Só de escutar a palavra “lixar” nos causa arrepios, não é mesmo? Mas com essa dica de como lixar madeira, vocês verão que não é uma tarefa tão difícil assim. Arrisco a dizer que talvez até passe a gostar de lixar! (OK, OK… acho que exagerei aqui)

Depois que aprendi essa técnica de como lixar madeira com o grande mestre marceneiro Celso, da Madeira Viva, o meu acabamento melhorou muito. Além disso, uma peça de madeira bem lixada e bem envernizada é a assinatura de um bom artesão. Afinal, por estar mais à vista, é o acabamento que “veste” sua obra e chama a atenção das pessoas. Pense bem: você investiu um tempo precioso na construção caprichosa, então porque não fazer o mesmo com o acabamento?

Entenda as lixas e os seus números

De maneira rápida e prática, os números impressos nos versos das folhas de lixa indicam o grão da mesma. Quanto mais baixo o número, mais abrasiva é a lixa. Então, uma folha de lixa 60 é mais grossa que uma lixa 100, que é mais grossa que a 150, e assim por diante.

Outra coisa a se ter em mente é sempre utilizar uma lixa para madeira de boa qualidade, pois isso evitará o empastamento (que é o entupimento da lixa) e ela vai durar consideravelmente mais. Prefira as que têm costado em tecido por serem mais resistentes.

Folhas de lixa sobre a mesa
Esses números são importantes: eles nos dizem como evoluir para a próxima lixa.

Para um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa e ir passando para uma lixa bem fina. Portanto, para escolhermos o número, basta usarmos uma regrinha simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima lixa é o número (no caso 60) mais a metade dele (que aqui é 30). Dessa forma, o próximo grão seria o 90 (60+30). No entanto não existe lixa grão 90 disponível no mercado nacional, por isso escolhemos o próximo, que é o grão 100.

Os próximos passos continuam seguindo essa fórmula. A lixa que deve ser utilizada depois da de grão 100 é a lixa de grão 150 (100 + 50 = 150). Nos casos em que o número do grão não existir, ou você não tenha disponível na sua oficina naquele momento, escolha o mais próximo do resultado. Por exemplo, em seguida da lixa 150, seria a de número 225 (150 + 75 = 225). Como também não existe, escolhemos a 220.

Vamos ver na prática como lixar madeira?

Na imagem abaixo, você vê a madeira ainda bruta (note a marca de lápis nela).

Toco de madeira somente aparelhada
Madeira aparelhada, pronta para lixamento.

Vamos iniciar o lixamento com uma lixa grossa para desbastar bem a superfície da madeira. Uma lixa para madeira de grão 60 é a ideal na maioria dos casos. Porém, respeite o sentido do veio se a madeira já estiver com uma aparência uniforme.

Respeite o sentido do veio da madeira

Aqui uma dica importante: sempre lixe no sentido do veio da madeira! Se lixar perpendicularmente (90 graus) a madeira vai ficar riscada e vai ser bem trabalhoso desbastar essa superfície.

Detalhe mostra o sentido do veio da madeira
A direção da seta indica o sentido do veio da madeira. Tanto faz se é para frente ou para trás. O importante é seguir as fibras, como em um trilho de trem.

Comprar Lixadeira de Bancada

Tenha sempre à mão um pedaço de madeira, como o da foto, para auxiliá-lo durante o lixamento. Além de aliviar a força de sua mão, um toco de madeira bem plano mantém um lixamento uniforme na peça final.

Taco para acomodar a lixa

Veja na imagem abaixo como segurar sua lixa com o pedaço de madeira:

Como segurar a lixa usando um taco de madeira
Um taco de madeira permite um lixamento homgêneo sem o risco de criar ondulações na peça.

Mais carinho, menos força!

Não é necessário aplicar muita força para conseguir um lixamento adequado. O segredo é lixar sempre de forma constante e não colocar muito mais força que o próprio peso do seu braço. Dessa forma, faça movimentos de vai-e-vem sempre no sentido do veio da madeira.

Lixando a madeira usando um taco de lixa

Repita esse mesmo passo com todas as granulações escolhidas. Uma vez que a gramatura da lixa vai ficando mais delicada, repare como o pó que é retirado vai afinando. Por melhor que esteja a imagem, não dá pra ver muito bem, por isso faça o teste em sua casa ou oficina e compare para sentir a diferença.

Comprar Kit de Lixas Tambor

Vamos para os últimos passos

Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.

Nesse tutorial, usamos cera de carnaúba para o acabamento. Eventualmente, encontramos essa cera em qualquer supermercado, junto aos produtos de limpeza. Primeiramente aplicamos a cera e deixamos secar:

Passando cera de carnaúba na madeira já lixada.

Finalmente, damos um polimento final com uma flanela, para conseguir um brilho ainda mais bonito:

Polimento da madeira com uma flanela

Teste a qualidade de sua peça com o seu tato. O toque fica suave e a aparência, nota 10!

Sentindo a textura após a aplicação da cera

Agora pegue um pedaço de madeira e pratique bastante. Dessa forma você entenderá o quanto é importante saber como lixar madeira. Além disso, vai aprender a forma correta e menos cansativa de obter um acabamento de primeira em suas peças!

Se você quiser ver essa técnica em ação, assista ao vídeo mostrando o passo-a-passo de como lixar madeira em nosso canal do Youtube. Além disso, você ainda pode ver como fazer uma boneca para envernizar madeira em um artigo exclusivo que temos aqui em nosso blog.

Se ainda ficou com dúvida, assista o vídeo! Daí não tem desculpa para não aprender hein?…rsrs

Ah e não esqueça de acessar a nossa loja – Loja Empoeirados, tem muita coisa legal lá!

É isso aí pessoal, esperamos que tenham gostado!

Posts Similares

404 Comentários

      1. Muito obrigada!! Estou fazendo a bancada para o meu orquídario. Como a bancada irá ficar “no tempo” devo aplicar a cera e depois o verniz? Qual verniz melhor pra ambientes externos como jardim? Desde já obrigada.

  1. Só em não cansar já da vontade de treinar. Meu horror com artesanatos em madeira sempre foi o lixa lixa, rsrs. Mas tenho um pallet inteiro pra praticar bem a técnica, heheh.

      1. Leandro bom dia,

        A Karol citou pallets, vou fazer uma mesa de pallets para colocar em meu espaço de churrasco, achei o mercado muito caro para essas mesas de madeira de demolição e resolvi fazer minha própria mesa.
        Trabalhei com madeira muito tempo atras, e nossa memoria não ajuda muito.
        Nessa caso do Pallets posso usar as mesma técnica? Posso usar uma lixadeira de Cinta? Tem alguma dica pra me dar nessa caso?

        Obrigado e ate a próxima.

        Abraço

        1. Oi Gilson, pode usar a mesma técnica sim. Com madeira pinus, vai ser muito fácil. Se for usar a lixadeira de cinta, faça a primeira passada no sentido perpendicular ao veio da madeira, com uma lixa grossa, e depois passe no sentido do veio para alinhar o lixamento. Depois é só seguir para os números maiores de lixa até o acabamento desejado. Abraço!

      2. Muito legal, me senti preparado para enfrentar o lixamento das 4 cadeiras de madeira que minha cunhada me deu, só pergunto se no caso de haver verniz se posso proceder do mesmo jeito ou tem alguma dica especial.

  2. Olá Luciano e Leandro. Descobri ontem (06/01/2014) o site de vocês. Gosto de fazer trabalhos em madeira, mas só estou iniciando. Fiz recentemente um banco utilizando madeira de um pallet. Portanto toda dica útil é bem vinda. Gostei da dica sobre lixar madeira. Vou acompanhar as novidades que postarem daqui pra frente. Abraços.

    1. Grande Claudinei! Legal cara, esse ano promete! Com certeza teremos muitas dicas para mostrar para vocês. Inclusive se tiver algo que ache interessante, envia um e-mail que colocamos na fila, já temos o cronograma para o ano inteiro! Obrigado mais uma vez, valeu!! Ah, e esse banco aí? Mostra para a gente meu, rola um episódio hein!

  3. Legal belo trabalho e grandes dicas pra leigos no assunto, pela net não aprendemos se não quisermos, e mais legal ainda quando profissionais como você, passa o que sabe. Um abraço!

  4. Olá

    Onde eu posso comprar lixas com grana acima de 220? Não encontro nas grandes redes como C&C. Muito obrigado.

  5. Olá Luciano. Descobri seu site ontem e já estou acompanhando suas dicas. Achei muito bom o descarte de lâminas do estilete, realmente é uma coisa importante. Gostei também da dica do guia de corte para a serra tico-tico. E arrematando com a dica do lixamento. Trabalho com pátina e o lixamento é fundamental. Parabéns pelo trabalho de comunicação. Se o conhecimento não é dividido não tem serventia. Obrigado, Abr.

    1. Olá Nildo, beleza aí? Legal, bom que está gostando. Esse ano teremos muitas novidades e coisas boas! E gostei da sua frase, vou adotá-la se me permitir…rs “Se o conhecimento não é dividido não tem serventia.” Resume tudo. Obrigado!

  6. Adorei as dicas. Estava preocupada em como faria a restauração de um móvel inteiro sem cansar ou acabar com minhas mãos na lixa. O truque da lixa na madeira vai me salvar.

    1. Olá Tainã, legal que gostou! Não é tão difícil né? Dessa forma você cansa bem menos e faz um trabalho DEZ! Muita paciência. Depois que terminar essa restauração manda para a gente. Tenta fazer um passo a passo aí, com fotos e manda que postamos! Obrigado.

  7. Olá pessoal, bom dia!

    Meu nome é Sergio, moro em Salvador-BA
    Estava procurando exatamente um tutorial que podesse me ajudar a lixar manualmente madeiras de Massaranduba e esse tutorial foi fundamental.

    Parabéns!!!
    Muito obrigado!

    1. Grande Sergio! Obrigado pela visita e pelos elogios. Vai lixar massaranduba? Serviço pesado hein! Madeira muito dura de se trabalhar, mas forte como só ela. Depois nos conte o resultado. Grande abraço!

  8. Legais suas dicas. Vou começar um trabalho em madeira de demolição e tenho muito que lixar, hem! Isto me ajudará muito.Obrigado por estas dicas.
    Felicidades cara.

  9. Bom dia.
    Acabei de conhecer o site e colhi algumas dicas muito importantes. Sempre temos o que aprender, não é verdade? O conhecimento é contínuo.
    Tenho um hobbie que amo, esse chamado de marcenaria e me da até vontade de largar a vida de engenheiro para viver na minha garagem junto com as ferramentas. rs.
    Já fiz algumas coisas aqui em casa como: casa pra cachorro, mobília para os quartos, rack para tv, bancada para banheiro, mesa de jantar, recentemente fiz um deck no quintal só utilizando madeiras de pallets e também duas espreguiçadeiras para piscina entre muitas outras coisas.
    O site está de parabéns.
    Voltarei muitas outras vezes.
    Abraços.

    1. Olá Vitor, boa tarde! Cara, também temos esse objetivo de trabalhar somente com marcenaria. Quem sabe um dia conseguimos! Fizemos o site com o intuito de trocar ideias e informações com o público hobbista para que tenhamos muitos projetos para fazer nos tempos livres. Muito obrigado pelo elogio e estamos por aqui caso queira perguntar algo ou enviar fotos dos seus trabalhos! Grande abraço!

  10. Bom dia tenho uma mesa de corte e lixei e depois passei direto a cera carnaúba, mais a mesa puxou muito a cera e sumiu. passei 2 de mão, mais depois vi q tinha q passar a seladora e depois a cera……
    Fiz isso e a mesa ficou grudenta o que devo fazer ?
    obrigado

  11. Faço reformas em moveis antigos de alguns clientes e pelo que voçe passa estou trabalhando corretamente, gosto de trabalhar em madeira acho o serviço de marcenaria um trabalho de arte, sou taxista e em minhas vagas ou quando chego em casa mais cedo faço os biquinhos que consigo com alguns clientes , é sempre bom pesquisar o que se vai fazer e assim aprendemos com os profissionais . Como se diz cada macaco no seu galho. Obrigado por voces existirem assim nada é dificil e questão de boa vontade e precaução conseguimos fazer qualquer coisa, tenho no meu sitio todas as ferramentas para esse tipo de trabalho ( madeira ). valeu vivendo e aprendendo.

    1. Olá Carlos! Muito obrigado pelos elogios… não somos donos da verdade, mas tentamos passar o pouco que sabemos. Também temos nossas profissões e o Empoeirados foi uma forma de aliar hobby com troca de informação sobre a arte do “eu que fiz”. Um grande abraço e divirta-se com os móveis antigos!

  12. Olá, sou metida a fazer coisas que não são dá minha ossada, peguei todas ás dicas, quero fazer um banco tipo jardim, maluca né.
    Depois mostro como ficou para vcs, isso pq moro apartamento.

  13. Bom dia, eu tenho um cliente Gostaria de um acabamento de madeira como as de ceck de piscina;
    1ª pergunta é eu preciso aplicar verniz na madeira que vai ficar na fachada, ou é só preparar a madeira e aplicar a cera de carnaúba já resolveria.
    2ª e o tempo para manutenção com relação a cera e o verniz marítimo para está madeira que vai ficar esposto ao tempo?
    qual seria a melhor solução? a cera, o verniz ou tem outra opção.

    1. Olá Laercio! Para fazer acabamento em madeira que vai ficar exposta ao tempo, sempre use bons vernizes ou stain. A cera é para acabamento de móveis que ficarão protegidos dentro de casa. Se você encerar a madeira do deck, não vai durar uma semana. Imagina em tempo de chuva então: o sol vai derreter toda a cera e a água vai lavar a madeira, além de manchar toda. O verniz marítimo uma opção, mas existem produtos específicos para se aplicar em decks de madeira. O tempo de manutenção também varia de acordo com o fabricante e tipo de revestimento. Dá uma olhada no link que encontrei na Sparlack: http://www.sparlack.com.br/sparlack/produto.aspx?produto=IwXhzhwS1b0GiMwXhy Mas não esqueça de pesquisa mais marcas e opções, ok? Grande abraço!

  14. Poxa, peguei as dicas e anotei rs.. Vou fazer meu primeiro “móvel”, os criados pro quarto. Ganhei a serra tico tico do marido e to apanhando pra lixar pq comprei madeira bruta por ser mais barata.. Mas agora acho que fica mais fácil rs

  15. Olá meninos, acabei de descobrir vcs, e gostei muito da dica. Estava pensando em lixar uma mesa de madeira e cadeiras que tenho na varanda e vcs me deram o empurrão final pra criar coragem. Agradeço por isso…rs . Mas me veio uma duvida, existe uma técnica pra lixar entre os vãos de cadeiras feitas de reguas? Se houver, vou amar vcs mais ainda. Grande abraço!

