Hoje vamos de polêmica e uma questão que muita gente levanta: deve-se apertar os três lados do mandril para prender uma broca?

Os que argumentam que não é necessário, observam que o mecanismo do mandril pode ser acionado apertando apenas um lado, já que todas as castanhas movimentam-se juntas. Sendo assim, para que apertar todos os lados, não é?

Mas uma outra pergunta responde: se o aperto de um lado só fosse realmente eficiente, porque razão os melhores fabricantes de ferramentas ainda insistem em fazer três furos para o encaixe da chave?

BINGO!

aperto-mandril-detalhe

É isso mesmo. Pense comigo: em tempos de alta competitividade, onde cada segundo a menos na linha de produção faz a diferença na redução de custos, poderiam fazer apenas um furo! Vamos lá:

1.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Atuando nos três lados, garantimos a centralização da broca de forma realmente efetiva, assim teremos uma máquina mais balanceada em mãos;

2.o MOTIVO para se apertar os três lados de um mandril – Garantir um aperto mais forte e a consequente segurança da broca que, muitas vezes, está girando a 3 mil RPMs.

Além disso, os três furos também servem para balancear a peça, distribuindo o peso por igual, legal esse pequeno detalhe, né?

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado dessa dica. E aproveitem para ver como conservar suas ferramentas como novas em nosso post “como conservar suas ferramentas“.

Posts Similares

14 Comentários

  1. Caro, na linha de produção de um mandril esses três furos são feitos em frações de segundo por uma máquina. Acredito q eles existam apenas para agilizar a utilização do usuário, de modo q este não precise ficar girando o mandril para encontrar o encaixe da chave. Abraço.

    1. Olá Iuca! O aperto simultâneo, além do que foi dito acima, também garante uma melhor vida útil ao mandril, pois o desgaste das castanhas é por igual. Aliás, esse procedimento é orientado pelas empresas! Um grande abraço!

  2. Pesssoal por favor pensem… o que vai acionar o movimento de aperto ou desaperto das castanhas é o giro da cremalheira circular que por sua vez é acionado pela rotação da chave de mandril que poderá esta inserida em qualquer um dos três orifícios… então tanto faz em qual ou em quantos você realiza o giro com a chave.

    Concordo com o que o IUCA comentou.

    1. Pois é Roberto… essa é uma eterna discussão, rsrsrs… mas é uma discussão boa tomando uma cerveja gelada durante um churrasco né? rsrsrsrs… Grande abraço!

  3. Vou falar da vida prática. Quando aperto os três lados nunca aconteceu da broca girar em falso ou se soltar, ao contrário de quando, na pressa, aperto só um lado do mandril. Então, pra mim, na prática, melhor ter dez ou quinze segundos a mais de trabalho e evitar um possível acidente sério.

  4. Ola Leandro, faço vários tipos de trabalhos usando furadeira, nunca apertei os três lados, mas fico intrigada, sabe, por mais força que coloco de repente a broca se solta e fica lá dentro da parede, ai, ai…, por isso estou aqui, lendo seu post, dá muito mais trabalho tirar a broca quente da parede do que apertar os três, vou passar a fazer isso quando for usar.

  5. Posso apertar a broca usando apenas a força da própria furadeira, segurando o mandril com a mão? Pergunto no caso de não ter a chave de aperto na hora.

    1. Olá! Olha, num caso extremamente necessário e na falta da chave, eu até tentaria fazer isso. Mas tenho 98% de certeza que a força da furadeira não será suficiente para segurar a broca no lugar e ela iria se soltar com facilidade. Porém, toda furadeira tem um suporte no cabo de energia elétrica, junto à empunhadura, que serve justamente para deixar a chave de mandril guardada. Use-o sempre. Abraço!

  6. Olá, Alguém sabe me dizer como conserto minha furadeira still, pois a estava funcionando normal, só que um dia quanto fui furar um parede de tijolinho ele fica deslizando e muita das vezes o mandril e a broca não gira e a furadeira faz um barulho como tivesse deslizando uma engrenagem!

  7. Olá pessoal, lendo o assunto sobre o uso do pinhão para o aperto da broca no mandril, resolvi deixar minha mensagem. Eu sou formado em Técnico Ajustador Mecânico e Técnico Mandrilador pelo SENAI. Existem três furos e três castanhas de aperto e por isso deve-se usar sim os três furos. Primeiro dá-se um breve aperto com a mão, depois um aperto no primeiro furo, depois no segundo e o aperto final no terceiro que é justamente para centralizar a broca e também para não desgastar uma das castanhas, pois depois que criar folga numa das castanhas o mandril estará comprometido par o uso. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar