chato, mas vale a pena fazer com precisão. Temos um vídeo sobre encaixe com cavilhas. Quando puder, dá uma olhada: https://youtu.be/_K8FJ5KgoSM Grande abraço!
Amigos,
gostei de tudo, mas acho que dá para ficar mais fácil. Na hora de medir os pontos exatos você pode dispensar a trena e com ainda mais precisão! Após fazer a escolha do local onde ficará o lápis, pode ser o ponto central ou mesmo com algum erro, não importa. Trace passando pelo ponto escolhido do lápis uma linha longitudinal na madeira. Depois com um compasso escolar você define os 03 pontos, colocando a ponta fina do compasso na lugar escolhido para sair o lápis. Após, cruze a linha com a ponta do grafite de compasso na linha longitudinal, fazendo isso do forma simétrica. Pronto, agora já temos três pontos de forma exata. Fiz dessa maneira e aceitei de primeira, ficando o riscador perfeito, seguindo os passos restantes que vocês ensinam. Abraços,
Legal! Com o seu comentário fica ainda mais fácil de fazer mesmo, Luis. Obrigado por adicionar essa sugestão ao texto e grande abraço!