    1. Olá Flávia, beleza aí? Que bom que gostou! Obrigado pelo comentário. Tomara que dê certo o seu trabalho e fique jóia! Olha, para lixar nesses vão não é fácil não…rs, não sei como é da sua cadeira, mas uma vez tive que lixar as cadeiras da minha mãe e foi punk! Mas não desisti!…rs. O que você pode fazer é pegar um pedacinho de madeira no formato e tamanho desses vão, tentar “enrolar” a lixa de forma que fique fácil ou até mesmo, dobrar a lixa e ir lixando. Nesse caso não tem muito jeito não, tem que ser na unha! Abração e boa sorte!

  16. Para lixar móveis, que no caso eu tenho no meu quintal, para evitar chuvas eu posso passar essa cera e em cima passar o verniz?

    Aproveitando, o meu cachorro comeu os pés das poltronas de madeira, com essas lixas dá para fazer alguma coisa para pelo menos para dar uma disfarçada?

    1. Olá Emanuel! Não dá para aplicar o verniz sobre a cera. O verniz deve ser aplicado diretamente na madeira lixada. Se os seus móveis são externos, existem vernizes náuticos e alguns que são utilizados para proteger decks de madeira. Com esse tipo de acabamento, seus móveis vão aguentar bastante! Quanto à disfarçar o estrago que o seu cachorro fez, lixe com uma lixa de madeira mesmo. Se não foi uma mordida muito profunda, dá pra disfarçar bem. Grande abraço!

  17. Há duas semanas fiz um pequeno esforço e comprei uma lixadeira elétrica. Digo um pequeno esforço porque paguei R$ 140,00 que acabaram sendo muito bem investidos, recomendo à todos.

    A que eu comprei, de funcionamento orbital, serve apenas para dar acabamento, não serve para fazer desbaste, mas o bom dela é que usa apenas 1/4 dessas mesmas lixas em folha que são bem baratas.

    Recomendo!

    1. Olá Fábio! Essas lixadeiras são boas mesmo. Mas como você falou, não servem para o desbaste. Se você lixar um pinus com uma lixa grossa, vai ver que a orbital deixa uns círculos. Minha mesa ficou assim com o acabamento que o cara da loja deu. Agora eu vou ter que fazer o serviço de novo, e vai ter que ser eu mesmo. O difícil é que casa de ferreiro, espeto é de pau! Abraço!

      1. Estou nesse dilema quero me organizar pra fazer sofá e mesa de palete pelo q vi uma lixadeira ajudaria muito mas fico muito na dúvida de qual me ajudaria mais, a orbital a grande vantagem é q não tem problema com lixa , a roto orbital parece ser mais eficaz mas não sei se o suficiente para os gastos extras do equipamento e das lixas e também tem a esmerilhadeira com o disco flap que é o q eu tava mais interessado pq pelo q vi desbasta rapidão o palete mas depois para dar o acabamento não sei, será q so a orbital ou orbital com uma lixa bem grossa já daria pra recuperar os paletes ? Ah desculpa, outra dúvida q até agora n consegui entender ao certo o q é melhor usar prego ou parafuso nos projetos com paletes?

        1. Olá! Para paletes, eu prefiro usar uma roto-orbital. Ela tem poder de desbaste e dá para fazer acabamentos perfeitos com ela. Sobre pregos ou parafusos, eu sempre preferi parafusos. Abraço!

  18. Flavia e Luciano, se eu puder dar uma dica de como lixar vãos, eu sempre utilizo uma esponja de lavar louça ou uma espuma velha e enrolo a lixa, encaixo no vão e lixo segurando nas partes externas dos vão. Desta forma não arranho a madeira pois não há pressão sobe a madeira. Sempre fiz assim, mas graças ao sites do empoeirados descobri porque não machucava a madeira.

  19. Olá, parabéns pelo site e canal, tenho uma curiosidade, vocês são de onde? Pois o sobrenome Padreca eu já ouvi na minha cidade que Salto.

  20. Muito obrigado pela dica, sou inexperiente nesse assunto, e fiz um trabalho recentemente, ao final me senti morto, vou seguir a dica e acredito que vai ficar ótimo.

    1. Muito legal. Estou com uma bolachas das toras que cortaram aqui no condomínio. vou lixa.las e passar o verniz ou resina.

  21. Muito interessante a técnica para lixar. Tenho um banco em madeira de jaqueira e estou tentando renova-lo. Tem dica de que material usar para o polimento de modo a manter o tom claro proprio da madeira? Cera de carnaúba, cera comum, verniz??? Grato.

  22. Boa tarde pessoal, primeiramente queria parabenizar pelas dicas aqui deixadas e pelo blog que é muito legal e interessante.
    Eu gostaria da ajuda de vocês: vou fazer uma reforma no meu apartameto e gostaria de reaproveitar as portas… falo em reaproveitar porque queria trocá-las, mas por uma questão de orçamento (rsrs) infelizmente não será possível. As mesmas foram pintadas na cor branca, quero manter na mesma cor. O problema é que quando comprei o apartamento a própria construtora entregou com as portas na cor branca, só que foram mal lixadas, estão grosseiras. Como faço para obter um liso perfeito? Faço como o artigo acima….vou usando as lixas 60, 100, 150 e 220? E posteriomente passo qual tinta? Talvez não contratarei um profissional, farei eu mesma, me ajudem, um abraço.

    1. Oi Renata tudo bem? Legal que está gostando! Isso é bom…rs Acho que estamos no caminho certo!
      Olha só, nesse caso, eu passaria um removedor antes e depois lixava. Se quiser lixar, dá certo também, mas vai dar mais trabalho, eu acho. Se for MDF, não precisa fazer essa sequência, use menos passos. Se for madeira mesmo, daí sim! Mas antes de qualquer coisa, faça numa parte pequena para teste, ok? Não se esqueça. Espero que dê certo! Abraço.

  23. Muito boa a dica de enrolar a lixa em um pedaço de madeira! Estou com uma mesa bem antiga para (tentar) restaurar mas estava protelando por que sei que terei que lixar bastante. Com esta dica vou tomar coragem!

  24. Olá, parabéns pelas dicas!
    Lixei o tampo de uma cômoda antiga de madeira no sentido contrário dos veios. Posso recuperar o estrago feito?

  25. Boa tarde. Estou lixando uma porta de madeira envernizada, na mão, mas é bastante cansativo remover todo o verniz . Qual dica você me daria de um aparelho para lixar?

    1. Fala Edmilson. Olha, veja se encontra algum removedor, em casas de tintas tem. Diga que é para remover verniz, eles vão te indicar qual é o mais indicado. Para remover, use luvas e alguma espátula para facilitar. Feito isso, lixe e faça a pintura ou aplique o verniz. Uma dica que dou, é sempre ler na lata o que eles pedem para fazer ok? Cada fabricante tem um esquema diferente. É isso! Luciano

  26. Oi, boa tarde! Gostei bastante das dicas, principalmente na progressão das lixas.
    Estou fazendo uma reforma em casa e o meu “faz tudo” não enverniza as portas, apenas as coloca no lugar.
    Para economizar, estou pensando em eu mesma lixar e envernizar as portas.
    Uma pergunta boba: é melhor trabalhar com as portas deitadas, certo?
    Outra coisa: o acabamento com lixa orbital é o mesmo do lixamento manual? Ou lixando manualmente fica mais lisinho?
    Obrigada!

    1. Olá Anna! Lixar as portas deitadas é mais fácil. Porém, se for porta comum, lisa, não precisa fazer isso. Pode lixar com uma lixa 100 e depois uma 150. E tem algumas marcas de portas que são bem feitas que nem precisa lixar muito. As portas da minha casa lixei com uma lixa 150 para quebrar um pouco das fibras soltas e passei o verniz. Agora, cuidado com a lixadeira orbital. Se sua porta for laminada, ela pode até riscar o folheamento por fazer um lixamento contra o veio da madeira (que geralmente é na vertical). Então bom trabalho pra você! Abraço!

  27. Ola, muito legal o site e voces!! Parabens.
    POdem me ajudar com uma duvida?? A estrutura de minha casa é de eucalipto tratado em autoclave. Construi a 15 anos atras. Acontece que o eucalipto esta precisando de um trato…esta seco…meio feio!!! Pensei em lixar (lixa 60) e aplicar algum oleo….para hidratar!! Estou certo no raciocinio!?? Se sim, que oleo posso / devo aplicar ??
    grato
    thomas

    1. Olá Thomas! Eu não sou especialista no assunto de eucalipto autoclavado. Mas eu acredito que lixar e envernizar já basta. Eu não passaria óleo para hidratar não. Mas procure um profissional no assunto. Ah, essas construções são lindas, ao meu ver. O meu pai também está construindo uma casa com colunas e vigas de eucalipto tratado. Foi feito um lixamento e aplicado um verniz. Vou ver com ele qual verniz aplicou, porque ficou muito bom. Abração!

  28. Ótima dica, se tudo der certo, vou testar num palete que estou esperando chegar.
    Só uma dúvida, o que é o básico de se passar numa madeira. A ideia é deixá-la crua, apenas para protegê-la. Seria o selador?
    Abraço.

    1. Olá Santiago! Sem dúvida, o selador é a melhor opção para conservar o tom da madeira. Mas existem vernizes incolores também, que são uma boa opção. Eu escolheria o selador. Abraço!

    2. A alguns anos atrás, fiz curso de madeira e hoje estou começando a fazer trabalho de restauração em mesa mineira antiga. Tenho todos os materiais, como brocas, formoes(que eu mesmo os afio), sargentos, máquinas de furar(2), lixadeira orbital(nesse caso não devo usar p/lixar) e outros materiais adquiridos na época do curso. O meu problema é:Li em algum lugar que existe produto para após 15/20 minutos e só passar uma espátula de plástico, que remove a base anterior. Após, aplicar um produto da cor que quizer(lógico antes limpar com pana franceado). Vocês conhecem esse sistema? Grato.

      1. Interessante isso, mas se você trabalha com restauração o ideal é lixar mesmo. Pois móveis antigos costumam ser acabados com cera ou com Goma-Laca. Um bom removedor de tinta para madeira é o Striptizi Gel da Montana. O Removedor da Anjo também é bom, mas ele pode impregnar a madeira. Lembre-se que para madeira p bom é usar gel para evitar de impregnar e tomar muito cuidado com o uso de EPI’S pois esses removedores são violentos.

  29. Boa tarde! Vou começar a fazer uma cama de pallets e não sabia como lixar direitinho e nem o que passar depois. Obrigada pelas preciosas dicas! 🙂

  30. Por errô do computador, saiu um M a mais. Meu nome e Mucio e o pano e macio, nada de franceado. Abs.

  31. oi estou fazendo uma espada, e estou lixando o cabo, queria saber se demora para gastar a madeira só lixando?

  32. Olá, achei jogados numa caçamba montes de tacos de madeira. Estou pensando em revestir uma parede. O que vcs recomendam pra tratar os tacos antes da colocação?

    Obrigada

    1. Olá Anna! Que legal hein? Bem, nós faríamos uma raspagem em primeiro lugar. Depois disso, aplicaríamos uma seladora. E quando estiver pronto o revestimento, finalizaríamos com um verniz. Manda foto pra gente ver depois de pronto, ok? Abraço!

  33. Caras, vcs são nota 10 – espero chegar perto da qualidade de seus trabalhos; parabéns.

  34. Amigo quais lixas usar para lixar forro de cedrinho primeiro verniz. Os pintores aqui querem usar apenas uma lixa 100 ou 120 , será que fica bem liso? obrigado

    1. Oi Eduilson! A lixa 120 já dá um resultado legal para aplicar o verniz, mas a 150 é melhor. O número da lixa depende muito do tipo de acabamento que se quer. Quanto mais brilho, mais lixamento! Abraço!

  35. Boa tarde!
    Peguei uns tocos de tronco de árvore de uma poda recente. Retirei as cascas, encontrei um tipo de cupim, já estou tratando com solução de querosene, caso não resolva totalmente devo chamar um especialista em descupinização ou existe outra solução? Em seguida pretendo lixar. Em caso de toras, devo usar lixadeira elétrica, ou manual resolve? Quero muito recuperar e dar um acabamento legal, mesmo ficando um aspecto mais rústico (minha proposta).
    Obrigada e parabéns pelas dicas!

    1. Oi Lu! Existe um produto que você encontra em supermercados. Chama “Ferra Cupim”. Nunca usei, mas parece ser bom. Experimente usar esse antes. Abraço!

  36. Olá! Obrigado pelas dicas!
    Por acaso vocês tem alguma dica para lixar portas que tem várias tabuinhas(venezianas)?
    Obrigado.

    1. Olá João! Esse é um trabalho chato. Aliás, muito mais que chato. Não temos uma dica específica para essa tarefa. Se alguém descobrir um jeito fácil de fazer isso, ficará rico! Grande abraço!

      1. Pior que tem jeito. A festool, fabricante alemã de ferramentas, tem uma lixadeira chamada Rotex que tem um acessório pra lixar venezianas.

        No site deles tel uma demonstração.

  37. Olá, sou leila , de Teresina PI !
    Tbm adorei as dicas. Parabéns e q Deus continue abençoando
    o trabalho de vcs. Abraços!

  38. Olá Leandro. Parabéns pelo excelente trabalho.
    gostaria de um dica. Comprei uma prancha de garapeira 5×30 aparelhada para usar como balcão na minha edícula.
    Quais produtos usar para impermeabilizar, proteger, enfim.. deixar uma boa aparencia e bem protegid?

    1. Olá Emerson, obrigado! Um verniz náutico bem aplicado e seguindo as recomendações do fabricante fica muito bom. Eu fiz isso em um móvel que comprei para colocar como suporte de cuba no meu banheiro. Faz três anos já e a aparência continua como novo! Abraço!

  39. Comecei a trabalhar em casa com paletes e caixote de madeira. O verniz e caro. A algo mais barato pra dar o acabamento. Parabéns pelas dicas muito boa. e gostaria de comprar uma lixadeira ou e melhor na mão e se fo a lixadeira qual e melhor e qual marca você indica. Desculpas por tantas perguntas. Obrigado e Parabéns

    1. Olá Maria! Olha só, as lixadeiras são muito boas e, se for comprar uma mesmo, procure por marcas conhecidas no mercado. Já vi umas marcas chinesas que não valem à pena, apesar do preço tentador. Na faixa de uns R$ 200 a R$ 300 você encontra boas opções no mercado. Escolha uma que tenha coletor de pó. Meu pai tem uma DeWalt e gosta muito. O Luciano tem uma lixadeira da Raimann, mas essa já é nível profissional e, se o seu problema não for preço, é uma ótima opção, pois ela está na faixa de R$ 600. Dependendo do volume que você vai produzir, o melhor é comprar uma lixadeira elétrica mesmo. Agora, se for para produção artesanal e para seu próprio uso, eu não compraria lixadeira. Quanto ao acabamento, o verniz é a melhor forma mesmo. Mas você pode variar, utilizando tinta, por exemplo. Também dá para usar cera, mas para peças que vão ficar em espaços fechados ao abrigo do sol e umidade. Espero ter ajudado. Grande abraço!

      1. Olá. Amo o canal Empoeirados do youtube e tambem o site (que uso menos, confesso). Sou metida a fazer minhas coisas aqui em casa. Já fiz prateleiras, sofá de palete, aéreos com caixotes, restaurei cadeira antiga… E nao faço nada antes de dar uma olhada nas dicas de vocês. Muito obrigada pela ajuda. Quero dizer que uso um adaptador na furadeira para lixar. Tem funcionado bem mas para acabamento final é na mão mesmo. Como quase sempre reaproveito madeiras seria bem dificil manualmente. Uso as lixas 60 e 100 na furadeira e depois 150 e 220 a mão. Quanto a envernizar, quando a peça é pra dentro de casa e pintada com tinta pva faço mistura de cola e água para impermeabilizar.
        Vocês tem alguma restrição quanto a estes métodos?
        Outra coisinha, rsrs, tenho dificuldade em lixar pés torneados. Alguma dica quanto a isto? Obrigada pessoal.

        1. Olá Iris, muito obrigado pelo comentário! Seu método de lixamento não está errado não. É diferente, apenas isso. Se o resultado final do acabamento não deixa aparecer arranhões da lixa, está tudo bem. E como você termina no lixamento manual, é um arremate bom. Sobre a mistura de cola e água, nunca havia visto essa técnica. Acredito que com seladora seria mais prática a aplicação, não? Digo isso pensando que você utiliza essa mistura como fundo, correto? No mais, muito obrigado por acompanhar nosso canal e um grande abraço!

  40. Estou fazendo uns moveis com palet e queria saber se eu comprar a makita, dá pra usar como serra, lixadeira e polidora so trocando os discos? Parabéns por seu trabalho. E obrigada por passar dicas fáceis a nós que estamos começando.

    1. Oi Solange! Essa máquina é muito legal, mas o ideal é você comprar serra e lixadeira separadamente. As esmerilhadeiras são para trabalho em carpintaria. Obrigado por nos seguir. Abraço!

  41. Muito obrigado pelas dicas! Mas tenho uma dúvida. Já restaurei alguns móveis meus e nunca consegui deixar um acabamento realmente liso. Lixei com lixadeira rotaorbital. Primeiro com lixa 60, depois 120 e depois 240. Passei a base niveladora ( 2 demãos), sendo que lixei com 240 após a secagem de cada demão. Passei 3 demãos de esmalte sintético dourado. Lixei após a secagem de cada demão. A tinta ficou perfeita. Mas o móvel não fica liso como antes ou como móvel novo. Já li sobre encerar, passar lixa 2000, passar óleo… Conclusão, o que faço? Obrigado!

    1. Thiago, esses móveis com alto brilho usam um outro tipo de acabamento como laca ou resinas. Por isso fica com alto brilho. Eu, particularmente, não gosto de lixadeira orbital. Parece que deixa uns riscos estranhos. Por isso prefiro a lixadeira de cinta. Tenta lixar na mão ou com uma lixadeira de cinta para ver o resultado. Abraço!

  42. Olá ! Tenho algumas vigotas e quero fazer uma mesa como farei pra tratar e deixar elas lizinha?? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Oi Leurilene. Lixe as vigotas com a mesma técnica explicada nesse post. Depois da primeira demão de verniz, espere secar e lixe com uma lixa fina para dar a segunda demão. Prefira envernizar com uma boneca de pano, diluindo o verniz de acordo com as instruções do fabricante. Ao diluir, o verniz fica mais “fino” e estica melhor, dando um acabamento mais “liso”. Abraço!

  43. Ola , estou fazendo uma mesa de centro com tronco , qual melhor produto para tratar e fazer o acabamento do mesmo ??? Obrigado e parabém pelo blog

    1. Olá William! Usar verniz marítimo seria uma boa opção. Existem também algumas resinas de alto brilho que são aplicadas em tacos de madeira para piso. Mas eu escolheria o verniz marítimos mesmo. Abraço!

  44. Ola Leandro, comprei uma casa e mesma tenha deck, gostaria de saber qual é melhor forma de lixar equipamento e numero de lixa e segundo qual melhor tecnica para envernizar e qual tipo de verniz … obrigado

    1. Olá Ederaldo! Eu começaria com uma lixa 60. E não precisa chegar muito fina, por se tratar de um deck. A 120 ou 150 já dá um acabamento legal. Para lixar, escolha as lixadeiras de cinta. Esse trabalho é pesado e elas, na minha opinião, são mais “parrudas”. Quanto ao verniz, escolha um verniz marítimo de qualidade que vai ficar lindão! Bom trabalho pra você e abraço!

  45. Oi luciano e leandro, vou lixar os rodapés do meu apartamento, pretendo remover o verniz antigo com striptizi da montana, lixar com uma lixa 150, passar a primeira demão, lixar novamente com uma lixa 220 e aplicar a segunda demão, gostaria de saber se é a maneira certa de proceder e se vou conseguir deixar o rodapé bem liso e brilhoso. Obrigado.

    1. Olá João, bom dia! Vai funcionar sim, desde que o rodapé seja de madeira mesmo. Para deixar bem liso, dilua o verniz para que ele estique bem no momento da aplicação. Veja nas instruções do fabricante do verniz a proporção correta para diluição. Além disso, aplique com boneca, ao invés de usar um pincel. Ou, se for usar pincel, compre dos bons, que não soltem os pelos. Abraço!

      1. Então Leandro, usei lixadeira com lixa 150, e apliquei a primeira demão do verniz, mas ficou com algumas marcas parecendo arranhões em que o verniz não pegou, será que aplicando a segunda demão isso vai se resolver? se não o que eu faço?

        1. Oi João! Com as demais demãos, a cobertura melhora bastante. Tem pessoas que falam que não é necessário lixar entre demãos, outras falam que sim. Eu, particularmente, passo a primeira demão mais fina e depois de bem seca eu lixo com grão 200 / 220… tenho gostado do resultado! Bom trabalho e abraço!

          1. Fala Leandro, a segunda demão não removeu as marcas, então tive que remover todo o verniz novamente e passar a lixa 220 antes de reaplicar o verniz, ai resolveu o problema. Eu fiz um teste lixando um pequeno espaço com a 320 entre as demãos e outro sem lixar, não vi diferença, mas por desencargo de consciência preferi lixar entre as demãos. Obrigado pela ajuda. Um abraço.

          2. E aí Leandro, deixa só eu tirar mais uma dúvida com você. O synteko do meu apartamento está muito gasto e aqui na minha cidade cobram muito caro pra fazer a raspagem, então pensei em fazer eu mesmo. Gostaria de saber qual ferramenta eu devo usar, pensei em uma esmerilhadeira com disco flap, mas não sei se é muito agressiva, gostaria da sua opinião. Abraços.

  46. Olá… Eu tenho uma casa de madeira, cedro. so que ainda não pintei ela. não vernizei. e a compra da casa já faz um ano. a madeira está ficando escura. com um aspecto de madeira podre. Só que eu queria verniza-lá. porém eu não sei se vai aparecer bem a cor do verniz, pois como eu disse a madeira esta ficando com uma cor escura e ta ficando feio. eu queria saber se ainda vale a pena pintar de verniz. e tb se eu lixar a madeira aquela cor que está, aquela cor escura, sai com o lixamento. Eu aguardo a resposta. Obg! se for possível respondam para meu e-mail: designpamella@gmail.com

    1. Olha Pâmela, pra sair a cor escura, dependendo do estado, vai demorar muito e demandar uma boa lixada. Se a madeira estiver realmente poder, o melhor seria trocar as peças por madeira nova, cortando e enxertando. Mas se o aspecto estiver prejudicando apenas a aparência da madeira, existem alguns produtos para clarear, como a água oxigenada por exemplo. Acredito que se você for à uma loja de tintas eles poderão lhe indicar o melhor tratamento para sua casa. Obrigado por comentar e boa sorte em sua reforma! Abraço!

  47. Olá Leandro !!! Você poderia me dar uma dica,
    Eu comprei uma mesa de madeira de demolição, só q
    Ela veio muito brilhosa…. Não sei se é verniz ??? Eu queria q ela ficasse mais
    A madeira mesmo, bruta… Terias alguma solução ???? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Oi Adriana! Você teria que usar raspadores para tirar o acabamento, além de lixar depois da raspagem. É uma ferramenta difícil de achar, mas você pode improvisar com lâminas de metal sem corte. Depois disso, passe uma seladora. Ela não vai dar brilho e vai proteger a madeira. Abraço!

  48. Boa noite Leandro! Muito legal o site, estou pensando em fazer alguns móveis pro meu apto e até vende-los se possivel, a partir de Pallets e vi que preciso de comprar algumas ferramentas como Serra circular, já que tenho uma parafusadeira que creio que perfure o pallet e martelo, lixas, etc. O que mais acha que preciso? Grato

    1. Olá AB! Eu não dispensaria uma boa serra manual, além de esquadro e régua. De resto não precisa muita coisa a mais não… Grande abraço e boa sorte na construção dos seus móveis.

  49. Olá Leandro, fico feliz com tantas dicas que vc esta fornecendo ao publico.
    Tambem quero uma, rsrsrs, estou pensando seriamente em trabalhar com paletes, porém não tenho nenhuma noção de marcenaria.
    O que eu precisaria (ferramentas) para começar.
    Estou pensando que vou precisar de : Serra Circular, Grosna, Prainadeira, lixadeira e pistola para pintura, alem de uma paquina para cortar círculos e também para fazer furos para usar espias e fazer encaixes, sem contar uma para fazer frisos, porem nem sei o nome destas ultimas que citei.
    Gostaria e ficaria muito agradecido se vc pudesse me ajudar no nome das ferramentas e quais mais vou precisar e mais algumas dicas.
    Amigo peço se possível me enviar as dicas além daqui, também no Email.

    1. Olá Bidu! Para fazer os frisos usa-se a tupia. Que legal hein? Pelo jeito vai começar um negócio próprio, né? Desejamos uma boa sorte na sua empreitada! Olha, as ferramentas que você citou já são um ótimo começo. Mas não se esqueça também de ter um bom serrote, martelo, chaves de fenda e philips um uma boa furadeira/parafusadeira elétrica ou à bateria. Grande abraço!

  50. Olá Leandro! estou fazendo um banco de madeira, mas preciso saber qual o material que me de durabilidade na madeira verniz é uma boa?

  51. Oi Leandro e Luciano, estou envernizando a guarnição das portas do meu apt, porém
    o pincel está deixando marcas no verniz, tentei usar boneca e tb nao ficou bom, gostaria de saber qual o pincel ideal para realizar a pintura de forma homogenea sem deixar marcas. Obrigado.

    1. Olá Emerson. Acho que vc deve diluir um pouco o verniz. Se com boneca o resultado não ficou bom, só pode ser problema de diluição mesmo. Experimente seguir as instruções do fabricante para a diluição e faça o teste novamente. Ah, também invista em um pincel de qualidade senão vai ficar soltado as cerdas. Abraço!

  52. Bom dia,
    Primeiro mto bacana de como lixar a Madeira, para um leigo como eu com ctz fará diferença!!!!
    Gostaria de saber sobre acabamentos em mdf, comprei um armário ( pequeno) e gostaria de mudar a cor do mdf, escurecer como Madeira !! Algum site ou dicas??

    Obrigado

    1. Olá Felipe! Obrigado por comentar! Olha, o MDF aceita pintura. Caso queira escurecer, sugiro pintar mesmo. Mas dá para laminar também, apesar de ser trabalhoso. Não tenho nenhum site para te indicar agora, mas vou dar uma pesquisada e te falo! Abraço!

  53. Leandro, beleza?
    Adorei suas dicas!! Estou fazendo um portão de 3 MT X 2 MT de altura com madeira de paletes, isso em duas partes. Estou no Litoral e alguns vizinhos me aconselharam a passar óleo queimado antes da pintura. Está certo isso? Não irá prejudicar a aplicação da tinta óleo?

    Abcs

    Fábio Gancedo.

    1. Olha Fábio, eu não conheço essa dica de passar óleo antes da pintura. Procure perguntar numa loja de tintas aí do litoral mesmo porque eu acho que não precisa se dar ao trabalho de passar óleo e depois pintar. Acredito que existam produtos muito bons para se aplicar em casas no litoral. Grande abraço!

  54. Olá,

    Ótimo artigo, principalmente sobre como escolher o número das lixas – sempre comprava aleatoriamente.

    Pois bem, acabei de comprar um jogo de cadeiras “cruas” (é uma madeira clara, mas não sei dizer o tipo – pinho, talvez…?!) e gostaria de dar um acabamento igual ao da mesa de jantar, em madeira de carvalho, com uma aparência sensacional (muito por causa do lixamento), completamente lisa, inclusive nas uniões da madeira, e não muito brilhosa.

    Pergunta: já usei “Verniz stain impregnante Polistein transparente” em portas e janelas (acho que a madeira era peroba rosa) e gostei muito do resultado. Eu ia utilizá-lo novamente, mas a cera de carnaúba usado no seu exemplo me parece uma solução muito mais natural. Gostaria de saber se conseguiria um resultado semelhante ao do stain transparente, usando a cera? E se uma vez seca, a cera ainda corre algum risco de permancer “cheirando”, sair na roupa ou algo do tipo.

    Valeu,
    Julien

    1. Julien, a cera pode sair na roupa sim. Principalmente em dias quentes. E, por serem cadeiras, as pessoas costumam ficar um bom tempo sentadas. Acho melhor você utilizar algum verniz mesmo. O verniz também protege melhor a madeira em caso de derramamento de líquidos. Se quiser manter uma aparência menos brilhante, procure por verniz acetinado. Obrigado por comentar e grande abraço!

  55. Olá, estou montando uma cama de Pallet, e gostaria de saber qual o tratamento certo para que ele fique com um bom acabamento, pois o pallet é o modelo europeu e ja vem com um pré tratamento, para ser utilizado como decoração!
    Mas gostaria de deixar ele um pouco mais rustico, obrigado

    1. Olá Lucas! Use apenas uma seladora. Ela vai manter as características originais da madeira. Mas se você quer deixar mais velho, procure por óleos em lojas de tintas. O óleo de linhaça dá um aspecto mais rústico. Mas antes faça um teste em um pedaço de madeira, ok? Abraço!

  56. Estou envelhecendo uma guitarra e a madeira dela é maple, gostaria de dicas de como deixar bem vintage, qual tipo de tratamento devo fazer.

    1. Olá Felipe! Infelizmente não tenho conhecimento na técnica de envelhecimento em madeira. Para o que você está fazendo, o trabalho exige qualidade e não experimentação. Maple é uma madeira nobre e é preciso saber como fazer para não estragar. Desculpe não poder te ajudar agora, mas se eu encontrar alguma dica boa, eu encaminho pra você. Boa sorte com o seu projeto. Abraço!

  57. Leandro, boa tarde, como posso fazer? tenho telhado externo PRECISO antes de aplicar qquer tinta, limpá-lo, pois tem muito pó, qual é o melhor caminho? TKS

    1. Então, Tina, se você ainda precisa fazer o lixamento, não precisa limpar antes. Deixe a limpeza para o final, antes de aplicar o acabamento. E para tirar o pó, é melhor usar uma vassoura ou aspirador de pó mesmo. Se for um espaço pequeno, limpe com um pincel. Abraço e bom trabalho pra você.

  58. Leandro, muito boas suas dicas.
    Mas tenho uma pequena dúvida, fugindo deste assunto específico;
    Qual o tipo (detalhadamente), de óleo que devo usar para tratar a “bolachas” de troncos de árvores? Sei que devo usar óleo vegetal, mas qual?
    Trabalho com motosserra e lixadeira, e para o acabamento, uso o óleo vegetal tradicional.
    Qual você me indica?
    Obrigado e parabéns pela dica.

    1. Caramba, Ângelo. Sinceramente eu não sei te responder, já que é um assunto muito específico. Vou tentar pesquisar algo aqui, assim aprendo um pouco mais. Abraço!

  59. Leandro, bom Dia!
    Parabens por suas dicas, sao muito uteis. Tenho uma grande duvida que ja refiz um trabalho diversas vezes, sou leigo neste quesito, estou passando verniz em uma porta de madeira maciça, ja lixei, ja selei, ja limpei todo o pó porem tenho problemas quando passo o verniz a madeira fica com pontinhos, não um proximo do outro como se a madeira tivesse arrepiado mas sim parece pontos de poeira e não consigo realizar uma superficie totalmente lisa. Ja limpei usando ate um pano umido para tirar o pó da madeira e em um local sem ventição devido a pueira mas não obtive sucesso. Gostaria de perguntar se eu lixar esses pontos e aplicasse uma cera eu obtiria uma superficie lisa e brilhante ou tem outra dica que posso utilizar?
    um grande abraço.

    1. Olá Eduardo. Pontinhos como se fossem grãos, certo? Você está diluindo o verniz? A diluição afina o verniz e facilita a aplicação, além de evitar esses “pontinhos”. Dilua seguindo as instruções do fabricante do verniz, ok. Além disso, use um pincel de boa qualidade. Ah, quando diluir o verniz experimente aplicar com boneca de pano também. Eu costumo lixar a madeira com uma lixa fina após a primeira demão também, e tenho conseguido bons resultados. Abraço!

      1. Bom dia Leandro

        Tira mais uma dúvida….

        As lixas serão usadas após a primeira demão? Ou mesmo antes do verniz precisa lixar várias vezes?
        Valeu…

        1. Olá Wilson! Antes de passar o verniz é preciso deixar a madeira bem lisinha. O lixamento todo é feito, portanto, antes da aplicação do verniz, ok? Abraço e obrigado por nos acompanhar!

  60. Nossa, muito legal sua explicação, eu sou louca por coisas de madeira e tenho muita vontade de aprender a mexer com elas. Tenho uma cadeira de diretor velha que gosto muito e vou experimentar fazer o que disse aí. Parabéns! Obrigada.

  61. Amigos, eu lixei o corpo da minha guitarra- comecei com a lixa 40 para tirar a tinta, logo após 60, depois a 100 . para o acabamento usei a 220, ficou bem lisa, da cor da madeira, a cor desejada, mas ficou uns riscos horizontais devido as lixas grossas, como removo isso amigos?
    ajudem -me Rs. não tenho experiencias no ramo.
    desde já agradeço..

    1. Olá Taillom! O lixamento deve ser feito acompanhando os veios da madeira. Agora você vai ter que começar o processo todo de novo para conseguir um acabamento liso, porém prestando a atenção no sentido do veio da madeira. Não tem outro jeito. Grande abraço!

  62. Olá Leandro,

    Parabéns pelas dicas! Elas são ótimas.
    Vou restaurar uma mesa de sucupira e gostaria de saber se posso seguir o processo informado por você, ou seja, usar lixas 60, 100, 150 e 220. Depois posso passar um selador e o acabamento final verniz ou cera?
    Abraços e obrigado.

    1. Olá Marcus. Olha só, restauros exigem outra abordagem, já que algumas peças são folheadas. Sendo assim, se usar lixa grossa em uma peça folheada, vai aparecer a madeira natural de baixo. Eu fiz isso quando estava restaurando um rádio antigo e perdeu o valor. Mas se você já tiver certeza que o tampo é de sicupira maciça, dá certo sim, mas não precisa começar com a 60. Comece com a 80, a não ser que o tempo tenha riscos profundos que vc deseja remover. Abraço e obrigado por comentar!

  63. Gostei muito das dicas, construi um alpendre 3 x 6mt usando madeira crua de maçaranduba, a linha principal é de 6 x 25 com 6,50 mt de comprimento, não sei se utilizo verniz ou preparo a madeira e aplico a cera de carnaúba, o que me sugere ?

  64. Belo site o de vocês, empoeirados!
    Estou caminhando para ser um empoeirado carioca. Vamos ver se consigo!
    Depois de levar mais um toco do marceneiro, decidi eu mesmo terminar o serviço e me iniciar nesta arte. São portas internas que ele deixou pela metade. Antes de desaparecer, ele se queixou que as portas estavam enceradas e, por isso, estava gastando muita lixa e obtendo pouco resultado (a informação que tive era que ele chegava tarde, saía cedo e ficava boa parte do tempo no celular!)
    Mas enfim… se a madeira está encerada, é possível mudar para verniz? Podendo fazer isso, tem algum produto apropriado para tirar a cera? Ou é a lixa mesmo? Eu vi em um outro site que a cera deve ser periodicamente removida com palha de aço e aguarrás para nova demão.
    Abraços e obrigado pelas dicas!

    1. Olá Luciano! Cara, alguns prestadores de serviços são muito enrolados, não é mesmo? Mas enfim, seja bem vindo ao mundo do “faça-você-mesmo”! Quanto à pergunta, sim, a cera deve ser removida totalmente antes de se aplicar o verniz. Em lojas de tintas existem materiais específicos para isso, e também se encontra em algumas madeireiras mais bem organizadas. Já vi essa ideia da palha de aço com aguarrás, mas não testei ainda, por isso não posso dizer se é o certo. Na dúvida, acho mais adequado testar antes em uma madeira diferente ou partir logo para comprar o removedor de cera. Grande abraço!

      1. Beleza! Agora que estou de férias, vou meter a mão na massa!
        Obrigado pela ajuda!
        Abraços e muito sucesso!

  65. Desejando pintar a madeira em qual momento devo pintar antes de aplicar acera ou depois? após a pintura devo lixar novamente para manter a madeira liza? e qual tipo de tinta recomenda?

    1. Luciano, ou você aplica a cera ou você pinta. Não dá para aplicar a cera antes e pintar. E se quiser passar cera sobre a pintura corre o risco de manchar. Geralmente somente a tinta dá resultado. Se quiser um efeito brilhante, use tinta esmalte. Se quiser um efeito fosco, use tinta acetinada, ok? Abraço!

  66. Quero dizer que adorei. Estou escrevendo uma apostila de artesanato em mdf e me foi muito útil suas explicações, será que posso usar algumas dessas fotos? eu as coloquei com referencia a seu site empoierados.
    Adorei mesmo!!!
    🙂

  67. Tinha pego essa matéria uns meses…na ideia de fazer um cama de pallets…
    nesse meio tempo consegui os pallets e hj começo o processo de lixamento!
    seguirei os passos da matéria e dos comentários!

    observação…
    sou marinheiro de primeira viagem no assunto! hehe..vamos ver no q vai dar

  68. Parabéns pelo trabalho, o site e os videos são ótimos.
    Tenho uma dúvida, vou fazer um deck com pallets e estava pensando em lixar com a furadeira e aquela lixa em disco… mas o acabamento fica parecido como a técnica que você mostrou no video acima?

    Obrigado!

    1. Olha Itamar, com a lixadeira orbital fica muito bom e pode seguir a mesma técnica. Porém não sei te dizer se com o disco de lixa ficará igual. Nunca usei essa ferramenta. Mas preste atenção para lixar no sentido do veio da madeira e eu acredito que vai dar certo. Mas teste antes, ok? Abraço!

  69. Boa tarde Leandro, encontrei aqui muitas dicas interessantes, parabenizo seu conhecimento…. estou com duvidas de como devo proceder no lixamento e acabento das minhas madeiras da varanda…..Construi minha varanda, e na hora da compra das madeiras não tinha o conhecimento de pedilas limpas/lixadas e acabou que vindo todas brutas (linhas,caibros,ripas)….e agora vou correr atras do prejuizo de lixar e dar o acabemento, lembrando que a varanda ja esta toda coberta….. Leandro como devo fazer nesse procedimento?…como lixar?usar lixas manual ou lixadeiras? verniz ou cera?……agradecerei muito sua ajuda.
    Att:

    1. Eduardo, nesse caso, acredito que você terá que pedir para a madeireira aparelhar a madeira. Mas já está pronta, é isso? Então vai dar um trabalho. Melhor usar uma lixadeira de cinta. No caso de cobertura, use um verniz de boa qualidade ao invés da cera. Vai proteger mais e também durará mais. Bom trabalho em sua varanda. Grande abraço!

      1. Boa tarde Leandro, fui lego em nao pedir as madeiras limpas….isso as madeiras ja estão todas no local e com as telhas em cima, muito obrigado pelas dicas Leandro ….agora é mãos a obra !!!

  70. Oi Leandro,

    Fiz um tampo de mesa com tábuas de pinus (não tratado) e vou utilizar um stain como acabamento. A minha dúvida é, devo fazer todo o processo de lixamento até chegar num resultado onde a madeira está bem lisa para então passar o stain e aí então lixar novamente entre as demãos ou posso já passar o stain depois do lixamento com a lixa 60 e ir dando as demãos de stain depois de cada lixada com as outras lixas até que a madeira fique com uma superfície fina?

    Obrigada

    1. Oi Fabíola! Chegue pelo menos até a lixa 100 e siga lixando entre as demãos. Como o stain é impregnante, acho que aguenta bem uma boa lixada. Grande abraço!

  71. Gostei muito das dicas..parabéns…mas abusando de suas técnicas …tenho uma pergunta.tenho um guarda roupa da cor preta de compensado e gostaria de passa lo p cor madeira qual sua dica ? Pintar ou lixar ….E um de verniz de mdf…posso lixar verniz …posso pintar em cima do verniz brilhante ? Obrigada

    1. Olha só Edna, tem algumas empresas de impressão digital que estão produzindo adesivos para decorar armários. Não só consegue fazer uma imagem de madeira como também pode imprimir qualquer coisa e decorar o seu armário. Eu tenho um armário que era tipo mogno e envelopei ele inteiro com adesivo branco. Ficou show de bola. Faz menos sujeira que tinta e o adesivo é lavável. Quanto ao verniz, quando for fazer a recuperação, é necessário lixar para remover o verniz antigo. Quanto mais bem feito a remoção do verniz antigo, melhor fica a nova aplicação. Mas não precisa retirar por completo (a não ser que esteja fazendo restauração de móveis antigos, que já é necessário fazer um estudo antes). Basta lixar a ponto de deixar o antigo verniz fosco e aplicar o novo por cima. MAs faça um teste em um pedaço antes de fazer o serviço completo, ok? Abraço!

  72. estou com um material em madeira: “bolachas” de toras de madeira de vários tamanhos, tanto para mesas de centro como para bancos,
    Não tenho nenhuma pratica em marcenaria ou carpintaria e gostaria de obter informação de como lixar esse tipo de material e de como tratar, que tipo de oleo ou verniz usar, pois pretendo fazer umas mesinhas ou bancos, adaptando peças quebradas de cadeiras ou bancos.

    Obrigado

    1. O principal é dar um fundo na madeira, fechando os veios para economizar verniz. Mas ela serve como acabamento final também, se quiser deixar uma aparência acetinada na peça. Abraço!

  73. Boa tarde! Sou novato e consegui fazer uma bancada de maçaranduba. Comprei uma lixadeira roto orbital de 5″ 275w, e ao lixar a bancada resultou em “ondulações” na madeira. Porquê? Como devo lixá-la? Está máquina não seria a recomendável ou seria melhor no punho mesmo, ou seja, manualmente?
    Obrigado e abraços.

    1. Olá Wagner… não era pra acontecer isso, já que maçaranduba é muito dura. Você distribuiu bem o peso pela bancada? Se o tampo já estiver bem aparelhado, uma lixada na mão já bastaria. Mas tirar as ondulações, leve para uma marcenaria para eles passarem em máquina. Na mão será muito difícil. Abraço!

  74. Prezado Luciano e Leandro,

    Para peças que ficarão expostas diretamente só sol, aconselham usar Polisten ou Verniz Marítimo ?

    E quantas demão devo aplicar ?

    Abraços,

  75. Bom dia,
    Acabei de construir minha casa de madeira, a duplagem interna dela é em cedrinho, como gosto da cor da madeira, pensei em passar uma lixa 180 na parede e após isso passar essa cera de carnauba, sera que fica bom e duravel?
    Obrigado pela atenção!!!

    1. Olá Flavio! A cera de carnaúba protege bem, mas na parede acredito que o verniz seja mais adequado e também proteja mais. Obrigado por comentar e um abraço!

  76. Tenho o madeiramento do telhado impermeabilizados com neutrol, entretanto fiz uma ampliação e não quero deixar como esta, pois as madeiras ficam pretas, feias e coloquei lambril para ficar mais bacana a garagem… o que sugere que eu posso fazer para retirar este neutrol dos cãibras aparentes e vigas aparentes?

    1. Hummm Edvaldo. Não conheço uma forma de tirar o Neutrol da madeira, sem ser lixando… e haja lixa pra isso. Tentei procurar algum removedor mas não encontrei nenhuma referência 🙁 É melhor você entrar em contato direto com o fabricante para ver se existe alguma solução prática pra isso. Grande abraço e boa sorte!

  77. Gostei muito da dica. Querendo um pouco mais gostaria de ouvir sua opinião sobre o seguinte minha ala era assoalho e ipê, estou usando esta madeira na parede, removi o sinteco e quero deixar com cera o que você acha? usei uma lixa 120 mas ainda tem algumas ondulações, tudo foi feito com lixadeira, agora manual e com uma lixa digamos 200 vai melhorar as imperfeições? obrigada

    1. OI Lúcia. Para melhorar as imperfeições é preciso um trabalho duro. Mas pisos não são nossas especialidades, por isso não temos como lhe ajudar. Essas imperfeições são difíceis de acertar e talvez seja melhor você chamar um profissional. Desculpe por isso e um grande abraço!

  78. olá
    estou aprendendo a fazer coisa em paletes
    mas acho que a lixadeira que comprei não aguenta
    vc pode me sugerir uma lixadeira adequada?

    1. Olá Stefano! Para restauração existem técnicas específicas para não estragar a peça. Não temos conhecimento dessa arte para te orientar. Mas só para exemplificar: uma vez peguei um rádio antigo para lixar. Porém ele era laminado e a máquina revelou a madeira por baixo. Ficou muito feio e eu fiquei P da vida, rsrsrs… foi uma lição dura pra mim, por isso cuidado com máquinas elétricas para lixar móveis antigos. Grande abraço!

  79. tirei um adesivo do violão e ele ficou manchado .. tenho que lixa-lo agora para ele ficar uniforme?

    1. Antes de mais nada, tente procurar por um removedor de cola e passe em uma pequena parte da mancha pra ver se sai. Se não sair, vai ter que lixar inteiro para depois envernizar novamente. Mas pesquise bem pois instrumentos musicais precisam de uma técnica mais apurada. Grande abraço!

  80. Leandro, tudo bem.

    Estou construindo uma casa em container. O piso do container e feito de um compensado naval bem bonito e eu queria aproveitar.

    Qual tipo de tratamento você aconselha tendo em vista que é necessário certa resistência contra arranhões e desgaste.

  81. Olá, valeu pela dica, excelente esse post, agora estou com uma dúvida, existe um limite máximo de tempo entre demãos? Por exemplo, se eu der uma demão na madeira na segunda-feira, posso passar uma segunda (ou terceira) demão no sábado ou tem um tempo máximo para ficar bom?

    Obrigado.

    1. Olá Fábio! O ideal é respeitar o que manda o fabricante. Mas se esperar muito tempo, a primeira demão vai ter sofrido já com a ação do tempo. Não é eficiente. Grande abraço!

  82. Olá! Parabéns pelas dicas e pelo vídeo, me ajudaram bastante. Bom, estou com uma dúvida, espero que possam me ajudar. Eu preciso tirar manchas de ferrugem dos cascos de minha bateria (instrumento musical). Essas marcas estão nas partes internas dos tambores e são de roelas que enferrujaram e ficaram muito tempo em contato com a madeira. Já tentei lixar bastante no sentido do veio e algumas vezes em 90° mas as marcas não saem ou saem parcialmente. Não ligo muito em questão de estética, pois é interno, mas tenho medo de estragar a madeira. Tem alguma dica? Posso lixar em sentidos diferentes? Posso lixar somente os locais afetados ou precisa ser na peça toda? Agradeço se puderem opinar.

    1. Olá André! Por se tratar de instrumento musical, não aconselhamos fazer grandes lixamentos já que podem alterar a qualidade, som, flexibilidade, etc. O correto seria você procurar por um profissional para fazer esse serviço. Mas por ser interno, não se preocupe em tirar a mancha por completo. Faça o lixamento somente para tirar a ferrugem superficialmente, ok? Grande abraço!

  83. ola, tudo bem?
    gostaria de fazer minha propria mesa, que usaria para desenho e escrever, devo envernizar, ou o acabamento que você usou seria o suficiente? quero um toque bem natural e liso.
    desde ja, muito obrigado

    1. Gabriel, use um verniz brilho. Fica mais liso e brilhante. Depois de uma semana de envernizado, passe uma cera de móvel comum para deixar ainda mais liso. Abraço!

  84. Olá, adorei as dicas e suas matérias e projetos, mas estou aqui, pois estou fazendo um trabalho com madeira pinus bruta e gostaria de saber se esse processo descrito acima tem como deixar a tábua lisa ? não tenho lixadeira eletrica ou algo do tipo quero deixar a tabua na cor natural bem clara mesmo, ms com um acabamento lindo e liso, só fazer esse processo que resolve ou tem algo a mais para esse tipo de madeira ?

    1. Olá João! Esse processo resolve perfeitamente o lixamento no pinus também! É só treinar em um pedaço de pinus e depois aplicar na peça real. Agora, se você está tentando lixar um pinus que já está bem queimado e velho, vai dar um trabalho até chegar à cor natural. Abraço e bom trabalho!

  85. Olá, parabéns pelo site.
    Eu estou fazendo uma prateleira de 4 niveis com madeiras de pallet. (Já fiz um banco para duas pessoas e banquinhos).
    Eu já tirei as madeiras e passei uma lixa 60 com uma “lixadeira orbital 1/4 lixa”.
    Primeira pergunta: neste post vocês comentam da necessidade do lixamento ser feito na direção do veio. Devo me preocupar com a lixadeira orbital (já que ele… orbita!)?
    Segunda pergunta: A prateleira entendo que será algo simples, com as madeiras laterais na vertical e as madeiras horizontais presas nas verticiais. QUal seria a melhor maneira de prendê-las? (parafuso? cavilha? eu já comprei parafusos…)
    Muito obrigado e continuem o bom trabalho.

    1. Olá Cristiano! Embora o funcionamento seja orbital, eu sempre vou na direção dos veios da madeira. Já fiz alguns teste e não vi diferença gritante, mas como acostumei, acho que fica melhor fazer no sentido do veio. Quanto à prateleira, o método mais prático é com parafusos, porém o método mais bonito é usando cavilhas. Então você terá que escolher entre praticidade e beleza. Abraço!

  86. Olá pintei um mdf d branco com tinta esmalte Premium…mas ficou um poko desparelho.tem alguma lixa q eu possa usar para um acabamento perfeito?pois é uma tinta bem grudenta hehe

    1. Hum… se ficou grudenta é melhor raspar com uma espátula e pintar de novo. Tinta esmalte premium sobre o MDF não sei se vai jogo não, viu. Na casa de tintas existe laca branca para pintar MDF, procure por uma tinta específica, ok? Abraço e obrigado por nos acompanhar!

  87. Olá, estou querendo aprender como tirar o polimento da Madeira no piso, deixar com cara de madeira bruta, bem rústica. Tentaram me convencer que isso é impossível, mas não conseguiram. Adorei tudo o que vi no site, essa matéria. Você pode me ajudar?? Obrigada. Bjo

    1. Olá Karla! No seu caso, teria que ver a situação. Se foi um profissional que falou que é impossível, acredite nele, pois não somos profissionais. Mas só de imaginar o trabalho que daria, eu pensaria seriamente em trocar o revestimento por um novo e do seu gosto. Conhece o ditado popular “a emenda é pior que o soneto”? Pode ser que na tentativa de transformar uma coisa em outra o serviço deixe a desejar. Mas se você realmente quiser fazer isso, procure por raspadores de taco e mãos à obra! Aproveite e veja também um blog de uma empresa que só faz isso: http://www.asafira.com.br/raspagem-piso-madeira Grande abraço!

  88. Olá!
    Gostei muito das dicas.
    Tenho uma duvida, veja se voce consegue me ajudar:
    Tenho um deck de madeira (ambiente externo), o qual eu já fiz o desbaste com lixadeira de cinta (ótimo resultado), porém antes de eu iniciar o lixamento mais fino começou uma chuva forte, todos os dias com sol e chuva.
    Minha duvida é, posso fazer o lixamento fino mesmo com a madeira meio úmida?

    Obrigado!

    1. Se quiser um ótimo resultado, vai ter que lixar de novo. A água “arrepia” a madeira, então o lixamento fino já perdeu toda a função. Porém, como já fez o desbaste, pode começar com uma lixa 100 mesmo. Decks não precisam de um lixamento muito fino. Ah, e tem que ser em dia seco mesmo, senão perde o trabalho de novo. Abraço!

      1. Ok, obrigado!
        Não fiz o lixamento fino ainda, portanto não haverá “retrabalho”. Mas continuo aguardando uma boa secagem para lixar fino e já passar o stain.

        Grato
        Ronaldo.

  89. Para uma madeira já envernizada, passar uma lixa 80 depois uma 120 e envernizar novamente ficaria ruim? Ou teria que remover todo o verniz anterior?
    Queria escurecer a minha mesa de sinuca que já está envernizada.
    Se tiver mais dicas agradeço.

    1. Olá Rogério, primeiramente você tem que tirar todo o verniz velho com um raspador adequado. Depois disso que começa o lixamento. Dá trabalho mas se lixar por cima do verniz velho pode ficar sobra ainda e soltar o verniz novo. Abraço!

  90. Olá Leandro… parabéns pela matéria!!!
    Tenho uma dúvida quanto ao polimento da madeira. Estou fazendo um trabalho artesanal e gostaria que a minha peça ficasse brilhante e lisa. Como fazer??

    abraços e sucesso
    Leonardo

    1. Olá Leonardo! A sequência de lixamento pode ser seguida a que postei aqui. Para um acabamento brilhante, dilua o verniz brilho conforme a embalagem do fabricante descreve. Depois da primeira aplique com boneca ou pistola de pintura a quantidade de demãos explicadas na embalagem também. Não adianta dar mais demãos que o especificado porque não vai aumentar o brilho. Grande abraço e boa sorte com o seu trabalho!

  91. Nossa! Como tem gente com dúvida aqui! Parabéns pela matéria, Leandro. Com certeza foi de grande ajuda 🙂
    Mas ainda tenho algumas dúvidas. Estou pensando em pintar minha velha cama de madeira. Queria mesmo envernizar (meu pai disse que ela é de madeira de cerejeira, mas eu nunca a vi sem uma camada de tinta branca ou marfim), porém um bendito trabalhador foi envernizar meu guarda-roupa e fez um serviço porcaria e agora eu tenho medo de fazer o mesmo… Enfim, qual é o número de lixa mais indicado para retirar tinta de madeira de cerejeira? Após passar cera de carnaúba no móvel, posso usar esmalte sintético à base de água para colorir? Como faço para evitar bolinhas e que a tinta fique craquelando? Devo diluir o esmalte sintético à base de água para dar as demãos? Se sim, em qual medida? Devo usar rolinho de esponja ou de lã? Devo usar o Fundo Preparador para Metais e Madeira ou uma tinta branca já basta (acho que não)?
    UFFA! Muitas perguntas e um textão. Desculpe-me por isso… Por favor, me ajude. Estou quase entrando em desespero e quero provar para mim mesma que posso fazer isso, além que querer um bom resultado. Bom, espero que você tenha paciência para me ajudar com meu último projeto para as férias de julho. Prometo que vou pesquisar muito sobre como fazer tudo da melhor maneira até lá. Um abraço e me deseje sorte 😉

  92. *Short version do comentário anterior* (para impacientes como eu)

    – Qual é o número de lixa mais indicado para retirar tinta de madeira de cerejeira?
    – Após passar cera de carnaúba no móvel, posso usar esmalte sintético à base de água para colorir?
    – Como faço para evitar bolinhas e que a tinta fique craquelando?
    – Devo diluir o esmalte sintético à base de água para dar as demãos? Se sim, em qual medida?
    – Devo usar rolinho de esponja ou de lã?
    – Devo usar o Fundo Preparador para Metais e Madeira ou uma tinta branca já basta (acho que não)?

    Ok, não ficou tão “short” como eu pensava… Mas espero ter simplificado 🙂

    1. Olá Thaïs, ufa! Vamos lá ver se eu consigo te ajudar pelo menos um pouco:
      – Para tirar tinta da madeira, é melhor usar raspadores adequados para isso. Aí depois que raspar a peça por completo vem o lixamento. A sequência de números mostrados aqui serão mais que suficientes para um bom trabalho!
      – Não passe o esmalte sobre a cera pois a tinta não vai aderir. A cera é um pouco oleosa e a tinta vai manchar a madeira. Ou você pinta, ou passa a cera, ok? Existem tingidores de cera também e seria interessante fazer um teste para ver se você gosta do resultado.
      – Para evitar bolinhas e o craquelamento, o ideal é fazer a diluição de acordo com o fabricante, além de esticar bem no pincel (esticar a tinta é usar passadas longas, espalhando bem a tinta/verniz).
      – A diluição do esmalte deve ser feita de acordo com o fabricante. Cada fabricante tem uma especificação e sempre consta na embalagem. O ideal é diluir sim.
      – Use o rolinho de esponja. Mas prefira um pincel (eu gosto mais do acabamento do pincel, rsrsrs).
      – Se quiser um bom acabamento é melhor usar um fundo preparador sim.

      Espero ter ajudado e me desculpe pela demora em responder! Abraço!

      1. Obrigada pela ajuda! Assim que meu projeto para as férias de julho estiver finalizado mando um vídeo ou foto para vcs verem o resultado 🙂

  93. Parabéns mesmo pelo canal e pelo site!
    Nos ajuda muito suas dicas…
    Olha só, estou me aventurando como Hobbista e estou trabalhando uma prancha de peroba pasta um balcão de cozinha.. tipo cozinha americana, só pra dividir os ambientes.
    Qual produto é indicado para este balcão? Já vi sobre o óleo de Tungue, mas não vou manipular alimentos diretamente nele, em tese, só preciso impermeabilizá-lo e gostaria que ficasse fosco.
    Qual verniz seria mais indicado?
    Obrigado e mais uma vez, parabéns!

    1. Olá Rogério! Obrigado por acompanhar o nosso canal! Cara, balcão de peroba deve ficar lindo e com certeza merece um capricho. Eu usaria um verniz marítimo de qualidade para dar uma proteção ótima. Como é bem provável que seus amigos vão deixar copos e latas de cerveja molhados em cima dele (rsrsrsrsrs), essa proteção é necessária. Tem opções de vernizes marítimos foscos que protegem super bem a madeira e essa seria uma ótima opção. Eu tenho um móvel no meu banheiro que envernizei já faz uns 4 anos e ainda está muito bonito. Um grande abraço e capricha no balcão hein!

  94. Leandro, parabéns pelo conteúdo do site, espetacular!!!!

    Acredito que minha dúvida seja simples…
    Comprei porta já tratado com primer branco, e irei pintá-la com Esmalte a base de água Branco.
    Preciso ser mais “brando” com o lixamento? Alguma técnica diferente, ou posso seguir o descrito no post?

    Cheguei aqui através da sua dica para pintura com “boneca” e que acredito que ficará incrível na porta com tinta esmaltada. A dúvida na boneca é; ideal pintar com a porta “em pé” ou “deitada” apoiada em cavaletes?

    Ps.: Tem algum post falando de tratamento de juntas para “batentes”?

    Obrigado!
    Luiz Palmeira

    1. Olá Luiz! Obrigado por curtir nosso conteúdo!
      Olha só, geralmente portas já vêm pré-acabadas, então você começaria com um lixamento mais fino, pensando no acabamento já.
      Quanto ao uso da boneca, nunca usei tinta, mas acredito que deve dar um bom resultado também. Seria interessante testar numa peça de descarte antes para ver o resultado. Para pintar a porta, o mais confortável é apoia-la em cavaletes. Na boneca o verniz não costuma escorrer, mas não sei qual seria o comportamento com tinta esmalte. Sobre as juntas para batentes, não temos nada para te ajudar, me desculpe. Eu também não entendi o que seriam essas juntas, você conseguiria me exemplificar? De repente é um assunto legal para fazer um post! Obrigado e grande abraçø!

  95. Olá boa noite!! Gostaria de saber que lixas usar para trabalhar em paletas, para móveis artesanais??

  96. Olá, muito interessante seu site e de muita valia para leigos como eu!
    Gostaria de deixar uma pergunta! Estou em um pequeno projeto de uma mesa de centro feita com pallets, porém gostaria de deixá-la com uma textura tipo (esmaltada) poderia me sugerir como fazer?

    1. Olá Welder! Obrigado pelo comentário! Olha, dá para usar tinta esmalte mesmo. O acabamento fica brilhante! A diferença é que tinta esmalte na madeira deixa mais evidente a textura, mas adere bem! Abraço!

  97. Parabéns pelo que fazem !

    Muitos são bons no que fazem, mas não são bons em ensinar; outros são bons em ensinar e não são bons no que fazem… Mas, vocês dois são muito bons, pois, os fazem na proporção ideal.

    Me esclareça uma dúvida:
    No caso de uma madeira nova, é sempre necessário usar seladora antes de fazer o lixamento ??
    Ou depende do tipo de madeira ??

    Abraços!

    1. Olá Betinho! Obrigado pelo comentário. A seladora não é de uso obrigatório nem em madeira nova nem em madeira velha. Ela serve como fundo para consumir menos verniz. Então, antes de aplicar algum acabamento, é melhor lixar a madeira e depois aplicar a seladora. Depois de seca, lixe com uma lixa mais fina para em seguida aplicar o verniz. Assim o acabamento fica lindão! Grande abraço e seja sempre bem vindo à nossa página!

  98. Olá, antes de mais nada, parabéns pelas dicas! Muito didáticas.
    Gostaria de uma ajuda, pois devido à minha inexperiência acabei aplicando óleo mineral antes de obter o acabamento adequado através do lixamento. Acho que me antecipei um pouco (ou muito!). Você acha que posso lixar normalmente e obter o acabamento que eu quero? Ou deixo do jeito que está? No aguardo e um forte abraço.

    1. Olá Ednilson! O óleo deixa uma camada bem fina na madeira, por isso se o lixamento for mal feito e deixar marcas de risco de lixa, ele não vai cobrir mesmo. No seu caso, pode lixar normalmente e fazer a reaplicação! Abraço e obrigado por acompanhar nosso canal!

  99. Olá fiz uma pintura de móvel com tinta esmalta para madeira a base de água…. Mas fica muito frágil e qualquer coisa pode lasca… É também risca Flavio e com certeza não vai aguentar um copo úmido…. Tentei passa verniz pra proteger mas acabou q ficou amarelada a tinta e ccom umas regiões manchadas… Como poderia fazer pra dar esse tipo de proteção em cima da tinta esmalte? E me falaram pra usar tinta látex q ficava mais segura… Pode se usar tinta latex? Ficaria melhor o resultado? Queria dar essa proteção para poder utilizar em lugares q tem movimento é poder apoiar as coisas sem risca … Vale!!

    1. Olá Sérgio! Eu usei tinta latex em algumas peças de madeira e ficou bom mesmo. Porém não deixo nada molhado em cima para te dizer se protege. Outra opção é usar laca. Mas para uma boa aplicação tem que fazer vários testes até pegar o jeito (ou fazer um curso). Eu não sei aplicar laca ainda e, pelo que sei, é necessário usar uma pistola de pintura. Passar verniz por cima da tinta não é legal mesmo, e amarela fácil… um grande abraço!

  100. Olá!
    Uma duvidazinha! Sou bem leiga no assunto…
    Tava querendo dar uma repaginada em um guarda-roupa meu antigo!
    Ele é vermelho escuro (mogno?)… Tenho que tirar a tinta antes de pintar novamente???

    1. Olá! Se você quiser pintar com outra cor qualquer, basta lixar e cobrir com a tinta. Se seu armário for de madeira mesmo e estiver envernizado, aí tem que raspar o verniz antigo para aplicar o novo. Abraço!

        1. Olá André. A raspagem é ideal para remover tinta ou verniz antigo. O lixamento é para depois da raspagem para conseguir um acabamento mais fino. Abraço!

  101. Bom dia Leandro. Obrigado por compartilhar suas dicas conosco. Uma dúvida!! O rapaz que instalou as portas lá em casa não lixou as portas e só passou uma mão de seladora. Quero repagina-la mas mantendo a cor natural. O que me aconselha? Tenho 3 portas de banheiros e 3 portas internas. Eu mesma quero lixar e tratar as portas já instaladas. Me ajuda!!!!

    1. Oi Rosangela! Para lixar uma porta com seladora já aplicada, comece com uma lixa 150 que vai dar conta. Portas já vêm com um acabamento mais liso, então não precisa se matar de tanto lixar. Mesmo porque, se fizer isso, corre-se o risco de gastar o laminado da porta. Um grande abraço e obrigado por acompanhar nosso canal!

  102. Olá Leadro. Fiz um deck de madeira na sacada do Apt. Na reforma meu pedreiro danificou a Madeira novinha, arranhões , meu carpinteiro quer me cobrar novamente p concertar. Não posso pagar e pedreiro não tem dinheiro. Será que posso lixar com uma lixa bem fina e passar vernis?

    1. Olá Maria, bom dia! Se for madeira de deck mesmo (madeira natural), pode lixar e envernizar de novo. Vai ficar novinha. Dependendo da profundidade dos riscos, uma lixa fina irá resolver, mas tem que testar antes. Comece com uma lixa 180 e veja o resultado. Mas sempre experimentando antes para não estragar mais, ok? Abração!

  103. Boa noite Leandro, meu filho rabiscou as portas aqui de casa com canetas, as portas ainda não são vernizadas, me de uma dica por favor, obrigado e parabéns pelo trabalho.

    1. Ai, ai, ai Lauro, que encrenca hein? Tenho um mulequinho de quase 3 anos e sei o quanto eles são especialistas nisso… estraguei uma mesa minha semana passada tentando tirar as marcas de caneta, rsrsrsrs… coisas de criança. Primeiro, cuidado com o que vc vai passar pois, como disse, passei um removedor na minha mesa de plástico e estragou a superfície. Na madeira, usar o água oxigenada costuma limpar um pouco. Mas atenção, passe em uma pequena área antes e espere secar para ter certeza que não vai estragar a madeira. Se não está envernizada ainda, seria legal lixar as marcas. Mas não use lixa muito grossa. Comece com a 150 e faça o trabalho sem pressa. Se for uma porta laminada, se usar uma lixa grosa pode gastar a lamina que dá acabamento. No caso de porta de madeira maciça, pode lixar até sumir a marca das canetas. Se for caneta hidrocor, álcool pode funcionar, mas tem que lavar com bastante e com a porta numa posição onde os riscos não escorram muito, já que o álcool pode soltar a tinta e espalhar ainda mais. Então tente algo sempre sem pressa e com cuidado para não piorar a situação. Eu iria com a lixa e à seco mesmo de primeira tentativa. Na pior das hipóteses, vai precisar pintar ou tingir em um tom mais escuro (usando stein). Boa sorte com o trabalho e grande abraço!

  104. Olá.

    Amei suas dicas. Comprei duas camas de sucupira. O acabamento veio péssimo. Passaram um pouco de cera clara, porém ficou com falhas e a madeira tem “fepas” por todos os lados. Como corrigir? Gostaria de colocá-las enceradas porém com brilho. Tem jeito?

    Obrigada.

    Marcia Neri

    1. Olá Marcia! Essas “farpas” só saem passando a madeira em uma plaina ou desengrosso (o famoso aparelhamento). Porém a madeira tem que entrar na posição correta na máquina, senão arrepia toda a madeira. No caso de madeiras duras, aparecem áreas esburacadas. Para acertar isso na lixa, vai muito tempo e trabalho. Abraço!

  105. Boa tarde. tenho dois bancos de madeiras expostos no sol e chuva e gostaria de saber se posso hidratar essas madeiras com oleo de peroba e passar o stain e se preciso lixar as madeiras antes . obrigado

  106. Boa noite Leandro,

    Então sou muito leiga no assunto mas estou querendo pintar uns caixotes de madeira, aqueles de feira, qual tipo de lixa ideal ? Abraço.

  107. Oi, Leandro!
    Viu, mas essa lixa é pra massa (parede). A de madeira é marrom e tem grão 80 (60, 80, 100)

    Voce usa sempre essa? E por quê?

    Abraço.

  108. Oi Leandro! Tô começando a me aventurar nas reformas e, obviamente, acontecem alguns probleminhas. Estou reformando uma mesa de imbuia, antes de lixar passei um produto para ajudar a remover o verniz/tinta, mas em alguns pontos parece que a madeira saiu também. Esses pontos ficaram bem mais claros do que o restante. Queria saber se essa “madeira” na verdade é uma lâmina e se tem como resolver isso, é se dá pra colocar uma lâmina nova.
    Muito obrigada por todas as dicas

    1. Olá Mariana, tudo bem? Só pela descrição não dá para afirmar com certeza se é realmente uma lâmina, mas para ter dado uma diferença tão grande na tonalidade, acredito que seja mesmo. Se for uma lâmina, a melhor coisa a fazer é trocar mesmo. Geralmente, quando lixamos com muita força uma peça laminada antiga, acontece realmente de gastar esse revestimento. Um grande abraço e bom trabalho em seu restauro!

  109. Oi Leandro, parabéns pela matéria, obrigada por compartilhar. Estou reformando umas cadeiras antigas, mas estou com dificuldades para lixar, pois tem muitas partes torneadas. Quero tirar o verniz e passar uma cera escura. O removedor de verniz vai tirar sem q eu tenha que lixar muito? Me socorre, por favor. Obg

    1. Olá Nádia, tudo bem? Olha só, o removedor costuma resolver o problema sim. Eu nunca utilizei removedores químicos, mas já ouvi o pessoal dizer que funciona. É preciso seguir corretamente as instruções de uso para garantir o sucesso. Para remover o verniz antigo de forma mecânica é preciso ter as raspadeiras corretas, com o contorno adequado ao torneado da madeira. É mais trabalhoso, mas efetivo. Então, minha sugestão é que vc teste o removedor em uma pequena área antes para ter certeza de que vai funcionar e não vai danificar. Boa sorte e bom trabalho!

    1. Olá Sérgio! Ainda não tenho uma vasta experiência em madeiras a ponto de te recomendar isso. Mas já dei brilho em uma peroba-rosa que ficou muito bom. Porém, essa semana mesmo trabalhei com um pedaço de cruzeta que deu um brilho incrível. Infelizmente não se te indicar o nome da madeira. De modo geral, madeiras mais densas dão um brilho mais bonito. Grande abraço!

  110. Oi Leandro! Parabéns pela matéria!
    Estou pensando em reutilizar algumas madeiras (Paraju e Eucalipto) que ficaram por 60 dias no tempo (sol e chuva). Tem alguma dica? Gostaria de tratá-las e impermeábiliza-las. Vou utiliza-las eles em local protegido do sol e da chuva, mas não sei se posso reaproveita-las devido ter ficado no tempo. Pode me ajudar?
    Desde já agradeço a presteza.
    Abraços.

    1. Olá Aricson! Se não apodreceu, pode usar a madeira sim. Faça o lixamento de acordo com as explicações acima que você terá um bom resultado. O Eucalipto é um pouco poroso e o acabamento dele não fica super-liso. Quanto ao Parajú, não conheço, me desculpe. Grande abraço!

  111. Olá!

    Gostaria de saber se posso lixar meus rodapés de madeira que estão pintadas com tinta óleo? Eu quero revitaliza-los mas não sei se preciso tirar toda a tinta ou somente tirar o brilho e passar o esmalte acrilico.

    Gostaria de revitalizar minhas portas internas também, ai posso fazer o mesmo procedimento?

    1. Olá Renan, Tem que retirar bem a tinta óleo antes, com raspagem ou lixamento. Se for passar verniz, tem que tirar toda a tinta antes, para deixar a madeira bonita. Se for para repintar, lixe até deixar bem fosco. Um abraço!

    1. Olá Maria! Dá pra vc mesma fazer o trabalho. Mas se prepare para um trabalhão, rsrsrsrs… se eu tivesse o dinheiro, pagaria para um pintor profissional. Mas se quiser economizar, dá pra fazer sim. Só cuidado com escada, use máscara e óculos de proteção tb, ok? Abraço!

  112. Olá.
    Alguma dica pra lixar mdf?
    No caso seria mdf de 6mm, lixando as beiradas na diagonal para dar o efeito de lâmina de Espada.
    Às vezes o mdf que compro não vem na cor da madeira, ele vem com um revestimento branco.

    1. Olá Rach, tudo bem? A dica para fazer isso no MDF é começar com uma lixa grossa (grão 60) para dar o formato. Depois vai afinando as lixas como mostrado no texto. Procure sempre pelo MDF sem revestimento que é mais fácil de lixar. Ah, e sempre use máscara pois o pó do MDF é muito fino e faz mal à saúde. Abraço!

  113. Leandro, bom dia!

    Estou por fazer a coberta de minha casa, a coberta é visível, quero polir a madeira e deixar no aspecto natural, sem o brilho do verniz. O que faço? Desde já, agradecido!

  114. Ola, obrigado pelas dicas, poderia me recomendar alguma madeira para meu primeiro projeto, quero fazer uma estante multiuso..somente prateleiras. Obrigado.

    1. Olá Emílio, tudo bem? Cara, existe uma prateleira de madeira teka que vende em lojas de decoração como a Leroy Merlin. Essa madeira é muito bonita e resistente. Um abraço!

  115. RODRIGO CHERMONT ,boa tarde estou criando um escorrega pro meu filho eu usei cumaru rosa em todo escorrega ,eu posso usar seladora e verniz e depois usar cera pra ficar bem liso e escorregadio ?

  116. Olá Leandro!

    Tenho rodapé de MDF em casa que já veio branco. Minha cachorra filhote roeu algumas quinas e descascou alguns pontos. Não posso trocá-los agora, mas queria dar uma reformada simples tenporária para não ficar tão feio. Pensei em lixar (comçar com a de 60 nasd partes mordidas e ir afinando e usar uma fina nas partes só com o revestimento roído). Depois gostaria de pintar estas partes de branco novamente. Saberia me dizer se posso aplicar a tinta direto, depois de lixar e qual tipo de tinta deveria usar? Não sei se o revestimento que já existe é base água ou óleo. Acha que funcionaria? Tem alguma dica?

    Obrigada!

    1. Olá Gabriella! Se você lixar com cuidado para não perder o desenho, vai funcionar sim. Porém, eu tentaria usar uma massa para cobrir as falhas que os dentinhos da cachorrinha deixaram. Assim vai ficar mais lisinho. Pode usar a tinta de parede mesmo para pintar o rodapé. Um abração!

  117. Olá Leandro!! Tenho um dois buffets e uma mesa de pinus reflorestado. Nunca passei nenhum produto e estão com a aparência desgastada. Posso fazer este processo de lixar e usar cera de carnaúba na sequencia? Funciona para este tipo de madeira ou devo passar outro produto/cera?
    Muito obrigada pelas dicas!

    1. Olá Bruna, tudo bem? Olha só, primeiro você terá que raspar a cera antiga para somente depois aplicar o verniz. A carnaúba vai bem em qualquer madeira, mas eu iria de verniz. Dura mais e a manutenção é meis fácil

  118. Boa tarde,
    Adquiri uma estante de livros, porem não veio da cor desejada, você poderia me orientar como faço para pintar na cor que desejo? Preciso lixar o material antes de pintar? Posso utilizar tinta em spray?

    Grata

    1. Olá Claudineia. Depende do material. Se for MDF laminado, se pintar vai descascar muito fácil. Eu pediria para trocar antes de modificar. Mas dá para ir numa empresa de plotter de recorte e pedir para comprar folhas de adesivo da cor desejada e revestir o móvel. Eu faria isso. Abraço!

  119. O Leandro bom dia
    Obrigada pela matéria
    Sou leiga nesse assunto, mas gostaria de renovar uma rack, banco de jardim e uma mesa de 6 lugares.
    A rack servirá de balcão de pia e o banco que está pintado (raspar) lixar e envernizar com verniz marítimo essas duas peças, correto?
    Agora a mesa foi utilizada de forma incorreta como táboa de passar e tem varias manchas claras, acredito que de ressecamendo pelo calor do ferro.
    Acha que lixar e encerar resolveria?
    Não quero deixar nenhum deles com brilho de verniz, gostaria de algo bem natural

    1. Oi Fabiana, tudo bem? Sim, para renovar o rack e o banco pode fazer o que disse mesmo. Em relação à mesa, vai precisar lixar bem para retirar a área queimada do ferro de passar. Mas acho que somente o lixamento vai resolver. Antes de encerar, eu usaria uma seladora para dar uma proteção maior. Abraço!

  120. Olá, tenho umas caixas de fruta de feira, e gostaria de transformá-las em prateleiras. Você acha que devo lixá-las, passar descupinizador e depois verniz ou somente este processo acima esta bom? Obrigado.

  121. E aí Leandro, td bem? Amigo estou iniciando o trabalho de revestir minha parede com as ripas de paletes (eucalipto). Posso utilizar esse procedimento que vc fez para lixar o eucalipto tbem? Gostaria de deixar eles sem brilho e protegidos, qual produto devo utilizar? Obrigado.

    1. Olá Giu! Pode usar essa mesma técnica de lixamento sem problemas. Para acabamento pode passar uma seladora ou um verniz acetinado (esse verniz acetinado tem um brilho leve e a seladora não praticamente nenhum brilho). Abraço!

  122. Olá, troquei os armários da cozinha e com as portas gostaria de fazer uma mesinha para o quarto de minha filha. As portas estão na cor branca. Posso lixar dessa forma pra obter um resultado legal? e se precisar cortar pra um tamanho menor, posso usar o que exatamente?

    obrigada!!

    1. Olá Luana, tudo bem? Se for madeira pintada de branco, pode usar essa mesma técnica. Porém, se for MDF é melhor pintar por cima mesmo, quebrando a tinta original com um lixamento leve. Para cortar, você pode usar um serrote mmanual mesmo. Se tiver uma serra tico-tico vai te ajudar bastante. Mas existe a opção de levar para um marceneiro e pedir que ele corte no tamanho que você deseja. O corte ficará mais limpo e preciso. Abraço!

  123. Vou deixar uma dica de mesa pra lixar. Cinco sarrafos de 5 e uma chapa perfurada com furos de 3 ou 4 mm. Com quatro sarrafos você vai fazer uma moldura. Os sarrafos devem ficar com a face mais estreita pra baixo. Corte a chapa de modo que encaixe dentro dessa moldura. Use pregos só pra dar um suporte embaixo da chapa. Faça um furo com serra copo em um dos sarrafos. Esse furo é pra conectar um aspirador de pó. A madeira que vai ser lixada pode ser fixada na chapa com cavilhas de 4 mm que vão encaixadas nos furos.

  124. boa noite,
    Estou querendo preparar a superfície de uma bolacha de árvore para fazer dela uma tábua de carne. Que lixas devo usar ?

  125. Leandro estou precisando de uma dica, quero fazer alisares de portais com grades de cama,Será que dá certo?

    1. Olá Agnaldo!
      Se a madeira da grade for bonita, dá certo sim. Porém a grade da cama não deve ter a altura da porta, tendo que emendar para alcançar o topo. Nesse caso, vai ficar feio. Por mais que a junção seja muito bem feita, com o tempo a madeira vai deformar e a junção ficará visível. Mas se a grade tiver a altura da porta, não vejo problema. Basta lixar e dar o acabamento necessário. Abraço!

  126. Leandro, boa noite

    Estou com uma cama de madeira, acho que cerejeira, com as gavetas cheirando muito mal à madeira velha. Devo deixar pegar sol (acho que não né), lixar, passara cera de carnaúba e verniz? Pode passar verniz após a cera? Como tiro esse cheiro? E quanto a uns furinhos na madeira, tem remédio?

    Junto com a cama ganhei a cabeceira com baú e duas cômodas dessas tipo criado mudo com gavetas. Um desses móveis quero pintar de branco, os outros quero deixar na madeira e só dar uma manutenção e brilho. O que devo fazer com esses móveis? Grata

    1. Vamos lá, Graça. Tirar cheiro de madeira é difícil. Por vezes, esse é o cheiro da madeira mesmo (se não for cheiro de mofo). Se for cheiro de mofo, o melhor é limpar com um pano seco, ou passar uma lixa fina. Os furinhos devem ser de cupim ou traça. Alguns vernizes vendidos nas lojas de tintas já tem antifúngico e anticupim. Procure por esses produtos para reaplicar em seu móvel (o antifungico deverá resolver o problema futuro de cheiro de mofo). Se nas chapas onde estão os furinhos, a madeira estiver muito danificada (dê umas batidas como se fosse bater em uma porta) a solução é trocar mesmo. Você vai perceber que está bastante danificada pelo som abafado, por cair uns pózinhos de madeira mais grossos e uniformes e , dependendo do estado, pode acabar quebrando sem fazer muita força.
      Sobre a cabeceira e as comodas, para pintar, basta lixar e pintar por cima mesmo, na cor desejada, usando tinta esmalte ou alguma tinta para madeira mesmo. Sobre o móvel que quer manter o brilho, se for de madeira mesmo, basta encerar e encerar de novo a cada mês, com um pano limpo, seguindo a instrução do fabricante na lata. Abraço e bom trabalho para você!

      1. Olá leandro, segui suas instruções e deu tudo certo. Fiz o teste na madeira da cama e ela ainda está boa. Contudo, lixei toda ela, dea.ntro e fora, apliquei o antifúngico, deixei secar e depois apliquei o verniz e passei exatamente em todas as partes, na ideia de que isso irá proteger a madeira. Esse processo deu resultado muito bom nas gavetas, que não cheiram mais a madeira podre.

        Os outros móveis, resolvi somente envernizar pois o verniz deixou a madeira ainda mais bonita. Amo madeira de verdade, então, resolvi ressaltar sua beleza e não aplicar tinta.

        obrigada pelas dicas.

  127. Bom dia Leandro! Meu nome é Claudia, moro em Brasília-DF. Bom, gostaria de sua orientação, comprei uma cristaleira antiga de cedro, chamei um restaurador p/ fazer um orçamento e ele me cobrou 1.500,00 reais só q infelizmente no momento ñ tenho todo esse dinheiro, é a crise né? kkkkk…. s/ desmerecer o trabalho de um restaurador é claro, resolvi arriscar e tentar eu mesma restaurar a cristaleira. Bom, ela esta c/ acúmulo de sujeiras e em algumas partes existem crostas, na tentativa de fazer um bom trabalho s/ q eu faça alguma besteira, assim espero né? kkkkkkkkkkkk…peço sua ajuda do q devo fazer? Então gostaria de saber o q devo usar p/ remover toda a sujeira, se posso usar aguarrás, cera, verniz ou como devo proceder p/ restaurá-la s/ danificar a madeira e manter a cor original dela, segundo o restaurador q fez o orçamento disse q ela é resinada e ñ envernizada, tb qro saber q tipo de lixas devo usar. Confeço q estou animadíssima p/ executar esse trabalho, mas antes preciso de sua orientação, há, já ia me esquecendo, nas laterais dela existentem portinhas c/ agrílico no lugar de vidro e o acrílico esta um pouco sujo e c/ alguma manchinhas, o q devo usar p/ limpar e tirar as manchinhas do acrílico, afinal o q espero de mim mesma é q minha cristaleira fique novinha e linnnnnnnnda!!!! Será q c sua ajuda consigo Leandro? kkkkkk….Espero q sim! Um grande abraço e desde já agradeço sua atenção. Obrigada! Sua futura aluna, prometo me sair bem…kkkkkkk!!!!!

  128. Boa noite Amigao!

    Excelentes dicas!

    Comprei 25m2 de forro angelim, acredito que tenha que lixar bem antes de passar verniz. Devido a quantidade de reguas gostaria de usar uma lixadeira elétrica ou pneumatica, algo assim, para otimizar o tempo. Posso usar? O resultado é o mesmo? Como devo proceder? Etc…

    Por fim, pergunta de quem nao sabe nada rs, devo envernizar dos dois lados?

    Forte Abs!!!!

    Obg!!!

    1. Olá Renan! Primeiro, terá mesmo que lixar bem antes de passar o verniz. Use uma lixadeira elétrica mesmo, elas dão conta. Cara, se tiver paciência, e dinheiro tb, pode envernizar do lado que fica escondido, nem que seja uma demão. Telhados sempre dão goteira e assim o seu forro ficará mais protegido. Grande abraço!

  129. Muito obrigado pelo seu artigo, suas dicas são de grande importância e me ajudaram bastante

    1. Olá Tulio. Depende da situação. Para restauro, geralmente usam raspadores de aço. Eles tiram o verniz antigo com mais eficiência e o trabalho fica mais limpo. Abraço!

  130. Bom dia, gostaria de parabenizar vocês por esse ótimo trabalho dando grandes dicas para as pessoas. tenho uma duvida , em uma area gourmet tenho uma coluna quadrada de madeira e as pranchas de 30cm de uma cobertura, quero dar um acabamento fino nessas madeiras , gostaria de saber se posso usar uma roto orbital para lixar seguindo as numerações das lixar que vocês mostram e saber se a a roto orbital pode danificar os veios da madeira ?

    1. Olá Marcelo! Primeiro, muito obrigado pelo comentário. Você pode usar a roto orbital com a sequência sugerida no post sim. O resultado será muito bom. Só tome cuidado para usar lixa de qualidade senão pode riscar com facilidade a face da madeira. Abraço!

  131. Tenho um deck de madeira já esta 1 ano e ainda não foi pintado,tenho que lixar?
    Deck de piscina externa

    1. Olá Ailton! Sim, vai ter que lixar completamente antes de passar qualquer produto nele. Consulte um profissional para fazer esse serviço. Acho que no seu caso seria melhor usar um stain para deck. Abraço!

  132. Olá Leandro, tudo bem? Pretendo montar uma cama montessoriana de madeira pinus para minha filha e gostaria de saber qual produto devo usar para dar o acabamento na madeira depois de lixada, para manter a cor sem dar brilho. E qual lixadeira você indica para trabalhos caseiros, que tenha um precinho bem bacana, ou acha que não compensa investir em uma lixadeira barata, o melhor nesse caso seria usar a lixa manual com suporte mesmo? Desde já agradeço.

    1. Olá Thuani! No seu caso, o melhor é usar uma seladora. Ela vai deixar com aparência bem natural. Porém, saiba que o pinus vai amarelando com o tempo, por mais que se aplique acabamento nele (verniz, seladora, stain, etc… e como a cama montesoriana é feita com caibros, use somente a lixa manual com um suporte mesmo, não acho que compense comprar uma máquina barata para fazer esse serviço. Abraço e bom trabalho!

      1. Olá! Obrigada pela atenção. Só mais uma dúvida. Para realizar a pintura na madeira, é necessário aplicar algum produto antes da pintura ?

  133. Olá. . Excelente conteúdo. Gostaria de fazer tábuas para cortar e servir alimentos. Que acabamento seria mais adequado?

  134. Boa noite, posso passar verniz na lateral de uma tábua rustica feita com uma bolacha da torra com casca ou isso ira prejudicar a minha tábua?

  135. Oi Leandro, amei o post! Vou pintar o madeiramento de um telhado aparente de branco, mas antes vou lixar, qual a sequência de lixas você sugere? Tenho que passar algo antes da tinta? Sugestão de tinta?

    1. Olá Amanda! Obrigado pelo comentário! A sequência é a mesma desse artigo. Mas se o seu madeiramento já tiver sido envernizado ou pintado alguma vez, pode começar com uma lixa 150 e já finalizar na lixa 200 / 220. Se for a primeira vez, é melhor passar uma seladora de madeira antes e depois pintar com tinta esmalte acetinada ou brilho, conforme sua preferência. Um grande abraço!

  136. Ola Leandro! Muito bom o post! Bem explicativo. Uma duvida, no caso de aberturas que já tenham pintura (stein), poderia só passar a lixa 100, que pelo que vi fica no meio termo Att, vanessa

  137. Olá
    Tudo bem?
    Adorei o site e estou com uma super duvida: tenho uma mesa grande dessas de chuirrasco, que precisava lixar. Tb as colunas de minha casa, que jpá contam com verniz maritimo mas estão embranquecendo devido a exposição solar… Devo utilizar lixadeira orbital ou roto orbital???

    Abraços

  138. Olá Leandro, tudo bem.
    Gostei das dicas, foram esclarecedoras quanto ao número das lixas, achava que era ao contrário, que o menor número seria a menos agressiva.
    Vou pintar uma porta balcão crua de madeira itaúba, porém ela esta com a sujeira da obra e gesso, a minha dúvida é qual lixa usar agora antes de passar verniz, não vou usar seladora pois fica no interior da casa sem sofrer com as intempéries. Acredito que darei duas demãos de verniz, é para usar a mesma numeração de lixa após a primeira demão?
    É melhor rolinho ou pincel para envernizar a madeira?

    1. Olá Vinicius! A sequência de lixas citada aqui é para antes do envernizamento. Após a primeira demão de verniz, não precisa mais lixar. Se for lixar entre demãos, têm que esperar secar bem e só faça isso após a primeira demão, com uma lixa bem fina (geralmente a última da sequência). Para envernizar é melhor usar um pincel de qualidade, que não solte os pelos. O rolinho também dá um bom acabamento, mas eu prefiro o desenho do pincel. Abraço!

    1. Olá Juliana! Tem algumas madeiras que são mais fáceis de ver, e outras mais difíceis. Mas repare o seguinte: toda madeira tem um sentido de fibras, que é o sentido do veio da madeira. São linhas paralelas correndo em uma única direção. Se tiver difícil ainda, pegue um pincel e repare nas cerdas, elas dão uma boa ideia de como são as fibras da madeira. Qualquer coisa, nos mande um email: contato@empoeirados.com.br Abraço!

  139. Olá, rapazes.
    Descobri esse blog ontem e estou achando super útil.
    Gostaria de duas dicas:
    1- como posso lixar e pintar / envernizar as vigas de telhado que ficaram mais de um ano expostas a sol e chuva?
    2- existe algum curso presencial de faça você mesmo em SP? Meu filho de 15 anos é habilidoso com as mãos mas, aqui em casa ninguém pode ensina-lo.

    Agradeço desde já! Abraços.

    1. Olá! Não temos cursos presenciais, mas em São Paulo você pode entrar em contato com o pessoal do blog “Oficina de Casa” https://oficinadecasa.com.br/ – Em relação as vigas, você pode lixar manualmente ou utilizando máquinas roto-orbitais. Se estiverem com verniz antigo descascando, o melhor é raspá-lo antes de lixar. Abraço!

  140. Olá Leandro tudo certo? Tenho na varanda de casa, duas vigas de madeira 20×20 de uns 2 metros de altura aproximadamente. Vou utilizar as lixas 60/10/150/220/320 conforme você recomendou, mas sou leigo no assunto e vou fazer por conta própria, quantas lixas de cada numeração comprar para as duas vigas? (Não queria comprar material exageradamente). E pretendo passar Stain, você recomenda? Pega sol mais de manha a varanda, de tarde só pega um lado da viga apenas…

  141. Ola! Mandei fazer um corpo de uma guitarra… porém, ele ainda não está totalmente abacabada, quero deixar o instrumento com a cor da própria madeira! Quais os produtos que devo usar para tratar a Madeira ?? E no final, a lixa já é suficiente??

    1. Olá! Utilize resinas específicas para instrumentos musicais. Para isso é melhor consultar um luthier. Mas para preservar a cor, usar somente uma seladora já vai dar um resultado bem legal, com toque acetinado. Abraço!

  142. Olá empoeirados, venho trabalhando num totem a algum tempo, já estou a nós detalhes, mas sinto que a madeira que usei não foi a melhor escolha, posteriormente quero fazer um outro, sabe quel melhor madeira usar para esculpir?
    Abraço..

    1. Olá Helder! O cedro, o jequitibá, a peroba e imbuia são boas para entalhe. Porém, a imbuia é quase impossível de encontrar hoje em dia. Peroba é relativamente fácil de encontrar em depósitos de demolição. Abraço!

  143. Olá Leandro e Luciano, boa tarde!

    Ganhei um palete e umas bolachas e gostaria de uma orientação. Com o palete pretendo fazer uma horta suspensa, e gostaria de uma orientação de como tratar a madeira. O palete vai ficar em uma área coberta porém bate bastante sol. Já as bolachas eu pensei em passar resina ou cera, o que vocês acham? As bolachas são para decorar mesas de festa. Muito obrigada!

    1. Olá! Para contato com a terra, o melhor é usar impermeabilizante pelo lado de dentro que ficará em contato com a terra (se for contato direto, usar aquelas bases de fundação de alvenaria, parece uma tinta preta, tipo Sika). Para tratar no geral, o melhor é usar um polistein mesmo, pois ele é hidrorepelente! Sobre as bolachas, use uma resina ou seladora para proteger. A cera funciona bem, mas como vai utilizar para mesa de festa, acho que a resina ou a seladora são mais duráveis. Abraço!

  144. Bom dia. Tenho um guarda roupa de madeira mogno. Gostaria de deixá-lo mais claro. Tem como sem pintar. É aconselhável pintar mogno?

    1. Olá Sueli! Clarear o tom original da madeira, até onde eu sei, não dá pra fazer. Você vai conseguir clarear um pouco com um clareador de madeira, mas vai chega rno tom original da madeira. Geralmente o clareador tirar o escurecimento natural da madeira. O mogno é uma madeira nobre, então acho que pintar não seria uma boa ideia. Porém, a única coisa que limita a pintura é o gosto particular. Se você acha mais bonito pintado, vá em frente. Qualquer madeira pode ser pintada com a preparação correta. Use um fundo próprio para pintura em madeira e pinte com tinta esmalte. A Sherwin Willians tem uma linha muito legal para pintura em madeira. Abraço!

  145. Olá! achei muito bom suas explicações e os diálogos da página; Entretanto gostaria de saber, por ser empírico e não prático, kkk!, Seguinte: Tenho um assoalho de Deck de apenas 70m2 de madeira de pinus tratado externo coberto, o acabamento é satisfatório, porém é necessário lixar para tirar uma imperfeições e por estar exposto 1 1/2 sem nenhum tipo de pintura e também ter dado uma leve empenada em algumas tabuas do deck; Pergunto: Com esses 70 m2 e essas pequena, mas visível empenamento, côncava, estas lixadeiras orbitais pequenas de 180, 200W ou arredores e qual tipo renderia e seria mais eficaz para meu caso??? Obrigado!

    1. Olá Luiz! O empenamento não vai sumir nem diminuir com uma lixadeira orbital se não tiver muito esforço. Nesse caso seria melhor uma lixadeira de cinta, lixando no comprimento de cada tábua do deck. Ainda melhor se contratasse um profissional com uma lixadeira grande para manter o piso bem nivelado. Abraço e boa sorte em sua empreitada.

  146. Bom dia Leandro, vou lixar uma porta que já tem verniz, para retirar o verniz velho e depois de lixar passar algumas demãos de verniz, nesse caso preciso lixar com quantas lixas e qual seria o grão?

    1. Para retirar o verniz velho use um raspador ou uma raspilha. Depois faça o processo de lixamento conforme está descrito no artigo! Acredito que assim terá um bom resultado! Abraço!

    2. Tenho um violão antigo, gostaria de lixar e dar um brilho novo. Qual procedimento vc sugere?

  147. Ola Leandro, minha sala (14m2) possui piso de taco e pretendo lixa-los com uma lixadeira de cinta, para aplicar algum sinteco posteriormente. Em qual sentido devo operar a máquina para que o piso fique bem nivelado? E quais grãos de lixa você sugere? Para retirar a tinta do rodapé (pretendo enverniza-lo) vc acha melhor usar uma raspilha ao invés da lixadeira? Obrigado!

    1. Olá! Para lixar sempre siga a direção do veio da madeira. No caso de taco, geralmente é no comprimento dele. Sobre os grãos da lixa, se estiver com verniz velho, é melhor retirar com um raspador antes e começar com uma lixa 100 depois de raspado. Para tirar a tinta do rodapé é melhor com um raspador mesmo. Abraço!

  148. Ola Leandro, minha sala (14m2) possui piso de taco e pretendo lixa-los com uma lixadeira de cinta, para aplicar algum sinteco posteriormente. Em qual sentido devo operar a máquina para que o piso fique bem nivelado? E quais grãos de lixa você sugere? Para retirar a tinta do rodapé (pretendo enverniza-lo) vc acha melhor usar uma raspilha ao invés da lixadeira? Obrigado!

  149. Estou fazendo um móvel (uma bancada) de compensado naval (é meu primeiro!) e tenho uma dúvida: pretendo passar Stain para proteção. É preciso lixar o compensado? Recebi as peças já cortadas que encomendei, e vi que são até bem lisas. Vai ser só uma bancada de trabalho simples, por isso vou só passar o Stein, mas procurei e não achei (quase) nada sobre como preparar chapas de compensado (naval) novas pra receber pintura!!! 🙁

    1. Olá! Se for lixar o compensado, comece com uma lixa de número 150. A superfície do compensado risca muito fácil. Além de começar com uma lixa mais fina, lixe sempre no sentido do veio da madeira. Se cruzar o lixamento vai fazer riscos profundos. Depois de lixado, pode aplicar o stein sem problemas. Outra coisa a se prestar atenção é massear as laterais para cobrir os buracos que existem. No mais, é isso. Abraço!

  150. Olá. Boa tarde. Tenho uma mesa de Pinos … bancos e um aparador do mesmo material … com o tempo eles estão com manchas e riscos … me indicarem lixar para tirar essas imperfeições e passar cera de carnaúba … gostaria de saber se esse realmente é o melhor método.

    1. Olá! Acho que é uma boa solução para preservar seus móveis. Porém, se já estiver manchado, terá que tirar a mancha antes de aplicar a cera, pois ela sozinha não remove manchas. Abraço!

  151. Oi, Leandro, boa tarde!
    Obrigada pelas dicas, e se você pudesse me tirar uma dúvida… Quero tirar a pátina de um banco, que é redondo. Qual a melhor forma de apoiar/segurar a lixa? Vale tentar enrolar em uma esponja ou há alguma técnica especial? Obrigada!

  152. Bom dia:encontrei um esqueleto de uma poltrona de jacaranda intacta salvo uma rachadura em o encosto que pretendo unir com cola de madeira,o meu terror e como lixar esta peça que tem parte de verniz e como lixar ela sem estragar um move tao bom ,nunca fiz nada com madeira mas desejo recuperar lha .

    1. Olá! Trabalho de restauração é complicado. Deve-se tirar o verniz velho com um raspador, com cuidado para não ofender a madeira. Depois de removido o verniz, deve-se fazer o lixamento. Se a raspagem for bem feita, basta entrar com uma lixa fina (240 por exemplo). É isso. Abraço!

  153. Boa tarde! Passei a vida vendo meu pai fazer de tudo, e as suas dicas são as mesmas q o via fazer, então já gostei.
    Amo artesanato e já passei por várias fases, mas madeira me seduz. Resolvi construir um lugar para guardar minhas ferramentas e acessórios com caixotes de feira. E quando estiver craque vou partir para o guarda roupa, estou cm dificuldades para achar a ferramenta certa para corte delicados , que não exija tanto esforço, nas lojas já desisti. Agora estou determinada a fazer um mini curso de carpintaria.
    Já sei que vou estar sempre nesse site.
    Um abraço

  154. Belo Site !! . . . Parabéns aos autores. . . Torço para que continuem firmes com essa importante obra. . . Infelizmente muitos sites de valor se renderam à futilidade do Facebook, e com isso, importantes postagens foram soterradas. . .

  155. Olá! Muito legal o site de vocês! Parabéns!
    Para lixar portas e marcos de madeira com tinta bem escura aplicada, o procedimento é o mesmo? Não há qualquer diferença caso eu utilize uma lixadeira orbital?

  156. Bom dia, pessoal!
    Parabéns pelo conteúdo. Eu sou leigo e estou me valendo muito do site de vocês para conceber uma reforminha num imóvel bem velho que adquiri.
    Fiquei com uma dúvida: o lixamento de portas e móveis bem escuros é feito da mesma forma descrita acima? É preciso passar massa para madeira para obter um resultado bom ou basta lixar mesmo, passar fundo e, depois, apenas pintar?
    Desde já, obrigado!

  157. Olá boa tarde,! Gostaria de saber se um móvel em imbuia eu consigo clarear um pouco apenas lixando? Eu teria que usar algum outro produto.
    No caso o móvel é uma cadeira giratória antiga.

  158. Que bom que conheci vcs, estou precisando de ajuda.
    Eu vi vcs dando dicas de marcenaria, mas eu preciso de ajuda, com piso de madeira, podem me ajudar? A técnica deve ser quase a mesma , não é?
    Aconteceu um acidente ak a algum tempo, muitooo tempo e caiu tinta de cartucho no meu piso de madeira, ele é madeira maciça. Bom a tinta caiu na frestas da madeira. E aí para resolver, tentei raspar, mas frestas para tirar essa tinta só que ficou com um pouco desnivelado, as frestas ( onde fica o rejunte) aí para corrigir passei pó de serra e seladora. O problema é q mesmo usando lixa 60 nao está resolvendo, parace q não lixa , q q eu faço? Já veio pessoas ak é só passaram massa para calafetar , quando vieram passar o verniz , bom ficou feio. vcs tem alguma sugestão? Ou alguma lixa mais grossa para me indicar? Esse é um dos meus problemas tenho mais.

  159. Olá Empoeirados, boa tarde!

    Tenho uma porta de cumaru, mas por falta de tempo deixei de cuidar dela, bom enfim… agora olhando para ela está cheia de ranhuras esbranquiçadas. O mesmo acontece com as portas de peroba.

    Não gosto de brilho, então costumo a passar verniz natural fosco da suvinil. Ele engana essa ranhuras mas não encobre, um lixamento mais grosso seria adequado?

    Parabéns pelo canal e conto com o apoio de vocês.

  160. Meus Amigos.Gostei muito de assistir ao vídeo e descobrir Vocês dois. São dicas de como pintat etc de grande valia. Para pessoas como Eu que gosta de “Xeretar” e fazer por si só alguns serviços as dicas são essências. E por falar em dicas aproveito para pedir uma delas.
    Estou com um apartamento que já foi repintado por duas ou três vezes, uma tinta por cima da outra, e agora quero fazer nova pintura porem retirando o máximo da pintura anterior. Da mesma forma são as portas de madeiras repintadas. Qual seria a maneira mais prática e econômica de efeturar essa pintura em ambos?

  161. oi boa tarde, estou dando acabamento em uma mesa usando verniz brilhante, porem quero deixar fosco, qual lixa me indica para esse trabalho?
    grato desde já

      1. Parabéns pelo blog fantástico!
        Sou uma adapta do DIY e esse final de semana fiz uma cabeceira de cama com forro de pinus, mas na hora de aplicar o verniz, era mogno!!!!! Queria uma cor tipo imbuia, cerejeira, não avermelhada. Aí que raiva 😖😖 ficou uma droga.
        Lixar ameniza ou é melhor tirar tudo e pintar de novo? (Aí meu braço….3m2 de lixamento de novo hehehe)

  162. Boa tarde. Estava lixando as pecas de madeira de minha varanda usando a lixadeira eletrica e uma pessoa ao lado me disse pra não fazer com lixadeira pois estragaria as minhas pecas que deveria só usar manual. Procedeisso, está correto que tem de ser só manual?

    1. Olá! Se estiver usando lixadeiras elétricas para acabamento, está correto. Se estiver usando lixadeira elétrica para desbaste, vai ficar grosseiro. Mas o que importa de verdade é: vc está gostando do resultado? Se sim, toca o barco 😉 Abraço!

  163. Gostei das dicas sobre lixar, mas não seria mais fácil usar uma lixadeira? Usar força não é meu forte, rs

      1. Olá! Fui tentar pintar uma porta nova de madeira, fiz o lixamento, passei a seladora incolor e depois lixei… mas eu acho que acabei cometendo um erro quando fui aplicar a primeira demão de verniz imbuia, não fiz a diluição… na lata já informava “pronto para uso” só que o verniz ficou grudando muito no pincel e deixou várias marcas escuras, ainda tentei tirar o verniz na hora com um pano, mas grudou os pelinhos… então parei por ali mesmo… sorte que foi só um lado da folha. E agora? o que eu posso fazer para continuar e terminar o trabalho? Abraços!

  164. oi tudo bem meu nome Schaiana tenho uma cnc , mas alguns itens contato nela no pinus esta deixando FIAPOS na madeira e nem com lixa ou lixadeira sai … teria alguma dica para tirar esses piapos da madeira de pinus ..
    ou Alguem tem mesmo problema.

  165. Boa tarde!!
    Parabens pelo blog. achei objetivo e muito interessante.
    Tenho uma dúvida, se puderem ajudar agradeço imensamente:
    – Quero lixar minhas portas, janela e rodapés de madeira. Todos hoje possuem uma pintura com tinta a óleo.
    Como faço para lixar?? Qual lixa uso primeiro para remover tinta e depois para dar aacabamento para a tinta?
    Detalhe, possuo uma lixadeira FG2650 (presente dia dos pais) kkkkkk e quero utilizar para esse trabalho.
    Abraço e muito agradecido

  166. Aahhahahahaha…. (rindo para não chorar).Lixei com a orbital. Nota ZERO para mim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *